Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2333
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 1987 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC por Área de Concentração "PSICOLOGIA EXPERIMENTAL"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Adesão ao tratamento em adolescentes com diabetes tipo 1: dois estudos de caso(Universidade Federal do Pará, 2011-04-01) SILVA, Ingrid Ferreira Soares da; FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira; http://lattes.cnpq.br/6600933695027723O diabetes mellitus Tipo 1 (DM1) é uma doença crônico-degenerativa de grande impacto na qualidade de vida de crianças e adolescentes. O DM1 acomete, predominantemente, crianças e adultos jovens com menos de 30 anos de idade, com pico de incidência dos 10 aos 14 anos. Como uma doença crônica, envolve mudança nos hábitos cotidianos, sendo o seguimento de regras um dos principais comportamentos para se alcançar tais mudanças. Esta pesquisa teve por objetivo analisar fatores que interferem no comportamento de seguir as regras prescritas para o tratamento em adolescentes com diagnóstico de DM1. Tais regras dizem respeito, mais especificamente, à mensuração da glicemia, utilização do plano alimentar na escolha do cardápio e aplicação de insulina. Participaram do estudo dois adolescentes com idades de 14 e 17 anos, diagnosticados com DM1, que apresentavam dificuldades para o controle da doença de acordo com avaliação médica. Também foram incluídos como participantes, os responsáveis de cada adolescente. Foram utilizados os seguintes instrumentos: 1) Roteiro de entrevista com os pais; 2) Inventário de estilos parentais; 3) Questionário de avaliação da qualidade de vida de adolescentes com DM1; 4) Roteiro de entrevista com o adolescente; 5) Inventário de apoio familiar ao tratamento; e 6) Formulários para Auto-registro de Comportamentos de Adesão ao Tratamento. A coleta de dados foi realizada no domicílio dos adolescentes. O procedimento seguiu as seguintes etapas: 1) Seleção dos participantes; 2) Entrevistas individuais com os pais/responsáveis; e 3) Entrevistas individuais com os adolescentes, incluindo aplicação de inventário sobre sua rede de apoio; caracterização da linha de base dos comportamentos de mensuração da glicemia, de seguimento do plano alimentar, e de aplicação de insulina; entrevistas com feedback positivo; e entrevista final. Os resultados obtidos a partir da análise dos comportamentos de adesão e das variáveis ambientais relatados por cada participante ao longo da pesquisa, permitiu identificar que o participante que emitia comportamentos de adesão de forma adequada tinha uma boa qualidade de vida, um bom nível de conhecimento sobre DM1, seus pais possuíam estilo parental positivo, percebia o apoio fornecido pela família, além de ter uma condição social satisfatória para suprir as necessidades da família. Por outro lado, o participante com uma baixa adesão, apesar de demonstrar ter uma boa qualidade de vida, seus pais faziam uso de muitas práticas negativas, apesar de seu estilo parental ser também positivo, o apoio familiar percebido pelo participante era inconstante e sua condição social não era suficiente para prover todos os instrumentos necessários a sua adesão ao tratamento. Assim, foi possível analisar os fatores que influenciam na adesão ao tratamento, entretanto novas pesquisas devem ser realizadas utilizando um número maior de participantes e que tenham um caráter longitudinal, com acompanhamento em longo prazo para verificar os efeitos das variáveis descritas na pesquisa ao longo da vida dos participantes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa da ansiedade relatada em surdos e ouvintes(Universidade Federal do Pará, 2012-09-01) COSTA, Edilane Lourenço da; GOUVEIA JR, Amauri; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274O grupo de pessoas surdas no Brasil é considerado expressivo. A Surdez pode gerar disfunções emocionais, dentre elas a ansiedade. Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi mensurar a ansiedade relatada entre surdos e ouvintes, com a aplicação da Escala Analógica de Humor (EAH) padrão e a adaptada para LIBRAS. A amostra foi composta por 62 participantes, divididos em grupo ouvinte (n=31) e grupo surdo (n=31), com idades médias de 31(±7,53) e 31(±7,69) anos, respectivamente, de ambos os sexos, pareados por idade, sexo, renda e grau de instrução. A aplicação da EAH foi realizada individualmente e os dados obtidos foram analisados em termos dos fatores: ansiedade, sedação física, sedação mental, outros sentimentos e índice total da escala. O tratamento dos dados foi precedido da aplicação do teste de normalidade (Kolmogorov-Smirnov) e teste de igualdade de variância. Para os dados que atendiam a esses testes, utilizou-se o teste t de Student para comparar os fatores da EAH; entre os grupos; entre feminino e masculino, dentro dos grupos e entre os grupos; nos diferentes níveis de renda, dentro dos grupos e entre os grupos; nos diversos anos de estudo, dentro dos grupos e entre os grupos. Quando não foi possível satisfazer aos critérios de normalidade e homogeneidade da variância foi utilizado o teste não-paramétrico Mann-Whitney (U). Foi adotado o nível de significância p ≤ 0,05. Analisou-se também a correlação nas variáveis, renda, grau de instrução e idade com