Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6805
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) é um programa do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em nível de Mestrado acadêmico teve a sua primeira turma constituída no ano de 2009 e o primeiro Processo Seletivo para o Doutorado acadêmico se deu no primeiro semestre de 2016.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/ICA por Linha de Pesquisa "MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E EDUCAÇÃO EM ARTES"
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Tese Acesso aberto (Open Access) Cartografia do Teatro : Contexto, políticas e poéticas do teatro de grupo em Macapá(Universidade Federal do Pará, 2023-09-24) MATOS, Bruno Sérvulo da Silva; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Esta pesquisa derivou a construção de uma tese dividida em quatro partes ou quatro atos. A princípio, a feitura da composição do arquivo sobre grupos teatrais, induziu-me para o método cartográfico e, possivelmente, ao etnográfico. Para início dos estudos, foi necessário conhecer e escrever sobre o panorama do teatro amapaense, com a finalidade de lançar um olhar crítico e sócio-político-cultural sobre os cenários do teatro no Amapá. Observei que havia uma quantidade enorme de material sobre teatro em geral, mas sobre grupos teatrais do Amapá nenhuma ou poucas referências. Comecei por referências bibliográficas: Elderson, MELO. Teatro de Grupo: Trajetória e prática do teatro acriano 1970 a 2010. 2006. Samantha Agustin, COHEN. Teatro de grupo: Trajetória e relações. Impressões de uma visitante., 2010. Um autor específico é, constantemente, utilizado por quaisquer pesquisas, no que diz respeito às atividades teatrais amapaenses, o professor pesquisador, Romualdo Palhano, da Universidade Federal do Amapá. Esse autor serviu como suporte bibliográfico principal, para uma pesquisa que até então, estava no luscofusco, pois, apesar de saber que havia trabalhos teatrais no Estado do Amapá, eu os desconhecia. Assim, decidi mudar o foco principal do trabalho e me dedicar a um objeto: os grupos de teatro do Amapá. Ou seja, a pesquisa deixou de ser exclusivamente bibliográfica e passou a ser in loco. A cartografia é uma ciência que, tradicionalmente, refere-se à habilidade de elaborar mapas, cartas e outras formas de representar e descrever, detalhadamente, ou expressar objetos, fenômenos físicos e socioeconômicos. É, também, uma demarcação, ou territorialização; uma determinação de espaços com a finalidade de orientação e de conhecimento a respeito dessas mesmas porções espaciais. Amparado por essas características, deixei que a pesquisa seguisse seu processo, explorando cada parte que se sobressaía, seus desdobramentos, porém, com o cuidado de não perder de vista o objetivo principal: registrar, quantificar, qualificar, quando for preciso, sem esquecer seu caráter ibertário. Percebi que minha pesquisa também possuía um caráter etnográfico. Afinal, a etnografia é um método das ciências sociais, mas não apenas, principalmente da antropologia, em que o principal foco é um estudo das culturas e o comportamento de determinados grupos sociais. No primeiro ato, faço um breve panorama histórico das atividades de cunho teatral desenvolvidas no Estado do Amapá. Passeio pela cronologia mais ou menos fiel de imagens selecionadas que contam como o teatro, seja com o primeiro prédio ou nas primeiras atividades teatrais, vem sendo apreciada, vivenciada, constituída no Estado. No segundo ato, piso o terreno movediço, por assim dizer, das políticas públicas de incentivo às artes cênicas. De todos os atos, este é aquele ao qual dediquei cuidado especial, por tocar em questões conflituosas, por dialogar com temas caros às instituições públicas governamentais e não governamentais, e por descortinar situações visíveis, porém mudas, caladas por uma opressão conveniente. O terceiro ato é dedicado aos espaços teatrais ou aos lugares de teatro. A cidade de Macapá possui poucos espaços institucionais, constituídos como lugar de teatro, o que leva muitos grupos teatrais a buscarem alternativas para o desenvolvimento de suas atividades. Destaco, com essa evidência, que não apenas os lugares de teatro são necessariamente