Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Programas "Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atividades de divulgação científica em aulas de química orgânica sobre automedicação(Universidade Federal do Pará, 2024-07-29) SANTIAGO, Ellen Sharlise Barbosa; PESSOA, Wilton RabeloA Divulgação Científica (DC) atua na democratização do conhecimento e na alfabetização científica, sendo esta fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados em discussões e decisões sobre questões relevantes da sociedade. Ela transfigura informações científicas e tecnológicas em linguagem acessível. Nas escolas, atividades de divulgação científica, dentre elas a leitura de Textos de Divulgação Científica, podem ser usadas por professores para contextualizar conteúdos, como a automedicação, temática dessa pesquisa, crescente no Brasil devido à falta de profissionais qualificados e a fatores políticos, econômicos e culturais, pode ser discutida em sala de aula para desenvolver a criticidade e a consciência dos alunos sobre seus impactos. A alfabetização científica é essencial para que os estudantes compreendam conceitos químicos relacionados à automedicação e participem ativamente de discussões sobre o tema. Neste intuito, a presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho, em Canaã dos Carajás - PA, focou em como atividades de divulgação científica podem promover a alfabetização científica em aulas de Química para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e analítico-descritiva, utilizando observação participante e análise de conteúdo conforme Lawrence Bardin. O produto educacional desenvolvido incluiu uma sequência didática baseada no método 5E, que incorpora atividades de divulgação científica para abordar a temática da automedicação em aulas de Química. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o conjunto dessas atividades contribuíram para o processo de ensino aprendizagem, pois os alunos se engajaram e foram bastante interativos, além de aplicar os conhecimentos de química na produção de Histórias em Quadrinhos, emergindo duas dimensões de análise: a)reflexão crítica sobre a prática da automedicação e b) significação social dos conteúdos químicos. Com isso, o produto educacional produzido possibilita um excelente aporte para os professores que queiram dinamizar suas aulas. Dessa forma, o produto desenvolvido e aplicado nas aulas de química pretendeu contribuir para o protagonismo do aluno e apoia professores na transformação de sua prática pedagógica, possibilitando aulas mais contextualizadas e dinâmicas, o que enriquece o ambiente de sala de aula.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de matemática e língua portuguesa no 1º ano do ensino fundamental: uma experiência interdisciplinar de letramento por meio de cantigas de roda(Universidade Federal do Pará, 2024-05-22) MELO, Deymissa Sousa de; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097Este estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar, envolvendo ensino de matemática e ensino da língua portuguesa em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, tendo o gênero textual cantiga de roda como eixo integrador. Trata-se de uma pesquisa da própria prática, com metodologia de investigação qualitativa, apresentando dados quantitativos com o intuito de validar observações na pesquisa. Teve como referencial teórico os estudos acerca do letramento e do uso dos textos literários nas aulas de matemática. A pesquisa ocorreu no ano de 2022, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola urbana localizada em Parauapebas, no sudeste do Pará. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram os diagnósticos realizados na turma: diagnóstico inicial, processual e de verificação de aprendizagens; o diário de campo da professora pesquisadora; os registros nos cadernos dos estudantes, bem como atividades, registros de fotos, vídeos e transcrições de áudios das aulas gravados durante a observação. Os resultados mostram que os estudantes foram capazes de desenvolver habilidades de língua portuguesa e de matemática esperadas para o 1º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular, a partir do trabalho desenvolvido com o gênero textual cantiga de roda. Constatou-se que ouvir os alunos e validar suas opiniões e métodos de resoluções, a partir dos registros de campo, possibilitam maior interação nas aulas e, com isso, o desenvolvimento de novos métodos de resolver um problema ou desafio apresentado. Entende-se com isso que o professor precisa desenvolver práticas integradoras, visto que os estudantes conseguem aprender múltiplos conhecimentos de áreas de ensino diferentes mutuamente, facilitando a aproximação dos conhecimentos trazidos pela escola aos conhecimentos aprendidos fora desse contexto. A partir dos resultados obtidos, gerou se o produto educacional intitulado integrando língua portuguesa e matemática no 1º ciclo de alfabetização, tendo como finalidade oferecer sugestões de práticas de letramento em língua portuguesa e em matemática, a partir de sequências didáticas do gênero textual cantigas de roda.