cada um dos fatores que compõem a escala, no grupo ouvinte e no grupo surdo. Os resultados obtidos apresentaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos no índice da sedação física, sendo menor no grupo surdo que no grupo ouvinte. Na análise entre os grupos, ouvinte e surdo, distribuídos por sexo, foi expressa diferença estatisticamente significativa no fator outros sentimentos, sendo maior no grupo surdo, tanto no sexo feminino quanto masculino, em relação ao grupo ouvinte do sexo masculino. Ocorreu diferença estatística significativa nas variáveis renda e grau de instrução nos componentes da EAH, ansiedade, sedação física e sedação mental, entre e dentre os grupos. Na análise de correlação, no grupo ouvinte, foi verificada correlação positiva na variável renda e escolaridade versus sedação física e correlação positiva na variável idade versus ansiedade. No grupo surdo foi encontrada correlação positiva na variável idade versus sedação física. Concluímos que, a utilização de escalas para avaliar a ansiedade é importante e valiosa para pesquisas de campo, e a EAH adaptada em LIBRAS mostrou-se sensível para avaliação da ansiedade em surdos, isso facilita a inclusão diagnóstica dessa população específica, que às vezes é subdiagnosticada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise da escolha individual na distribuição livre ideal: comparando diferenças e razões(Universidade Federal do Pará, 2016-01-13) SILVA, Thaís Tavares da; TONNEAU, François Jacques; http://lattes.cnpq.br/2917023797307669A Teoria do Forrageamento Ótimo, enquanto compreensão do comportamento de forragear em nível individual, fornece alicerce à Teoria da Distribuição Livre Ideal, que busca explicar as escolhas dos sujeitos sob a condição de competição em grupo. Contudo, apesar de muitos experimentos terem sido realizados com vistas a avaliar a Teoria da Distribuição Livre Ideal (DLI), desvios têm sido observados em relação a suas previsões, tanto em animais de outras espécies quanto em humanos. Assim, Sokolowski et al (1999) propuseram uma explicação para tais desvios em termos de igualar as diferenças (NG – WG) – ( NR – WR) no lugar das razões (WG/NG – WR/NR). Acreditando que o tema merece uma avaliação mais detalhada, propusemos um experimento em que indivíduos realizaram escolhas individuais por meio de um software que apresentava situações fictícias, simulando as escolhas de um grupo de sujeitos. Tal software foi desenvolvido com a finalidade de clarificar o papel das equações (razão e diferença) ou estratégias de escolhas em cada sujeito, utilizando para a análise dos dados o ajustamento por meio de uma função sigmoldal. A variável dependente foi a escolha de cada sujeito individual diante da apresentação das situações artificiais. Os resultados apontaram sujeitos realizando suas escolhas tanto sob controle das duas estratégias previstas, como de mais estratégias. Este estudo trouxe relevantes contribuições para o estudo das escolhas individuais, além de propiciar dados que merecem ser analisados mais detalhadamente por pesquisas posteriores.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise do efeito de histórias experimentais e de consequências relatadas na regra sobre o comportamento de seguir regras(Universidade Federal do Pará, 2012-12-17) CARVALHO, Nayra Cristine Alves de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; http://lattes.cnpq.br/9018003546303132O presente estudo objetivou comparar os efeitos da apresentação de uma regra que especificava consequências imediatas, de menor magnitude (RI), com os efeitos da apresentação de uma regra que especificava consequências atrasadas, de maior magnitude (RA), manipulando a ordem de apresentação dessas regras, sua forma de apresentação (isoladamente ou concorrentemente), a forma de distribuição de pontos obtidos no estudo e o intervalo de tempo para a troca desses pontos por dinheiro. Participaram da pesquisa 32 universitários, distribuídos igualmente em dois experimentos, que diferiram apenas quanto a forma de distribuição de pontos obtidos e o intervalo de tempo para a troca desses pontos por dinheiro. Cada experimento foi constituído de quatro condições. Foi utilizado um procedimento de escolha de acordo com o modelo. A tarefa consistia em apontar para cada um de três estímulos de comparação, em uma determinada sequência. Em ambos os experimentos, as Condições 1 e 3 eram compostas de quatro sessões experimentais. Nas Sessões 1 e 3 as regras eram apresentadas isoladamente e nas Sessões 2 e 4 concorrentemente. As Condições 2 e 4 eram compostas de três sessões. Nas Sessões 1 e 3 as regras eram apresentadas concorrentemente e na Sessão 2 isoladamente. A ordem de apresentação das regras foi manipulada em cada condição. Na Condição 1 a ordem de apresentação foi - RI / RIRA / RI / RIRA; na Condição 2 - RIRA / RI / RIRA; na Condição 3 - RA/ RARI / RA / RARI e, na Condição 4 - RARI / RA / RARI. No Experimento I o atraso de reforço era limitado a distribuição de pontos durante a sessão, o seguimento de RI produzia pontos durante as sessões e o seguimento de RA produzia pontos apenas no final da pesquisa, sendo os pontos trocados por dinheiro no final da pesquisa. No Experimento II, tanto o seguimento de RI quanto de RA produziam pontos durante as sessões, mas o seguimento de RI implicava que a