espaços teatrais. Surgem outros territórios, ditos aqui como alternativos. O quarto ato, eu considero a alma do projeto de pesquisa. É nele que dedico e concentro esforços para construir uma espécie de narrativa, que expresse todos os anseios, alegrias, lutas dos grupos teatrais para fazerem arte, para se fazerem existir, em um lugar em que a valorização artística é tão incipiente. A cada conversa, a cada descrição dos grupos e suas atividades, era o descortinar de um perfil apaixonante. Independentemente, das farsas e dos disfarces, dos dissonantes discursos, das máscaras e maquiagens, busquei descrever e reverberar vozes que gritam, choram, lamentam, suplicam para se fazerem ouvir, mas também riem e trazem e sentem felicidade.Tese Acesso aberto (Open Access) O Cineteatro territorial de Macapá e a criação de uma política cultural janarista(Universidade Federal do Pará, 2023-06-26) FERREIRA, Frederico de Carvalho; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971A presente pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, sob a orientação da Profa. Dra. Bene Martins, realizou estudo sobre contextos sócio-político-culturais engendrados a partir da instauração do Território Federal do Amapá (TFA), com foco no Cineteatro Territorial de Macapá, entre os anos de 1944 e 1949. A pesquisa, intitulada: O Cineteatro Territorial de Macapá e a Criação de uma Política Cultural Janarista. Os objetivos são os de evidenciar e de refletir sobre a criação de uma política cultural, disseminada pelo Governador Capitão Janary Gentil Nunes e suas possíveis influências no processo de formação identitária amapaense. Esta pesquisa justifica-se pela insuficiência de trabalhos que contemplem o tema e pela necessidade de abordagens mais aprofundadas sobre as memórias artística, cultural e teatral amapaense e seus contextos sociais e políticos, que podem ter influenciado na sua formação identitária e cultural, além de contribuir, como aporte teórico e crítico para pesquisas futuras, possibilitando, com isso, condições para o crescimento do Teatro no/do Norte e no/do Brasil. O ponto central do estudo é o movimento artístico e cultural oportunizado (ou não) pelo Cineteatro Territorial de Macapá, espaço oficial de difusão política e cultural do TFA. No processo de construção desta pesquisa, conforme objetivos propostos, é investigada a formação do TFA, desde sua fragmentação do estado do Pará (1943); a escolha da capital territorial e o Jornal Amapá, como fonte documental; a inauguração do Cineteatro Territorial de Macapá (1944) e suas atividades político-culturais; a criação de uma política cultural janarista e o possível diálogo com o movimento cultural amapaense. O estudo alia-se à linha de pesquisa: Memórias, histórias e educação em artes, do Programa de pós-graduação em artes (PPGARTES-UFPA). As metodologias de apoio são as do campo artístico-cultural, estudos culturais, em diálogo com outras referências, a partir de uma análise qualitativa das fontes. Inicialmente com leitura sistemática das bibliografias sobre política cultural, contextos teatral e audiovisual estabelecidos entre 1944 e 1949. Os materiais consultados são de filmes, espetáculos, artistas e companhias teatrais registrados em MacapáAP. Caracteriza-se como pesquisa documental, por priorizar o levantamento e análise das fontes que possibilitem a interpretação dos órgãos e documentos oficiais, como o Jornal Amapá e Relatório de Atividades do Governo do Território Federal do Amapá.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre a docência e o fazer artístico em artes visuais: a atuação de professores-artistas na educação básica de Belém e Ananindeua (Pará)(Universidade Federal do Pará, 2021-01-29) RODRIGUES, Ailzon Gonçalves; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509A partir do entendimento do professor-artista como um profissional híbrido que tem suas ações transitando entre ser professor e ser artista. E de como a relação dialógica dessas profissões traz benefícios que, muitas vezes, podem ser suprimidos diante das obrigações relacionadas ao ensino de Arte. Buscou-se na atuação deste profissional razões para evitar seu distanciamento na Arte e conciliar o fazer artístico com as práticas pedagógicas