Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6869
O Doutorado Acadêmico iniciou-se em 2010 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Teses em História (Doutorado) - PPHIST/IFCH por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Vanguardismos e modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968)(Universidade Federal do Pará, 2016-03-03) BEZERRA, José Denis de Oliveira; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361Este trabalho objetiva analisar as práticas culturais teatrais em Belém do Pará (1941- 1968), a partir de ideologias e ações dos movimentos de teatro amadores e de estudantes, fundamentados no princípio de transformar a cena local. O suporte documental desta pesquisa constitui-se a partir do levantamento de fontes em instituições públicas, acervos pessoais, sites e produção bibliográfica de estudiosos brasileiros. Com base nesses documentos, procuramos refletir como os espetáculos (produtos poéticos) dialogaram com a conjuntura sociopolítica paraense e brasileira da época. Os princípios estéticos dos intelectuais e artistas desse referido movimento cultural revelam importantes percepções e ações “modernizantes” e de “vanguarda” sobre a cultura e a arte. Por isso, consideramos que a produção proposta pelo Teatro do Estudante do Pará (1941-1951), o Norte Teatro Escola do Pará (1957-1962) e o Serviço de Teatro da Universidade do Pará (1962-1967) entraram em confronto com outras formas cênicas, representantes do que definimos como tradição, principalmente as ligadas às práticas do teatro comercial e popular. Por fim, concluise que durante três décadas do século XX, a cena teatral paraense vivenciou atividades no setor da produção cultural, articuladas e fundamentadas nos princípios da erudição, propostos por esses grupos. Os subsídios do Estado, a qualificação dos artistas, a potencialidade renovadora da arte, entre outros motivaram os “vanguardistas” a pensar e fazer do teatro um campo importante de mobilização artística e intelectual na sociedade paraense.