troca dos pontos por dinheiro ocorreria no final da pesquisa e o seguimento de RA que a troca de pontos ocorreria uma semana depois. No Experimento I, 15 dos 16 participantes e no Experimento II 13 dos 16 participantes seguiram RA, independente da construção de uma história de reforço prévia para o seguimento de RI e independente de RI produzir pontos imediatamente, trocados por dinheiro no final da pesquisa. Os resultados dos dois experimentos indicam que o controle pela regra que descrevia consequências de maior magnitude, mas atrasadas (RA), prevaleceu sobre o controle pela regra que descrevia consequências de menor magnitude, mas imediatas (RI), mesmo quando a troca de pontos obtidos nas sessões por dinheiro foi adiada por uma semana. Estes resultados sugerem que a probabilidade do seguir regras vir a ocorrer pode depender, em parte, do tipo de consequência relatada na regra, isto é, das propriedades formais da regra, e não exclusivamente da história de reforço do comportamento de seguir regras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação de tentativas discretas por cuidadores para o ensino de habilidades verbais a crianças diagnosticadas com autismo(Universidade Federal do Pará, 2015-08-25) SILVA, Álvaro Júnior Melo e; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024Os casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) são caracterizados por déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos. O diagnóstico de TEA também inclui presença de padrões de comportamentos repetitivos e interesses restritos. Considerando a necessidade de intervenção e a escassez de profissionais qualificados para intervenção a crianças com autismo, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito da aplicação de programas de ensino por pais/cuidadores (VI) sobre o desempenho das crianças (VD) nos mesmos programas. Participaram do estudo três crianças com diagnóstico de autismo e seus respectivos cuidadores. Através de um delineamento de sondas múltiplas, a VI foi inserida seletivamente em cada um dos programas de ensino. Os cuidadores conduziram a intervenção em casa e tiveram seus desempenhos e das crianças avaliados por meio de sessões realizadas na sala do Projeto Aprende/UFPA. O desempenho nos programas foi acompanhado a cada sessão. Foram selecionados dois ou mais programas para cada criança. O desempenho do Participante 1 atingiu critério de precisão nos programas “Tato de Ações”, “Mando com Autoclítico” e “Intraverbal de Informações Pessoais” após 7, 13, 19 sessões, respectivamente. O Participantes 2 precisou de 24 a 48 sessões e o Participante 3 de 5 a 38 sessões para atingir precisão de desempenho nos programas para eles selecionados. A partir dos dados, pode-se concluir que a intervenção via cuidador, orientada por um analista do comportamento, pode ser efetiva e apropriada ao contexto sócio-econômico brasileiro, que carece de programas governamentais e de profissionais qualificados para conduzir uma intervenção direta.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem observacional em crianças com autismo: efeitos do ensino de respostas de monitoramento via videomodelação(Universidade Federal do Pará, 2015-07-22) BRASILIENSE, Izabel Cristina da Silva; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201Tem sido apontado que a videomodelação pode favorecer a aprendizagem observacional em pessoas com autismo, inclusive de repertórios verbais. No entanto, pessoas com autismo frequentemente apresentam dificuldade em aprender por observação das ações de outros. Uma das formas de favorecer a aprendizagem observacional é o treino prévio de monitoramento das ações de pares. No entanto, os estudos que treinam o monitoramento têm sido realizados ao vivo, tornando-os mais custosos e desfavorecendo o controle experimental. O presente estudo investigou a possibilidade de estabelecer repertórios de monitoramento via videomodelação. Além disso, investigou-se se a aquisição do repertório de monitoramento favoreceria a aprendizagem observacional de tatos e textuais. Participaram duas crianças com autismo. Foram realizados testes de aprendizagem observacional via videomodelação. Depois, foi realizado o treino de monitoramento da acuidade do repertório de tato via videomodelação em três etapas: (1) instalação do repertório de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. Posteriormente, foram feitos novos testes de aprendizagem observacional via videomodelação. As duas crianças adquiriram o repertório de monitoramento em quatro sessões, sugerindo que o treino de videomodelação pode ser uma alternativa eficaz e econômica para o ensino de repertórios de monitoramento. A aquisição do repertório de monitoramento ainda beneficiou a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem obervacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação parax treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional e a necessidade de a continuidade dos estudos nesta linha de pesquisa para melhor compreensão das variáveis que influenciam a aquisição da aprendizagem observacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem por exclusão: análise de um procedimento de ensino em crianças diagnosticadas com autismo(Universidade Federal do Pará, 2017-02-22) OLIVEIRA, Thayline; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223Analistas