em escolas da educação básica nos municípios de Belém e Ananindeua. Sendo assim, a pesquisa objetivou compreender as maneiras que se desenvolvem a relação entre as práticas pedagógicas do professor-artista na educação básica e as produções artísticas. Além de analisar as contribuições proporcionadas pela interação dessas atividades e os métodos utilizados para realização dessa conciliação. Para isso, a pesquisa de cunho qualitativo, utilizou como ferramentas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com seis docentes da educação básica de Arte e a observação participante em sala de aula. Assim, determinou-se que os profissionais a serem investigados deveriam possuir algumas características, como a graduação em licenciatura em Artes Visuais ou Educação Artística, estar trabalhando na educação básica, independentemente dos níveis de experiências com ensino de Arte e desenvolver trabalhos e/ou experimentações artísticas, não importando as técnicas ou finalidade com o sistema da arte. Os professores, sob indicação, seriam previamente investigados por meio do Currículo Lattes, antes de contactá-los, o que permitiria saber mais a respeito da formação desses profissionais, seus históricos de atuação docente e artística. Deste modo, os resultados constataram o quanto as experiências estéticas e artísticas são importantes para esses profissionais, as quais buscam mantê-las ativas, seja em atividades paralelas ou na construção de ações pedagógicas de modo que possam integrar em conjunto, os processos de ensino-aprendizagem em Arte. Embora esta relação não tenha se mostrado tão evidente nas ações em sala de aula e não conte com o apoio da escola, nas observações realizadas não se apresentou continuamente presente. Assim, compreendeu-se que o fazer artístico e a docência são atividades inerentes ao professor-artista. Por essa razão, mesmo diante das dificuldades de diversas ordens presentes na educação básica, este profissional buscará maneiras para coexistência desses processos em harmonia, e se retroalimentando continuamenteTese Acesso aberto (Open Access) Memórias da Educação Museal em Belém : Uma Cartografia de Experiências Plurais(Universidade Federal do Pará, 2024-01-31) LIMA, Janice Shirley Souza; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156A pesquisa detém-se nos processos de educação museal experienciados em diversos museus públicos de Belém/PA por mim – artista, professora, pesquisadora, gestora e técnica cultural. Ocorre numa cartografia dessas experiências, situando-me como profissional de museu, em diversos espaços museológicos de Belém/PA ao longo de trinta anos, especialmente no Museu de Arte de Belém (MABE), onde, além de exercer o cargo de técnica em assuntos culturais, na função de pesquisadora, atuei em sua gestão no período de 2017 a 2021. Teórica e metodologicamente, os processos cartográficos tratados por Deleuze; Guattari (1995; 1997; 2012) e Rolnik (2016), além de outros autores, são referenciados, valendo-me das noções mobilizadoras de rizoma, dispositivo de memórias, território e ritornelo, que compõem o seu vocabulário. Aciono três questões que orientam os percursos da pesquisa: Na desocultação e no tensionamento das políticas de estruturação e organização dos museus públicos, especialmente do MABE, qual o lugar da educação no museu? Que experiências podem fundamentar uma prática educacional em museus, capaz de enfrentar a hierarquização dos campos de conhecimento dos profissionais nesses espaços? Como decolonizar esse espaço museológico em processos de educação museal? A imagem-memória do pássaro mítico sankofa e a imagem-força da embarcação de Klinger Carvalho, obra de arte escultórica intitulada “Entre duas margens”, que compõe o acervo do MABE, são as linhas imaginárias de agenciamento que deslocam, conduzem e ancoram os processos de navegação cartográfica da tese, misturas de minhas leituras e experiências museológicas na composição de um mapa dessas práticas, em seus desenvolvimentos e devires. Esse mapa constitui-se em sete camadas cartográficas de nove capítulos, que, em virtude de sua elaboração rizomática, podem ser lidos de forma não sequencial, a partir de qualquer uma de suas partes, de traz para a frente ou do início