Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Linha de Pesquisa "Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aprendizagens conceituais, procedimentais, atitudinais e o ensino por investigação em um clube de ciências(Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) RODRIGUES, Breno Dias; Malheiro, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Nesta investigação abordou-se o ensino e a aprendizagem dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz – que desenvolve práticas pedagógicas com abordagem do Ensino por Investigação para estudantes da Educação Básica – e buscou-se analisar as expressões de aprendizagens do conteúdo em sua tridimensionalidade nos registros gráficos (escritos e desenhos) produzidos pelos alunos clubistas durante a etapa de Escrever e Desenhar em uma Sequência de Ensino Investigativa intitulada “O problema das canetinhas hidrocor”. Essa proposta didática abordou o experimento da Cromatografia em Papel e os conceitos de substâncias, misturas e pigmentos, a partir do problema “Como identificar se cada canetinha possui uma ou mais cores em sua tinta?”. O processo foi conduzido em dois encontros com quatro etapas. Constituíram-se participantes, 25 alunos clubistas de 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, e 13 professores-monitores voluntários, incluindo o pesquisador. Tratou-se de uma pesquisa aplicada e interventiva de natureza exploratória-explicativa, com abordagem qualitativa, caracterizada em dois tipos: a) pesquisa participante – pelo planejamento e condução de um processo educacional em um primeiro momento; e b) documental, visto que se analisou os 25 registros gráficos (corpus) tratados pela Análise de Conteúdo, sendo que a interpretação se apoiou no modelo analítico de Rodrigues e Malheiro (2023a). Do movimento analítico, constituíram-se as categorias que representaram as aprendizagens processuais dos alunos: Descritividade manipulativa e fidelidade investigativa na aprendizagem (a priori); Aprendizagem conceitual, fenomenológica e criativa; e Aspectos subjetivos e socioemocionais na aprendizagem (ambas a posteriori). Alguns registros foram abordados na íntegra como representativos, sendo 5, 3 e 2 respectivamente às categorias. Os resultados apontaram que os escritos e os desenhos possuem particularidades que se aproximam das características de cada dimensão do conteúdo, mas que, em geral, contemplam articuladamente todas, das quais a tendência dos aspectos presentes foram a descrição da etapa experimental investigativa, o aspecto manipulativo e conceitual, a indicação dos resultados e, em alguns casos, a expressão de sentimentos e emoções em um processo colaborativo. Quanto à relação existente entre os registros gráficos, a tridimensionalidade do conteúdo e o ensino por investigação no contexto desse clube de ciências, está o viés (auto)avaliativo desses instrumentos de sistematização do conhecimento para uma aprendizagem processual, criativa, autônoma e valorativa dos clubistas.