do Comportamento têm desenvolvido diversas metodologias, especialmente a partir do paradigma de equivalência de estímulos, para investigar as habilidades de leitura em crianças com problemas de aprendizagem. No entanto, poucos estudos envolvendo exclusão se propuseram a averiguar o ensino de leitura em indivíduos com desenvolvimento atípico. Quando se trata de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), nenhum estudo foi identificado na literatura. Por isso, essa pesquisa teve como objetivo investigar se o procedimento de exclusão intercalado com tentativas de CRMTS é efetivo para estabelecer relações arbitrárias entre figuras e palavras impressas para crianças com TEA; se a nomeação das palavras impressas emerge após o treino; e, por fim, se ocorre a leitura de palavras novas. Os dados indicam que o treino envolvendo as tentativas de exclusão somadas as tentativas de CRMTS foram efetivas para estabelecer relações arbitrárias entre figuras e palavras impressas com pouca exposição a erros e para gerar a leitura das palavras dissílabas nos testes de nomeação. No entanto, o procedimento não foi suficiente para emergir a leitura recombinativa das palavras novas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra de crianças brasileiras.(Universidade Federal do Pará, 2017-06-26) KEUFFER, Sara Ingrid Cruz; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O VB-MAPP (Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program) é um instrumento de avaliação baseado em critérios que pode funcionar também como guia curricular e sistema de acompanhamento do desenvolvimento de repertórios para crianças com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. Os três Níveis de funcionalidade do VBMAPP foram estabelecidos a partir dos marcos típicos de desenvolvimento infantil derivados principalmente de estudos com crianças estadunidenses ou europeias. Considerando as diferenças socioeconômicas e culturais que existem entre os Estados Unidos/Europa e o Brasil, este estudo analisou a adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP para a avaliação de repertórios verbais, sociais e motores de uma amostra de 61 crianças brasileiras com desenvolvimento típico, residentes em Belém do Pará, de ambos os sexos e com idades entre um e cinco anos. Os resultados apontaram que os níveis de funcionalidade propostos no VB-MAPP se mostraram adequados para avaliar repertórios de uma amostra de crianças brasileiras com desenvolvimento típico, ampliando os dados sobre a validade externa do instrumento. Com base nesses resultados sugere-se a pertinência do uso do VB-MAPP no contexto brasileiro.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de simetria por comparação de treinos de emparelhamento ao modelo sucessivo (go/no-go)(Universidade Federal do Pará, 2013-09-16) PICANÇO, Carlos Rafael Fernandes; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024O emparelhamento ao modelo sucessivo (go/no-go) tem sido apontado recentemente como um procedimento eficaz para reduzir digressões de controle de estímulos no treino de relações condicionais com não humanos. Outros estudos sugerem a comparação entre curvas de aprendizagem de discriminações condicionais (simétricas e não simétricas) como um delineamento para avaliar propriedades de relações de equivalência. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial do uso desses procedimentos combinados na avaliação da propriedade de simetria com quatro macacos-prego (Sapajus spp.). A apresentação dos estímulos, a ativação de dispositivos e o registro das respostas foram automaticamente controlados por um software. Os animais foram mantidos em condições aprovadas pelo IBAMA. Por meio de um delineamento ‘ABAB’, com cada sujeito como seu próprio controle, foi comparado o treino de tarefas de emparelhamento ao modelo com relações simétricas (A) com o treino de tarefas não simétricas (B). Tanto na condição A quanto na condição B, relações condicionais A-B e B-A foram treinadas simultaneamente de tal forma que, a cada condição, quatro novas tarefas de emparelhamento ao modelo (com novos estímulos arbitrariamente relacionados) eram apresentadas. Quando simétricas, se as relações positivas fossem A1-B1, A2 B2, B1-A1 e B2-A2, as negativas eram A1 B2, A2 B1, B1 A2 e B2 A1. Quando não simétricas, se as relações positivas fossem A1 B1, A2 B2, B1 A2 e B2 A1, as negativas eram A1 B2, A2 B1, B1 A1 e B2 A2. Dois dos quatro sujeitos (Negão e Bongo) completaram a aquisição de um (Bongo) ou dois (Negão) conjuntos de relações (Condições A-simétrica e B-não simétrica) que permite avaliar a viabilidade do procedimento para verificar a propriedade de simetria. Os dados demonstram que a metodologia aqui empregada detectou a existência da propriedade de simetria nas relações condicionais aprendidas por Negão e sua ausência nas relações aprendidas por Bongo. Os dados são inconclusivos para ou outros dois sujeitos. Uma análise detalhada do desempenho de casa sujeito e suas medidas é apresentada.