para o final, à escolha da leitora, do leitor.Tese Acesso aberto (Open Access) Memórias das Artes Circenses de Rua em Belém-Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-02-29) MARTINS, Yure Lee Almeida; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Essa tese se propôs a pensar os artistas circenses de rua atuais da região metropolitana de Belém como sujeitos históricos, sujeitos da memória. Pessoas e artistas com uma origem e trajetórias catapultadas por artistas formados pelas primeiras turmas de escolas de circo do Brasil e da América Latina (“viajeiros”). Artistas circenses de rua que são a todo instante invisibilizados por optarem pela rua como palco principal. A escrita se segue como um estudo sobre memória, adotando a descrição da estrutura de um espetáculo de circo de rua. Em um primeiro capítulo pretende-se realizar uma discussão sobre memória e os lugares de memória circense na cidade de Belém como a Escola Circo Mano Silva. Destacar a peculiaridades das artes circenses recentes na cidade. Fazer uma contextualização de como o circo itinerante ganha uma nova roupagem através de artistas circenses de rua no Brasil e especificamente em Belém. Em um segundo capítulo tentarei apresentar em linhas gerais a permeabilidade de artistas, grupos e trupes na cidade de Belém. Destacar aspectos ímpares de se trabalhar com linguagens do circo na região como existência de trupes e circos não itinerantes. Destaco principalmente a análise de memórias e trajetórias de vida dos sujeitos envolvidos com o movimento cultural circense na cidade. Como o “Encontro Semanal de Malabares e Circo”, um impulsionador para os muitos artistas circenses locais. Bem como o “Palco aberto”, uma forma de formação de plateia para o circo de rua em Belém autogerida e comunitária muito importante para o desenvolvimento de movimentos, grupos e coletivos de arte de rua envolvidos com circo (como Circopaíba e Circo Nós Tantos). E por fim apresentar de forma mais pormenorizada a minha relação com o circo, minhas memórias complementadas por outras memórias, nossas poéticas e dramaturgias.Tese Acesso aberto (Open Access) Mercado do artesanato brasileiro: Aspectos socioeconômicos em um paralelo com as artes e seus sistemas(Universidade Federal do Pará, 2024-01-26) GOMES, Paulo Henrique de Oliveira; SOUZA, José Afonso Medeiros; http://lattes.cnpq.br/6045766440369156O mercado do artesanato brasileiro ainda é um segmento que recebe pouca atenção do campo de estudo acadêmico, principalmente na área das artes. Normalmente os olhares acadêmicos voltados a esse segmento recebem enfoque mais voltado aos campos da economia e do desenvolvimento. A tese, resultado dessa pesquisa, busca ampliar esse olhar, considerando a natureza interdisciplinar, na qual está inserida a atividade de produção e circulação das obras artesanais no contexto brasileiro, e criar um quadro que estimule uma visão multidisciplinar sobre esse fenômeno, mostrando onde se conectam arte, economia, mercado, desenvolvimento e políticas públicas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de investigação fenomenológica, considerando ainda, a complexidade própria do tema. Assim sendo, tem como objetivo apresentar um quadro sistematizado das relações do artesanato com o mercado de obras e produtos e, também, mostrar como esse mercado conecta diversos aspectos e campos de estudo como: Artes, Economia e desenvolvimento Social, procurando identificar situações nas quais essas áreas são reconhecidas e de que forma elas atuam em conjunto. Para isso, foram utilizadas diversas ferramentas para se obter as respostas mais esclarecedoras para cada caso com o objetivo de responder questões que exploram a relação do mercado do artesanato com a produção e circulação das obras, assim como os impactos e reflexos dessa cadeia em aspectos da vida social e no processo criativo dos artesãos. Desse modo, a pesquisa também apresenta e analisa algumas políticas públicas que atuam para o desenvolvimento, sistematização e fortalecimento do setor. Além disso, indicar pontos que aproximam e que distanciam esse mercado do outro, o da arte contemporânea, também fazem parte da abordagem. Portanto, essa pesquisa apresenta números, dados e fatos relacionados ao