Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2333
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 1987 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC por Linha de Pesquisa "ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Análise do efeito de histórias experimentais e de consequências relatadas na regra sobre o comportamento de seguir regras(Universidade Federal do Pará, 2012-12-17) CARVALHO, Nayra Cristine Alves de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva; http://lattes.cnpq.br/9018003546303132O presente estudo objetivou comparar os efeitos da apresentação de uma regra que especificava consequências imediatas, de menor magnitude (RI), com os efeitos da apresentação de uma regra que especificava consequências atrasadas, de maior magnitude (RA), manipulando a ordem de apresentação dessas regras, sua forma de apresentação (isoladamente ou concorrentemente), a forma de distribuição de pontos obtidos no estudo e o intervalo de tempo para a troca desses pontos por dinheiro. Participaram da pesquisa 32 universitários, distribuídos igualmente em dois experimentos, que diferiram apenas quanto a forma de distribuição de pontos obtidos e o intervalo de tempo para a troca desses pontos por dinheiro. Cada experimento foi constituído de quatro condições. Foi utilizado um procedimento de escolha de acordo com o modelo. A tarefa consistia em apontar para cada um de três estímulos de comparação, em uma determinada sequência. Em ambos os experimentos, as Condições 1 e 3 eram compostas de quatro sessões experimentais. Nas Sessões 1 e 3 as regras eram apresentadas isoladamente e nas Sessões 2 e 4 concorrentemente. As Condições 2 e 4 eram compostas de três sessões. Nas Sessões 1 e 3 as regras eram apresentadas concorrentemente e na Sessão 2 isoladamente. A ordem de apresentação das regras foi manipulada em cada condição. Na Condição 1 a ordem de apresentação foi - RI / RIRA / RI / RIRA; na Condição 2 - RIRA / RI / RIRA; na Condição 3 - RA/ RARI / RA / RARI e, na Condição 4 - RARI / RA / RARI. No Experimento I o atraso de reforço era limitado a distribuição de pontos durante a sessão, o seguimento de RI produzia pontos durante as sessões e o seguimento de RA produzia pontos apenas no final da pesquisa, sendo os pontos trocados por dinheiro no final da pesquisa. No Experimento II, tanto o seguimento de RI quanto de RA produziam pontos durante as sessões, mas o seguimento de RI implicava que a troca dos pontos por dinheiro ocorreria no final da pesquisa e o seguimento de RA que a troca de pontos ocorreria uma semana depois. No Experimento I, 15 dos 16 participantes e no Experimento II 13 dos 16 participantes seguiram RA, independente da construção de uma história de reforço prévia para o seguimento de RI e independente de RI produzir pontos imediatamente, trocados por dinheiro no final da pesquisa. Os resultados dos dois experimentos indicam que o controle pela regra que descrevia consequências de maior magnitude, mas atrasadas (RA), prevaleceu sobre o controle pela regra que descrevia consequências de menor magnitude, mas imediatas (RI), mesmo quando a troca de pontos obtidos nas sessões por dinheiro foi adiada por uma semana. Estes resultados sugerem que a probabilidade do seguir regras vir a ocorrer pode depender, em parte, do tipo de consequência relatada na regra, isto é, das propriedades formais da regra, e não exclusivamente da história de reforço do comportamento de seguir regras.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeito de consequências culturais de naturezas diferentes sobre um culturante(Universidade Federal do Pará, 2018-01-05) PAIXÃO JUNIOR, Francisco Denilson; TOURINHO, Emmanuel Zagury; http://lattes.cnpq.br/5960137946576592O conceito de metacontingência descreve relações funcionais entre contingências comportamentais entrelaçadas (com seus produtos agregados) e consequências culturais. É chamado de culturante a unidade recorrente de contingências comportamentais entrelaçadas e seus produtos agregados. Há pouco mais de uma década, analistas do comportamento têm se dedicado à avaliação experimental de relações de metacontingência. Estudos recentes verificaram que consequências culturais verbais correlacionadas a consequências culturais não-verbais produzem maiores taxas de recorrência de culturantes do que apenas - consequências culturais de uma única natureza. No entanto, ainda são desconhecidos os efeitos diferenciais que as consequências culturais desempenham a depender das mudanças de condição experimental. Este estudo avaliou o efeito diferencial de consequências culturais de diferentes naturezas (correlatas ou não) sobre um culturante-alvo a partir de um preparo experimental com delineamento análogo ao de sujeito único ABAB com uma tarefa de escolha de linhas numa matriz. Os dados apontam que há condições mais favoráveis para manutenção de culturante do que outras e que padrões de escolha estereotipados emergem em condições de alta estabilidade de recorrência de cultura. Este estudo também lança luz sobre possibilidades de estudos relacionados a condições aversivas incontroláveis e seus efeitos sobre culturante.