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de um procedimento de aproximação sucessiva sobre a seleção de uma prática cultural complexa(Universidade Federal do Pará, 2013-09-23) PAVANELLI, Sergio; TOURINHO, Emmanuel Zagury; http://lattes.cnpq.br/5960137946576592O campo de estudos da seleção cultural tem se tornado mais consistente teórica e empiricamente no âmbito da análise do comportamento, especialmente a partir da consolidação do conceito de metacontingências proposto por Sigrid S. Glenn. No nível alcançado pelas investigações empíricas, uma questão desafiadora se refere à complexidade que os fenômenos culturais normalmente apresentam. Cavalcanti (2012) avaliou a possibilidade de aumentar a probabilidade de ocorrência de contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) mais complexas por meio de um procedimento de aproximações sucessivas (análogo à modelagem de respostas operantes) em uma tarefa que envolvia a escolha de linhas de uma matriz por membros do grupo. O presente estudo foi conduzido no Laboratório de Comportamento Social e Seleção Cultural desta Universidade (LACS/UFPA) e consistiu de uma replicação do primeiro experimento de Cavalcanti com acréscimo das seguintes alterações no procedimento: a) introdução da mudança de gerações; b) não alternância da ordem de escolha da linha pelos membros de cada linhagem da microcultura; e c) utilização de dois conjuntos de critérios para a produção da consequência cultural (um com cada microcultura). Participaram do estudo alunos de graduação provenientes de diversos cursos, exceto de psicologia, distribuídos em duas microculturas (A e B) compostas por 4 participantes posicionados em 4 linhagens diferentes (L1, L2, L3 e L4). Em cada microcultura os 4 participantes trabalharam simultaneamente emitindo respostas individuais (escolha de linhas numa matriz 10x10) que produziam consequências individuais (fichas trocáveis por dinheiro) toda vez que as contingências operantes em vigor (escolha de linhas ímpares) eram atendidas. Independente das contingências operantes houve também a liberação de consequência cultural reforçadora na forma de figuras carimbadas em uma cartela as quais foram trocadas por itens escolares para compor um kit ao final do experimento. A Sessão experimental consistiu em ciclos de tentativas (jogadas efetuadas pelas microculturas) e gerações de participantes. Cada geração correspondeu o equivalente a 20 ciclos de tentativas. A cada geração um novo participante foi inserido em substituição a outro com mais tempo no estudo. As substituições feitas aconteceram dentro de cada linhagem específica. O objetivo geral do estudo foi avaliar os efeitos do procedimento de aumento gradual da complexidade ambiental (critérios exigidos para a produção da consequência cultural) sobre a “modelagem” de práticas culturais, em um contexto de sucessão de gerações. Para as duas microculturas os dados encontrados sugerem a eficácia do procedimento de aumento gradual da complexidade ambiental na produção de CCEs complexas e conferem maior generalidade aos resultados encontrados por Cavalcanti. Todavia, não houve comparação das microculturas expostas ao aumento gradual da complexidade com a exposição continuada de uma microcultura ao ambiente mais complexo. Por essa razão, é possível afirmar que o procedimento análogo de modelagem foi efetivo na produção de CCEs complexas, mas não que foi mais efetivo do que a exposição de uma microcultura, pelo mesmo número de ciclos, continuamente ao ambiente mais complexo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2017-06-26) MARTINS, Jade Cristine Trindade; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201A literatura de Análise do Comportamento pode contribuir com o sistema educacional, apesar da pouca influência exercida na prática pedagógica. O desempenho dos alunos é funcionalmente relacionado ao do professor, tornando importante o investimento em treinamento profissional. A taxonomia Lemov catalogou técnicas de ensino utilizadas por professores de alunos com excelente desempenho, apresentando similaridade com a perspectiva comportamental. Objetivou-se avaliar um treinamento de técnicas da taxonomia Lemov com quatro professores do ensino fundamental. Foram realizados registros pré e póstreino das ocorrências das técnicas em sala de aula, e treinadas as técnicas ‘Sem escapatória’ e ‘Puxe Mais’, através de cartilhas e role-play com feedback, componentes do treinamento de habilidades comportamentais. Após intervenção observou-se poucas ocorrências das técnicas treinadas, porém houve aumento de técnicas relacionadas, indicando efeito parcial sobre o comportamento dos professores. Discute-se a necessidade de treinamento in situ, modelação e simplificação dos critérios do treinamento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliando o uso de reforçamento em um procedimento de correção no ensino de tato para crianças com autismo(Universidade Federal do Pará, 2015-03-30) CARNEIRO, Ana Carolina Cabral; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201Um aspecto importante da intervenção para pessoas com autismo baseada na Análise Comportamental Aplicada é que devem ser utilizados procedimentos que reduzam erros durante a aprendizagem de um repertório, considerando os efeitos que podem produzir no processo de aprendizagem. Alguns estudos têm investigado os efeitos do procedimento de correção que exige resposta ativa do aprendiz após a repetição de uma tentativa com erro. Alguns manuais de intervenção recomendam não reforçar respostas corrigidas no procedimento de correção com resposta ativa, para evitar o estabelecimento de uma