tema por meio de experiências postas no Brasil, buscando apresentar o cenário de forma atualizada trazendo, sempre que possível, a percepção dos agentes envolvidos nesse circuito e apresentando casos aplicados que atuam diretamente na dinâmica desse mercado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mídias digitais na formação docente em Artes Visuais: Experiências no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), realizadas em Alenquer/PA - 2020(Universidade Federal do Pará, 2022-06-27) ALMEIDA, Sandro Pereira de; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509A pesquisa versa sobre a minha reflexão crítica sobre experiências em ensino-aprendizagem em Artes Visuais, através das novas mídias, em minha formação docente como professor formador pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Tendo como metodologia, eixos que se expandem no campo da arte educação entre o ler, o contextualizar e o fazer, com a disciplina de Laboratório de Animação, através da construção de cenários, confecções de personagens e elaboração de pequenos vídeos em stop motion. Apresentando, em seus temas, questões sociais e culturais, enfatizando uma visão contemporânea dos conteúdos disciplinares realizados no município de Alenquer, situado na região do Baixo Amazonas no estado do Pará, no ano de 2020. Nessa região, considerou-se a realidade local, além de analisar a problemática entre a democratização tecnológica, precariedade quanto ao acesso de internet, conflito de gerações, e práticas acessíveis de ensino. Considera-se que as experiências, a serem apresentadas na presente pesquisa, proporcionaram um entendimento mútuo entre o ensino de Artes Visuais e dinâmicas tecnológicas acessíveis e coletivas no ensino superior com resultados voltados para a educação básica, principalmente na esfera pública.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perspectivas outras para Belém: Análises autocríticas sobre arte educação no contexto não formal e informal(Universidade Federal do Pará, 2022-06-30) FREIRE, Camila Ferreira Araujo; BRITTO, Rosângela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509Esta dissertação apresenta reflexões sobre como os processos educativos em Artes Visuais podem ocorrer por meio de processos curatoriais, práticas educativas informais e mediações culturais digitais, sendo estas ocorridas no contexto de pandemia. Para isto, analiso três exposições ocorridas nos anos de 2019 e 2021, nas quais participei ativamente dos processos curatoriais e pude analisá-los de dentro para fora. Para tal análise, fiz uso do método de estudo de caso com viés interpretativo, tendo como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes diversas e a coleta de dados via observação participante, o que possibilitou a interpretação das experiências por meio das entrelinhas dos fatos vivenciados. Para o diálogo, compartilhei dos ensinamentos teóricos de Paulo Freire (2019), Carlos Rodrigues Brandão (2007), Timothy Ingold (2010) e Jorge Larrosa Bondía (2002), para compreender os diferentes tipos de educação e seus modos diversos de aprendizagem; Éder Chiodetto (2013), Felipe Scovino (2016), Carolina Ruoso (2019), Maria Amélia Bulhões (2014), Rosangela Britto e Marisa Morkazel (2020) foram os responsáveis por dialogarem comigo sobre processos curatoriais e sistema da arte em seu contexto nacional e local; Djamila Ribeiro (2019a, 2019b), bell hooks (2017, 2019), Homi K. Bhabha (2001), John Fletcher (2020a, 2020b) e Rafael Bqueer (2020), para discutir sobre revisões identitárias no sistema da arte brasileiro; Ana Mae Barbosa (1991), Inês Ferreira (2014), Tereza Scheiner (2003), Teixeira Coelho (2004), para analisar a mediação cultural através da própria obra de arte; Edward Taylor (1871), Franz Boas (2010), Clifford Geertz (2011, 1973), John Fletcher (2019) foram os autores que ajudaram a traçar uma breve introdução conceitual sobre Cultura; Evelyne Patlagean (2005), Gilbert Durand (2001), Michel Maffesoli (2001) e Lucia Santaella (1999) compuseram os conceitos sobre a formação do Imaginário; e, por fim, Oswaldo Francisco de Almeida Junior (2008) e Pierre Levy (1999) para vislumbrar o universo comunicacional e digital durante a pandemia 2020/2021. Compreendo esta dissertação como uma análise autocrítica de experiências profissionais que possibilitaram discutir Outras perspectivas, locais e conhecimentos para arte educação, assim desejo ter contribuído para ampliar os processos educativos em Artes Visuais e com isto ter ajudado a promover a diversificação do pensamento local sobre o papel das Artes Visuais e de sua importância como formadora de perspectivas socioculturaisTese Acesso aberto (Open Access) Políticas públicas educacionais para o ensino de música na educação básica: Múltiplas vozes sobre o ensino de música na rede municipal de educação de Belém do Pará.