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeitos da Magnitude de Consequências Individuais e Culturais sobre a Seleção de Culturantes de Autocontrole Ético(Universidade Federal do Pará, 2017-07-17) SILVA, Bruno Rodrigues da; TOURINHO, Emmanuel Zagury; http://lattes.cnpq.br/5960137946576592Metacontingências dizem respeito à relação contingente entre culturantes (que inclui as contingências comportamentais entrelaçadas e seus produtos agregados) e consequências culturais. Dentre os estudos que têm recentemente dado suporte empírico ao conceito de metacontingências, encontram-se aqueles que investigam a concorrência entre contingências individuais e culturais sob a noção de autocontrole ético. Estudos anteriores avaliaram o efeito do aumento da magnitude da consequência cultural ou da consequência individual separadamente sobre a seleção cultural em situações de concorrência. No entanto, nenhum estudo manipulou a magnitude das consequências individuais e culturais conjuntamente. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da manipulação simultânea da magnitude das consequências individuais e culturais sobre a seleção de culturantes e respostas individuais dos participantes em duas microculturas. Para tanto, foi utilizada uma tarefa envolvendo uma matriz colorida de 10 linhas (numeradas de 1 a 10) e 10 colunas (identificadas com letras de “A” a “J”). A coleta foi realizada com 2 grupos (microculturas) de 3 estudantes universitários. Durante a coleta com cada microcultura, cada participante na sua vez escolheu uma linha da matriz e recebeu o feedback do experimentador por sua escolha. Escolhas em linhas ímpares (impulsivas) produziam consequências de maior magnitude para o indivíduo enquanto escolhas em linhas pares (autocontroladas) produziam consequências individuais de menor magnitude, que, no entanto, estavam correlacionadas com a possibilidade de produção de consequências culturais, quando os 3 participantes escolhiam linhas de cores diferentes. Durante o experimento as consequências variaram de modo que enquanto a magnitude da consequência individual impulsiva aumentava, a magnitude da consequência cultural diminuía e vice-versa. Os resultados indicaram pouca influência da variação da magnitude das consequências programada no experimento sobre a aquisição e manutenção dos culturantes e sobre a alteração do padrão de escolhas dos participantes em favor da seleção cultural ou operante. Novos estudos, com mudanças no procedimento poderiam avaliar melhor a influência da magnitude das consequências sobre o comportamento dos indivíduos em grupo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeitos de Regras que Relatam Justificativas Sobre o Comportamento de Seguir Regras(Universidade Federal do Pará, 2012-10-09) MATSUO, Gilsany Leão; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; http://lattes.cnpq.br/5261537967195189O presente estudo investigou os efeitos de regras que relatam justificativas sobre o seguimento de regras. 12 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa consistia em apontar para cada um dos três estímulos de comparação. Os participantes foram expostos a 4 Condições experimentais que diferiam somente quanto a ordem de apresentação das regras. Foram apresentadas aos participantes regras que relatavam uma justificativa mínima (JMI), justificativa monetária (JMO), justificativa social (JSO) e justificativa monetária mais social (JMO+SO). As regras sempre especificavam duas opções de resposta, uma de baixo custo (EFC) e outra de alto custo (EFCFCE). A Regra com uma justificativa mínima (JMI) não apresentava justificativa para a emissão de qualquer sequência e as demais regras apresentavam justificativas para a emissão da sequência de maior custo (EFCFCE). Os resultados mostraram que 80% dos participantes optaram