dependência da dica usada na correção. Este estudo investigou o efeito do reforçamento em um procedimento de correção com resposta ativa durante o ensino de tatos para quatro crianças com autismo. Em um delineamento intraparticipante, foi realizado um treino de ecoico para tato (treino inicial com dica ecoica simultânea e posteriormente com dica atrasada em 3 segundos) com procedimento adaptado de alternância de tratamento - uma condição com reforço após correções e a outra condição sem reforço. Todos os participantes precisaram de menos tentativas de correção na condição de correção com reforço do que na condição de correção sem reforço, e o desempenho dos participantes foi superior na condição de treino com reforço após a correção em nove dos doze conjuntos de estímulos utilizados no estudo. Os resultados obtidos se contrapõem aos manuais. Discute-se a eficácia do reforço após o procedimento de correção, a não aquisição de dependência do reforço neste procedimento, bem como as implicações práticas destes resultados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliando procedimentos de treino de profissionais na aplicação do ABLA-R (Assessment of Basic Learning Abilities Revised)(Universidade Federal do Pará, 2017-06-23) SILVA, Oriana Comesanha e; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O ABLA-R (Assessment of Basic Learning Abilities Revised) é um teste útil para avaliar aquisição de discriminação em indivíduos com autismo e outros distúrbios do desenvolvimento. Os estudos que avaliaram o ensino da aplicação da versão mais recente do teste apresentaram resultados divergentes: indicando por um lado a eficácia do manual autoinstrucional do teste e por outro a necessidade de componentes adicionais de treino. Além disso, nesses estudos não foi avaliado o efeito do feedback no treino, nem o efeito do treino para ensinar profissionais a aplicarem o ABLA-R. Este estudo avaliou o efeito de três componentes de treino no ensino do ABLA-R para seis profissionais que atuavam com pessoas com distúrbios do desenvolvimento: manual autoinstrucional do ABLA-R, vídeo feedback e role-play. Utilizando um delineamento de sondas múltiplas entre pares de participantes avaliou-se a eficácia isolada de cada componente e a eficiência de diferentes combinações desses três componentes. Nenhum componente ao ser utilizado como primeiro do treino resultou em uma aplicação acurada do ABLA-R. Já as três sequências de treino dos três componentes utilizadas no estudo se mostraram eficazes para estabelecer um desempenho acurado na aplicação do teste com um confederado e com uma criança com distúrbio do desenvolvimento. A combinação do manual autoinstrucional com o vídeo feedback resultou nos melhores desempenhos. Discute-se a importância do feedback para o treino da aplicação do ABLA-R e formas de integrar o uso do manual e do feedback em formas mais eficientes de treino de aplicação do teste.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cuidados com os pés diabéticos: investigação de variáveis que determinam o seguimento de regras de tratamento(Universidade Federal do Pará, 2013-06-20) NOVAES, Vera Ribeiro; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; http://lattes.cnpq.br/5261537967195189Uma das complicações mais grave do Diabetes Mellitus (DM) é a neuropatia, que compromete a sensibilidade cutânea, causando diminuição ou mesmo ausência, facilitando o desenvolvimento do pé diabético. Tal complicação pode ser amenizada com a adesão às regras de tratamento de cuidados com os pés pelos pacientes diabéticos. Portanto, este estudo objetivou avaliar os efeitos de regras, de justificativas para seu seguimento e de reforço social, e ainda comparar os efeitos de um questionário (Questionário 2 – Q2) com especificação dos comportamentos de cuidados com os pés com efeitos de outro questionário (Questionário 1- Q1) sem especificação tais comportamentos, em seis adultos diabéticos, através dos seguintes instrumentos: Roteiro de Entrevista Inicial, Roteiro de Perguntas Iniciais, Protocolo de Observação dos pés, Questionário 2 – Lista de Comportamentos de Cuidados com os Pés, Questionário 1 – Protocolo de Perguntas sobre os Comportamentos de Cuidados com os Pés, Regras de Cuidados com os Pés e Regras com Justificativas Adicionais para os Cuidados com os Pés. Foram realizados sete encontros semanais, nos quais os participantes foram expostos ao procedimento A (Linha de base [Q2] - Q1 - Q2) e procedimento B (Linha de base [Q1] - Q2 - Q1) nas Condições 1 (reforço social), 2 (justificativas) e 3 (sem reforço social/sem justificativas). Os resultados mostraram que metade dos participantes relatou não ter recebido nenhuma orientação de cuidados com os pés; quatro dos seis apresentavam deformidades anatômicas nos pés; todos apresentaram algum aspecto dermatológico e circulatório; e somente um participante usava calçado adequado. Quanto ao relato de comportamentos de cuidados com os pés, verificou-se que os participantes expostos ao Q2 (P11a, P21a e P31a) apresentaram um número maior de relatos do que os participantes expostos ao Q1 (P12b, P22b e P32b). Contudo, não há evidências claras, no presente estudo, de adesão ao tratamento. Um dado que apoia esta afirmação é o fato de o número de relatos de comportamentos de cuidados com os pés, apresentados participantes P11a, P21a e P31a ter diminuído quando estes participantes foram expostos ao Q1.