(Universidade Federal do Pará, 2025-06-16) SILVA, Társilla Castro Rodrigues da; SILVA, Jessika Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/7731127373088878; FREITAS JÚNIOR, Áureo Déo de; http://lattes.cnpq.br/9902320223569217As políticas públicas educacionais, responsáveis por garantir que mais pessoas tenham acesso à educação e promover medidas para corrigir distorções sociais, podem assegurar um ensino de qualidade em um país com dimensões continentais, mas não é tarefa fácil. O ensino de música na escola pública de ensino regular tem percorrido caminhos de descobertas frente às novas realidades que se apresentam no cenário educacional atual. Assim sendo, ainda há uma efervescência de pensamentos acerca de como trilhar um “novo” caminho da educação musical, que rumos estão sendo dados à educação musical na escola e como nós, pesquisadores, pretendemos contribuir para o direcionamento desse ensino. A tese defendida é que há múltiplas interpretações sobre o ensino de música na escola, as quais afetam a prática e impedem possibilidades de políticas públicas para a efetivação dos direitos ao respectivo ensino, especificamente em Belém do Pará. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a inserção da música nas escolas públicas da rede municipal de educação em Belém do Pará, a partir das concepções das múltiplas vozes, agentes do ensino de música. O referencial teórico utilizado para fundamentar as discussões desta pesquisa abrangeu: a) A análise de políticas educacionais à luz da Abordagem do Ciclo de Políticas de Bowe et al. (1992) e Ball (1994) proposta por Mainardes (2006); e b) As políticas educacionais da legislação brasileira vigente sobre o ensino de música nas escolas de educação básica. Trata-se de uma pesquisa Exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, com procedimento de Pesquisa Estudo de Caso. Quanto ao local de realização, foi Pesquisa de Campo em que houve coleta dados e análise documental, entrevista semiestruturada e questionário. Como técnica de análise de dados, foi aplicada análise de conteúdo e estatística de Análise Exploratória de Dados, também chamada de Descritiva Básica. Os resultados encontrados abordaram as concepções da Secretaria Municipal de Educação, do NACE e dos Professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Belém que foram analisadas junto ao ciclo de políticas educacionais. A análise do ensino de música nas escolas públicas de Belém do Pará revelou tanto avanços quanto desafios. As Diretrizes Curriculares da SEMEC buscam qualificar e diversificar a educação musical, com professores efetivos da rede e projetos musicais no contraturno, além de oficinas com mestres tradicionais. No entanto, a falta de infraestrutura adequada, recursos materiais e mais professores limitam a implementação plena da disciplina. A criação da Escola Municipal de Artes de Belém (EMAB) enfrenta dificuldades políticas, e muitos professores atuam de maneira polivalente, o que contraria as diretrizes curriculares. Portanto, considera-se que a falta de valorização institucional e a descontinuidade das políticas públicas dificultam a consolidação do ensino de música nas escolas. A pesquisa sugere que, para superar esses desafios, é necessário garantir uma formação inicial e continuada robusta, valorizar as tradições culturais locais e adaptar o currículo ao contexto regional. O ensino de música deve ser tratado como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento crítico e cultural dos estudantes, além da urgência de regularização de concursos públicos e promoção de políticas públicas educacionais mais consistentes.
