Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Navegando Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal por Linha de Pesquisa "ETNOSABERES E TECNOLOGIAS SOCIAIS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de usabilidade em sites de notícias a partir de grupos universitários(Universidade Federal do Pará, 2023-12-14) LIMA, Danilo Teixeira; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O consumo de informações jornalísticas por meio da Internet no Brasil tem superado os meios tradicionais, tais como televisão, jornais/revistas impressos e rádio. Dessa forma, além da credibilidade das notícias, a usabilidade passa ser um aspecto fundamental para que os leitores possam ter uma interação satisfatória ao buscarem uma informação. No entanto, há poucos estudos sobre como sites de notícias podem ser projetados a fim de proporcionarem uma usabilidade de alta qualidade. Um dos principais desafios está associado a complexidade da avaliação de usabilidade, uma vez que os sites de notícias são acessados por perfis de usuários de diferentes localidades geográficas do país, com hábitos e costumes variados, considerando a fácil disseminação da informação no formato on-line. Assim, o objetivo deste trabalho investigativo foi analisar a usabilidade de sites de notícias a partir de usuários residentes em diferentes localidades geográficas do Brasil, a fim de identificar possíveis contrastes e similaridades nos resultados de avaliação. Esta investigação é classificada como um estudo de caso e possui uma abordagem quanti-qualitativa. A partir desses métodos foi realizado um estudo com grupos de estudantes universitários de duas instituições de ensino superior (IES), localizadas no norte e sul do Brasil, com o objetivo de avaliar a usabilidade na leitura dos sites de notícias G1, R7, Metrópoles, Uol Notícias e Terra, os cinco mais acessados deste país. Ao longo do estudo foram coletados: dados individuais dos usuários sobre experiência com tecnologias e consumo de notícias, a fim de compreender o público participante; dados gerados a partir da interação dos usuários com os sites investigados, por meio de uma ferramenta de captura multimodal; e satisfação dos usuários com os sites avaliados por meio do teste QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction), escolhido por sua validade, padronização e foco na satisfação do usuário. Os resultados indicaram que, apesar das diferenças geográficas, a localidade dos usuários teve pouca influência nas avaliações de usabilidade. A pesquisa destacou a importância de considerar fatores individuais ao projetar interfaces de notícias, indo além da localização geográfica. O estudo contribuiu apresentando uma nova percepção da usabilidade em sites de notícias, a partir da utilização de uma ferramenta de captura multimodal, bem como com a evolução das metodologias de pesquisa ao demonstrar a eficácia de métodos mais avançados para o contexto de avaliação de usabilidade em ambientes digitais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Macroindicadores qualitativos de inclusão e a alteridade na escolarização de estudantes com TEA(Universidade Federal do Pará, 2024-08-08) DIOMEDES, Maria Eduarda Matos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A presente pesquisa se propõe analisar como ocorre a qualidade de atendimento na educação especial através do emprego de macroindicadores nas dimensões de Estratégia Pedagógica e de Aprendizagem, e ainda, de Gestão Escolar, atenta às relações de alteridade entre os educandos com Transtornos do Espectro Autista (TEA) nas escolas públicas municipais de Castanhal-Pará, visando a educação inclusiva. Optou-se por uma abordagem qualitativa e características descritivas e exploratórias. Utilizou-se como procedimento para a coleta de dados, a observação e entrevista com o uso de questionários autoadministrados, com a participação de 09 (nove) professores atuantes na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 07 (sete) gestores. Foi estabelecido um recorte de indicadores qualitativos estruturados em duas dimensões: 1) Estratégias Pedagógicas e de Aprendizagem e 2) Gestão Escolar. Estas dimensões permitiram alcançar a proposição de 10 (dez) macroindicadores. Os resultados indicaram que a dimensão 1, está em uma fase iniciante de desenvolvimento, revelando que há uma necessidade de maior suporte inicial e adaptação escolar, mesmo diante da compreensão pelos educadores da valorização e estabelecimento das relações de alteridade na escolarização de alunos com TEA, com a necessidade de uma colaboração mais efetiva e multidisciplinar entre profissionais à oferta aos serviços da saúde. Na dimensão 2, os macroindicadores apontam para indícios de iniciação à implementação das práticas inclusivas, evidenciando a falta de adequação física do ambiente escolar e a necessidade de mudanças na conscientização por parte dos educadores como áreas críticas a serem abordadas. A pesquisa, revela tanto avanços quanto desafios na promoção de uma educação inclusiva para estudantes com autismo, diante de uma crescente no quantitativo de matrículas TEA na rede o que tem acompanhado a realidade a nível nacional, porém há necessidade de um esforço conjunto para garantia de uma educação inclusiva, equitativa e mais atenta as relações de alteridade, onde todos os estudantes possam ter acesso a uma educação de qualidade independentemente de suas particularidades, nas escolas públicas municipais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo(Universidade Federal do Pará, 2025-03-28) SILVA, Wanderlan Montão da; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142A pesquisa está situada na Comunidade de Remanescente de Quilombo da Vila de Criolas, localizada na zona rural do município de Breu Branco, Pará, às margens direita do Rio Tocantins, onde na época do período de ditadura militar, grandes empresas ocuparam territórios indígenas e quilombolas sob o pretexto do desenvolvimento econômico. Nesse lócus, o conceito de etnopatrimonialismo e a salvaguarda de materialidades arqueológicas se destacam como forma de proteger a cultura e garantir sua sustentabilidade, relacionando-se com a permanência territorial e a preservação do meio ambiente, especialmente a sociobiodiversidade. As mudanças climáticas e as ações humanas alteraram o equilíbrio ecológico na localidade, causando a migração de espécies e impactando diretamente a cultura local. Ainda assim a gentrificação tem provocado desorganização na região, modificando a paisagem e enfraquecendo a identidade cultural quilombola. Resiliente e (r)existindo, o Quilombo das Criolas se mantém protetor tanto de culturas tangíveis como as intangíveis, utilizando os afrossaberes transmitidos pelos mestres da cultura local como técnica de salvaguarda. A sociobiodiversidade das Criolas envolve a interação entre seres humanos e a identidade natural, ajudando a fortalecer a comunidade e a proteger o meio e o ambiente. Em vista disso, viu-se que a valorização da herança negra e dos povos da pré-história da Amazônia se mostram essenciais para manter a biocultura viva e enfrentar os desafios ambientais atuais com base nos conhecimentos do passado.