pela sequência de maior custo (EFCFCE) quando expostos a regras que relatavam justificativas para esta sequência. E 75% dos participantes optaram pela sequência de menor custo (EFC) quando expostos a regra que relatava justificativa mínima (JMI). Conclui-se que os efeitos de regras sobre o comportamento dependem, em parte, de suas propriedades formais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Efeitos supressivos da apresentação contingente e não contingente do jato de ar quente em Rattus norvegicus(Universidade Federal do Pará, 2018-01-05) GASPAR, Christian Diego de França; MAYER, Paulo César Morales; http://lattes.cnpq.br/5360949596306254; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; http://lattes.cnpq.br/7613198431695463O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos supressivos da apresentação contingente e não contingente ao responder do jato de ar quente (JAQ) se testado em situações similares às necessárias para produção deste efeito com o choque elétrico. Após o treino de pressão a barra e a identificação da linha de base, seis ratos foram divididos em dois grupos com três animais cada. Os grupos foram expostos a vinte sessões por fase (linha de base, fase de teste e recondicionamento), mas para o Grupo Punição (PUN) o JAQ foi administrado de modo contingente ao pressionar a barra em um esquema conjunto de VI 30s punição + VI 30s reforço, enquanto para o Grupo Acoplado (ACO) o JAQ ocorria de modo não contingente, em função da ocorrência no Grupo Punição, sobreposto a um esquema de reforço (VI 30s). Ao final do experimento, o índice percentual de supressão foi de 73% para o grupo PUN e 49% para o grupo ACO. A supressão diferencial identificada era o elemento que faltava para legitimar o JAQ como um estímulo punidor, capaz de suprimir respostas previamente estabelecidas e de testar a generalidade de eventos aversivos, com o choque elétrico, em procedimentos experimentais básicos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Famílias ribeirinhas amazônicas e o programa bolsa família(Universidade Federal do Pará, 2012-03-01) FREIRE, Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro; SILVA, Simone Souza da Costa e; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634Este trabalho teve por objetivo compreender e descrever os ajustes familiares de beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) que residem em uma ilha na Amazônia. Para isto, foram estipulados objetivos específicos que correspondem aos três artigos constituintes da dissertação. O primeiro propõe uma revisão sistemática da literatura, objetivando mapear as dissertações e teses sobre o Programa Bolsa Família registradas no Banco de Teses, disponível no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O segundo artigo objetivou descrever atividades de rotinas referentes à vida acadêmica de crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família em um contexto ribeirinho amazônico. O terceiro apresenta um estudo de caso que objetivou conhecer a percepção de membros familiares beneficiários do Programa Bolsa Família sobre a coesão e hierarquia parental em um ambiente ribeirinho amazônico. Como resultado pode-se conhecer as características do funcionamento familiar, particularmente, diante de demandas do PBF e do contexto ribeirinho.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Indução Comportamental Molar e Posição Relativa dos Estímulos(Universidade Federal do Pará, 2017-03-14) SARMIENTO, Alejandra Rodríguez; TONNEAU, François Jacques; http://lattes.cnpq.br/2917023797307669O termo indução abarca uma variedade de procedimentos que estimulam a ocorrência de comportamentos. Um dos aspectos já pesquisados na área é a facilitação comportamental que produz um estímulo quando é pareado sistematicamente com outro, um processo que poderia explicar os efeitos de difusão do efeito (spread of effect) tradicionalmente atribuídos ao reforço operante. O objetivo desta pesquisa foi verificar o efeito da posição relativa dos estímulos na indução de respostas, na ausência de reforço. Foram efetuados dois experimentos, cada um com 20 universitários, distribuídos de forma aleatória em dois grupos. A tarefa consistia na observação de uma lista de 16 palavras sempre na mesma ordem, seguida de um período de teste, no qual eram apresentadas as palavras da lista exceto uma palavra-alvo (“reforçador”), que o participante devia fazer aparecer com cliques nas outras palavras. A tarefa foi repetida 6 vezes. No