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de metodologia de monitoramento das ações de capacitação na Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2013-04-04) RAMOS, Camila Carvalho; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326; ASSIS, Grauben José Alves de; http://lattes.cnpq.br/0722706223558223O objetivo deste estudo foi desenvolver uma metodologia de monitoramento das ações de capacitação de uma instituição federal de ensino. O estudo foi realizado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com 26 servidores técnico-administrativos. Foi utilizada a avaliação do tipo 360º, na qual o servidor se auto-avalia e é avaliado por diferentes atores organizacionais. O procedimento incluiu o mapeamento de competências, a criação de indicadores de desempenho, a validação dos indicadores e a aplicação do questionário de avaliação. Os resultados mostraram que a metodologia proposta possui itens de escala adequados que possibilitam uma avaliação objetiva do desempenho do servidor. Portanto, a nova metodologia foi considerada promissora para o desenvolvimento dos servidores e o processo de decomposição se mostrou eficaz para a criação de indicadores de avaliação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear(Universidade Federal do Pará, 2013-03-21) PEREIRA, Fabiane da Silva; GALVÃO, Olavo de Faria; http://lattes.cnpq.br/7483948147827075A expectativa do usuário de implante coclear (IC) é recuperar a sensibilidade auditiva e, entender a linguagem oral. Considerando-se a reabilitação auditiva como pré-requisito para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do treino do comportamento de ouvinte sobre o de falante nesse grupo. Participaram três adultos, com deficiência auditiva neurossensorial profunda, bilateral, pós-lingual, usuários de IC, com tempo de privação auditiva (TPA) que variou de 5 meses a 23 anos. Os dados foram coletados com um computador com tela sensível e aplicativo para a programação das rotinas de ensino e testes. O programa de ensino, com sete fases, apresentava questões de escolha de acordo com o modelo. Fase 1) Pré-treino: para habituação, com tarefas auditivasvisual através do fading out; 2) Pré-teste de nomeação de figuras e leitura que avaliou o comportamento de falante e selecionou as palavras para ensino; 3) Ensino das relações entre palavras ditadas e figuras e 4) entre palavras ditadas e palavras escritas; 5) Teste de formação de classes, relações que não foram diretamente ensinadas; 6) Teste de generalização auditiva; 7) Pós-teste de nomeação e leitura. Dois dos participantes aprenderam as relações ensinadas (Fases 3 e 4), com pseudopalavras e figuras abstratas relacionadas a elas, e demonstraram formação de classes (Fase 5) e generalização (Fase 6). Todos os participantes apresentaram melhoras no comportamento de falante se comparado seus desempenhos nos pré e pós-testes (Fase 7). A participante com maior TPA apresentou baixo desempenho no ensino (Fase 3). Discute-se a necessidade de investigações das variáveis relacionadas com a falha no treino como o estado de funcionamento do IC, às condições de uso, duração do treino, escolha dos estímulos, etc. para estabelecer aprendizagem auditivo-visual em usuários de IC com longo tempo de privação auditiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discriminação simples auditiva em Macaco-prego (Cebus apella)(Universidade Federal do Pará, 2009-03-11) MACHADO, Francisco José Freitas; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201A aquisição de repertórios discriminativos relacionais generalizados representa uma capacidade discriminativa complexa na interação de qualquer espécie com o ambiente, tendo sido considerada por muito tempo como exclusivamente humana. Existem poucas pesquisas sobre essa capacidade em primatas-não humanos na modalidade auditiva, e menos ainda sobre seu repertório discriminativo multimodal, que caracteriza grande parte do comportamento discriminativo complexo do ser humano. Este estudo investigou a possibilidade de um macaco-prego (Cebus apella) aprender a responder adequadamente a estímulos sonoros distintos, através de um procedimento de discriminação simples. O sujeito foi exposto a cinco pares de estímulos sonoros: cada par era sempre composto por um som com predominância de freqüências altas e outro de freqüências baixas, sendo um com função de estímulo positivo (S+) e o outro de estímulo negativo (S-). O critério adotado para a apresentação de um novo par de estímulos foi a obtenção de uma taxa de respostas para o (S-) igual ou inferior a 25% do valor da taxa ao (S+), por cinco sessões consecutivas. O sujeito atingiu o critério para os cinco pares de estímulos. Discutem-se os efeitos de learning set e as propriedades físicas dos estímulos neste desempenho, assim como as diferenças procedimentais com relação a estudos anteriores. Estes resultados sugerem a possibilidade de se utilizar o macaco-prego como um modelo animal em pesquisas sobre repertórios discriminativos complexos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Discriminações auditivo-visuais e a emergência de tatos em crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma replicação sistemática(Universidade Federal do Pará, 2021-09-08) CARVALHO, Rhayssa