Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA
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Navegando Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA por Programas "Programa de Pós-graduação em Arte"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Da rosa salta gafanhoto: trânsitos entre kata pessoal e poesia corpórea(Universidade Federal do Pará, 2023-01-20) PINHEIRO, Silvia do Socorro Luz; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210; MENDES, Ana Flávia de Mello; SOUZA, Iara Regina da Costa; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; SANTOS, Mayrla Andrade Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776; https://orcid.org/0000-0002-4807-0775Esta é uma tese memorial que foi dividida em cinco livros, que tem como espaço de pesquisa o processo de criação da obra cênica Da Rosa salta Gafanhoto, assumindo-a como poética e metodologia da pesquisa, que transita pela dimensão feminina da Samurai, Gueixa e Criança Luz inerente à pesquisadora e suas relações com as poéticas corpóreas de cada uma delas. A pesquisa declara ser o gafanhoto que salta da rosa e assume como corpo da pesquisa esse salto que ele dá e se metamorfoseia nas três figuras femininas que aparecem na tese, as quais são fantasmas que orbitam à pesquisadora, ou fendas por onde o processo de criação se espalha. A poética e método investigativo usado na pesquisa, perpassa no processo de perceber a metamorfose da palha que ao secar e começar a morrer, se torna flexível, se enrola em flor para depois saltar em forma de gafanhoto. Alguma coisa que se desenrola, mas, primeiro ela seca e vai em direção à morte, seria uma metodologia da morte? Do perecimento? Uma poética do perecimento, um método poético de trabalho, mas, o que é isso? Um método de flexibilidade poética, onde contém o treinamento Kata pessoal, os três mascaramentos. Apresento como suporte teórico o conceito de pesquisa performativa que abraça essas proposições para os estudos práticos realizados e para a construção da escrita que emana das práticas da sala de trabalho. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015). O condutor da pesquisa é essa metodologia poética flexível – Da Rosa salta gafanhoto -, onde a artista-marcial apresenta o conceito de autocriação, por assegurar que enquanto gera a obra vivencia muitos devaneios, indagações lugares vazios da artista marcial e afinamentos de coerência diante do mundo que a cerca e a si mesma, passando a autocriarse, sendo assim um processo de criação da obra e autocriação de si diante das diferenças de si.Tese Acesso aberto (Open Access) Processos criativos, interativos e autodeterminados: uma proposta pedagógica de intervenção no campo de saberes e práticas em Arte/música(Universidade Federal do Pará, 2024-10-23) SILVA, Silene Trópico e; DEFREITAS JÚNIOR, Áureo Déo; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217; SILVA, Joel Cardoso; COSTA, Lucian José de Souza Costa e; TOURINHO, Ana Cristina Gama dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778; http://lattes.cnpq.br/5400506440871336; http://lattes.cnpq.br/9544709180409048Esta tese compreende a associação entre participação, envolvimento e engajamento com a motivação para o movimento estético de um processo criativo, interativo e autodeterminado para interferir no aprendizado musical e no desempenho escolar de 17 estudantes de Arte/música do Ensino Médio. O objetivo geral é compreender como a motivação para a vivência de um movimento estético no desenvolvimento de um processo criativo, interativo e autodeterminado no Campo de Saberes e Práticas de Ensino de Arte/Música interfere na aprendizagem e no desempenho escolar de estudantes do Novo Ensino Médio. Os objetivos específicos são: descrever as principais implicações teóricas e práticas relacionadas tanto à vivência do movimento estético, à criatividade, à interatividade e à motivação autodeterminada em Arte/música quanto à estruturação de uma proposta pedagógica de intervenção e uma pesquisa quase-experimental; analisar a motivação para a vivência do movimento estético de um processo criativo, interativo e autodeterminado a partir do encaminhamento de uma proposta pedagógica de intervenção em Arte/música e por intermédio de uma pesquisa quase-experimental e refletir sobre a motivação para a vivência do movimento estético de um processo criativo, interativo e autodeterminado desenvolvido em campo por meio de uma pesquisa quase-experimental. Os resultados mostraram a mudança da motivação que antes era controlada para autônoma após a nossa intervenção. A autonomia do estudante para autorregular seu comportamento foi modificada do estágio introjetado para o identificado. O envolvimento e o engajamento passaram do estágio externo para o introjetado, sendo parcialmente autônomo após a intervenção. A análise dos resultados sugere que a prática pedagógica pautada no diálogo criativo e autodeterminado pode contribuir para aumentar a autonomia e a autoestima do estudante, mas também convida o/a professor/a para repensar a necessidade de modificar o ambiente de ensino para torná-lo mais democrático, solidário e transparente. Dessa forma, é possível concluir que a motivação para a vivência do movimento estético do processo artístico, fundamentada em diálogos criativos e interativos, pode incentivar outros/as professores/as a aperfeiçoar seus conhecimentos musicais, melhorar a qualidade e a equidade do ensino e da aprendizagem em Arte/música. Isso inclui, inclusive, mobilizar a reflexão sobre como torná-lo mais justo e relevante para os estudantes de música do Ensino Médio na formação acadêmica e continuada de docentes de Arte/música.