Experimento 1, cada grupo teve uma localização da palavra-alvo em lugares diferentes. Foi encontrada maior indução de cliques nas palavras próximas à palavra-alvo durante o teste. O Experimento 2 teve o objetivo de avaliar se os resultados do Experimento 1 foram produto da posição serial ou da correlação entre a palavra-alvo e as palavras próximas a ela. A tarefa foi a mesma, a diferença foi a localização das palavras próximas à palavra-alvo durante o teste para um dos grupos, que forem realocadas a outra posição. Os resultados sugerem uma indução bidirecional de respostas nos estímulos próximos ao (ou correlacionados com o) estímulo-alvo, o que suporta a hipótese de facilitação de funções como explicação do fenômeno de difusão do efeito.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Interações e relações sociais entre pares em classes de inclusão(Universidade Federal do Pará, 2008-01-15) VITORINO, Inez da Costa; GAROTTI, Marilice Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2218504886013525Este estudo teve como objetivo observar as interações estabelecidas por alunos com necessidades especiais em duas classes de inclusão, descrever a freqüência das interações assim como a qualidade das interações através de seu conteúdo. Esses objetivos estão de acordo com a teoria de Hinde para o estudo do desenvolvimento humano que propõe a descrição e classificação das interações sociais como o primeiro passo estudo científico das relações sociais. Sendo a inclusão uma proposta relativamente nova nas escolas em Belém, percebe-se a necessidade de observar a natureza das interações ocorridas nesse contexto. Oito alunos com necessidades especiais foram observados (déficit cognitivo, déficit múltiplo, autista, síndrome de Down e paralisia cerebral) em duas classes de inclusão que funcionam em escolas públicas estaduais. Foram realizadas observações de três minutos para cada aluno, através da técnica de sujeito focal, quando procurou-se investigar a freqüência das interações neste grupo bem como o conteúdo das mesmas. Os resultados apontam que estes alunos podem estar experimentando o isolamento entre eles, pois registrou-se pouca freqüência de interação entre eles e seus colegas e algumas vezes a interação entre focais apenas. Esse fato expande-se para os alunos regulares que não interagem com muita freqüência. Todos os alunos observados parecem não ter desenvolvido vínculos já que não observou-se constância nas interações. Quanto à qualidade das interações, nota-se que as mesmas são compostas por interações positivas e negativas, a partir das conseqüências observadas em cada situação. Conclui-se que a freqüência de interações é baixa no grupo, há poucas evidências de relações na turma, já que houve apenas 28 registros de reciprocidade nas interações e 6 destas entre alunos com necessidades especiais, o que pode indicar a exclusão dentro de salas inclusivas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas educativas maternas e empatia em crianças de baixa renda(Universidade Federal do Pará, 2012-03-30) SANTOS, Lorena Ribeiro dos; SILVA, Simone Souza da Costa e; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634O presente estudo investigou as práticas educativas e os estilos parentais predominantes em mães de crianças de baixa renda e a relação destas práticas com a empatia das crianças. Participaram da pesquisa 36 crianças, de 9 a 11 anos de idade, e suas respectivas mães. Utilizou-se como instrumentos um Questionário Sociodemográfico, o Inventário de Estilos Parentais e a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes. Os resultados indicam que os escores das respostas das crianças, referentes às práticas educativas maternas, foram significativamente menores que os escores das mães, com prevalência das práticas negativas em ambas as perspectivas. O estilo parental predominante é o de risco e o regular abaixo da média. Verifica-se que maiores níveis de escolaridade das crianças se relacionam com níveis mais altos de empatia. Não há correlação entre as práticas educativas maternas e os níveis de empatia. Este estudo levantou informações importantes quanto às práticas educativas maternas, como a prevalência de práticas negativas nas mães investigadas. A detecção deste déficit suscita a necessidade de pesquisas mais abrangentes sobre as práticas educativas em mães de baixa renda, além do desenvolvimento de programas de orientação e intervenção que auxiliem mães e pais na educação dispensada aos filhos.