Fernandes da Silva; SILVA, Flávia Teresa Neves; http://lattes.cnpq.br/9875105389453993; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201O estabelecimento de discriminações condicionais auditivo-visuais é um passo fundamental nos protocolos de ensino de repertórios para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, existe uma diversidade de procedimentos que têm sido utilizados para o ensino desse repertório. Recentemente, Fisher et al. (2019) mostraram que a utilização de um conjunto de procedimentos (que incluía treino discriminativo ‘apenas condicional’, uso de resposta ecoica como resposta de observação diferencial, ajuda com pareamento por identidade com atraso progressivo e correção de erros) favoreceu a aprendizagem de discriminações auditivo-visuais em quatro crianças com TEA, e a emergência de tatos dos estímulos visuais para duas delas. O presente estudo realizou uma replicação sistemática de Fisher et al. (2019), eliminando inicialmente a exigência de respostas ecoicas do conjunto de procedimentos de ensino, a fim de avaliar o papel dessas respostas na aquisição de discriminações auditivo-visuais e tatos em crianças com TEA. Foi utilizado um delineamento de linha de base múltipla entre conjuntos de estímulos. Os resultados mostraram que foi necessária a introdução da exigência de resposta ecoica para que os participantes aprendessem a maioria das discriminações auditivo-visuais, e que dois participantes apresentaram a emergência de tatos de alguns dos estímulos visuais. Discute-se a eficiência do conjunto de procedimentos sobre o ensino de respostas de ouvinte, possíveis efeitos de interferência dos tratamentos, análise dos componentes e papel do ecoico na emergência de tatos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito da punição com timeout de uma resposta alternativa na ressurgência de um comportamento previamente extinto(Universidade Federal do Pará, 2024-08-09) VANDERLEY-CARDOSO, Ana Paula; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; http://lattes.cnpq.br/7613198431695463; SOARES FILHO, Paulo Sérgio Dillon; http://lattes.cnpq.br/8647259688931170Ressurgência é o fenômeno comportamental de reaparecimento de uma resposta-alvo, previamente extinta, após desvalorização de uma alternativa. Tradicionalmente, a resposta alternativa tem suas condições de manutenção alteradas por procedimentos de extinção, porém, pouco se sabe sobre os efeitos do uso de outros procedimentos de desvalorização como o timeout, forma de punição negativa utilizada em situações aplicadas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da punição da resposta alternativa com timeout na ressurgência do comportamento. Dois experimentos de quatro fases foram realizados. Experimento 1: Na Fase 1, uma resposta-alvo foi reforçada em um VI 10 s. Na Fase 2, a resposta-alvo foi extinta enquanto uma resposta alternativa passou a produzir reforços em um VI 10 s. Na Fase 3, foi sobreposta uma contingência de timeout (50 s) à contingência de reforço em vigor. Na Fase 4, ambas as respostas foram postas em extinção. Experimento 2: as fases 1, 2 e 4 foram similares às do Experimento 1, com a única diferença que as sessões iniciaram com um período de blackout e tiveram tempo de time-in reduzido a partir do final da fase 2. Na fase 3, uma contingência de timeout (30 s) foi sobreposta ao reforçamento alternativo. Os resultados indicaram que o timeout desvalorizou a opção alternativa em ambos os experimentos e induziu ressurgência para todos (Experimento 1) e para a maioria (Experimento 2) dos sujeitos. Possíveis variáveis que podem ter levado a estes resultados são discutidas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito de consequências culturais de naturezas diferentes sobre um culturante(Universidade Federal do Pará, 2018-01-05) PAIXÃO JUNIOR, Francisco Denilson; TOURINHO, Emmanuel Zagury; http://lattes.cnpq.br/5960137946576592O conceito de metacontingência descreve relações funcionais entre contingências comportamentais entrelaçadas (com seus produtos agregados) e consequências culturais. É chamado de culturante a unidade recorrente de contingências comportamentais entrelaçadas e seus produtos agregados. Há pouco mais de uma década, analistas do comportamento têm se dedicado à avaliação experimental de relações de metacontingência. Estudos recentes verificaram que consequências culturais verbais correlacionadas a consequências culturais não-verbais produzem maiores taxas de recorrência de culturantes do que apenas - consequências culturais de uma única natureza. No entanto, ainda são desconhecidos os efeitos diferenciais que as consequências culturais desempenham a depender das mudanças de condição experimental. Este estudo avaliou o efeito diferencial de consequências culturais de diferentes naturezas (correlatas ou não) sobre um culturante-alvo a partir de um preparo experimental com delineamento análogo ao de sujeito único ABAB com uma tarefa de escolha de linhas numa matriz. Os dados apontam que há condições mais favoráveis para manutenção de culturante do que outras e que padrões de escolha estereotipados emergem em condições de alta estabilidade de recorrência de cultura. Este estudo também lança luz sobre possibilidades de estudos relacionados a condições aversivas incontroláveis e seus efeitos sobre culturante.
