Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10923
Navegar
Navegando Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG por Linha de Pesquisa "AMBIENTE E SOCIEDADE"
Agora exibindo 1 - 20 de 32
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ações de educação ambiental na sensibilização da qualidade da água para consumo humano no assentamento Palmares, no município de Araguatins, Tocantins(Universidade Federal do Pará, 2018-05-22) LIMA, Lílian Natália Ferreira de; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618A importância da avaliação da qualidade da água para consumo humano está baseada no fato dela ser um dos principais veículos de enfermidades de natureza infecciosa. O objeto desta pesquisa foi avaliar a qualidade da água para consumo humano, por meio da caracterização física, química e microbiológica da água de poços aberto e fechado do assentamento Palmares, Araguatins (TO) e desenvolver uma campanha educativa a partir dos resultados obtidos no estudo, tendo como base educação ambiental. As coletas dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos foram realizadas durante o período de 16 a 20 de outubro em dois poços de consumo do assentamento, utilizando a sonda multiparamétrica, turbidimetro, Ph metro, termômetro. Os resultados obtidos foram comparados com a resolução do Ministério da Saúde nº.2.914 de 12/12/2011. Os dados analisados dos poços do assentamento Palmares, indicam que há alteração no comportamento de alguns parâmetros. Essas alterações foram observadas nos valores de salinidade (NaCl) que apresentaram concentrações acima das concentrações máximas permitidas pela Portaria do ministério da saúde nº.2.914 de 12/12/2011, a análise de variância não reconheceu a existência de diferenças significativas entre as coletas dos valores médios das campanhas amostradas de todos os parâmetros das aguas subterrâneas dos poços aberto e fechado estudados, indicando que não houve erros metodológicos, aceitando-se a hipótese nula. De acordo com a Portaria nº 2.914/11/MS, resultados obtidos neste estudo, apresentaram impróprios para consumo humano, visto que os valores de salinidade, pH e E coli não se enquadraram dentro dos padrões de potabilidade, indicando contaminação por matéria orgânica. Ainda, conclui-se que as famílias do assentamento palmares estão consumindo água fora dos padrões de potabilidade estipulados pela legislação brasileira e, que a melhoria da qualidade da água ofertada passa pela difusão de tecnologias de saneamento e pelo uso de metodologias eficientes para a educação ambiental dos moradores dos assentamentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ações educativas à proteção e conservação dos mananciais Bolonha e Água Preta do Parque do Utinga.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-28) SANTOS, ALTEMAR PEREIRA DOS; SANTOS, DAVIS CASTRO DOS; http://lattes.cnpq.br/7784257182257171; https://orcid.org/0000-0003-0375-6949Diante do complexo contexto ambiental que vivenciamos hoje, este estudo se propõe a evidenciar a problemática dos resíduos sólidos no âmbito escolar, tendo em vista que as instituições de ensino básico se configuram como um espaço da coletividade, de desenvolvimento cognitivo e social, responsável pela formação de seus educandos, sendo o ambiente propício à disseminação da conscientização pela preservação do meio ambiente. Posto isto, a presente pesquisa busca promover a educação ambiental por meio da construção de material didático pedagógico lúdico, partindo da problemática dos resíduos sólidos urbanos. O público alvo serão educandos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, localizada no bairro da Condor, periferia de Belém-Pa. Almeja-se, com a metodologia aplicada, instigar o interesse dos educandos pela questão, construir uma gincana que possa abordar de forma lúdica e produtiva o tema e, por fim elaborar um produto educacional (roteiro de gincana) que possa disseminar a proposta para outras Instituições.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A arquitetura dos espaços pedagógicos como instrumento de ensino das ciências ambientais: um estudo de caso realizado em Ipixuna do Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-12-05) PEREIRA, William Marques; SILVA, Cléber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município. O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Às margens da cidade: trajetórias, possibilidades e práticas de educação ambiental geradas pela Casa Escola da Pesca em Belém - PA(Universidade Federal do Pará, 2020-06-12) CORRÊA, Edilzane Almeida; LAUTERT, Luiz Fernando de Carli; http://lattes.cnpq.br/1124000795676509; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537Ao abordar o tema Ás Margens da Cidade: Trajetórias, Possibilidades e Práticas de Educação Ambiental Geradas pela Casa Escola da Pesca, buscou-se enfatizar quais as condições necessárias, por meio de políticas públicas eficientes, para melhoria da qualidade de vida do “povo das águas”, população que têm direitos e necessitam ser mais reconhecidos. Desta forma, a educação é fundamental nesta mudança, pois detém a capacidade de transformar essa realidade para melhor. O objeto da pesquisa, como já citado acima, se reportou a Casa Escola da Pesca, uma escola de currículo diferenciado voltado para pesca e aquicultura aos jovens e adultos, filhos de pescadores da região insular de Belém. Trabalha em regime de semi-internato e pertencente à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. A Casa Escola está localizada no Bairro de Itaiteua, na Ilha de Caratateua em Belém do Pará, e já atendeu uma quantidade expressiva de alunos das mais variadas ilhas desta capital. Buscou-se analisar num contexto interdisciplinar a forma que a educação ambiental é inserida e abordada nas vivências cotidianas, e qual sua influência na vida destes educandos. Como metodologia, foi feito um recorte das ilhas atendidas pela instituição, a saber: Ilhas de Caratateua e Ilha de Cotijuba e distrito de Outeiro. Para coleta de dados imprescindíveis à pesquisa optou-se pelo método da entrevista com seis perguntas diretas, pois em consideração a quantidade de alunos já formados pela Casa Escola limitou-se o número de entrevistados em apenas vinte. Foram selecionados egressos do sexo masculino das primeiras turmas do Ensino Fundamental e Técnico, haja vista, que a escola iniciou apenas com jovens e adultos do sexo masculino. Ao analisar os dados bibliográficos coletados elaboramos como produto final um Guia Pedagógico para Professores da disciplina de Ciências Naturais, baseado nas quinzenas pedagógicas desenvolvidas na Casa Escola da Pesca. Este produto tem como finalidade nortear o trabalho do professor que se encontra nas mais diferentes ilhas da região insular de Belém, e que na maioria das vezes, não encontra recursos acessíveis para desenvolver suas atividades em classe e extraclasse. O Guia está ilustrado com imagens voltadas à realidade vivenciada pelos moradores das comunidades ribeirinhas,dispondo também de uma linguagem acessível ao público que se busca alcançar, jovens e adultos do Ensino Fundamental nas séries finais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atividades físicas coletivas para a terceira idade: o uso dos três momentos pedagógicos em contextos ambientais(Universidade Federal do Pará, 2024-05-28) SILVA, José Augusto Baeta e; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com idade acima de 60 anos chegará a 2 bilhões em 2050. Como medida preventiva contra os males que acometem as pessoas da terceira idade, incluindo os causados por fatores ambientais, encontra-se a atividade física, definida pela OMS como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções dos idosos acerca das relações existentes na qualidade de vida, promoção da saúde e condições ambientais. O estudo foi desenvolvido com 17 idosos matriculados e participantes no Programa de Extensão Universidade da Pessoa Idosa – UNITERCI, no Campus da Universidade Federal do Pará, em Belém. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, contendo abordagens em saúde, estilo de vida e meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma Sequência Didática, utilizando a Metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. O estudo subsidiou o desenvolvimento de um produto técnico educacional, denominado “Caderno Pedagógico: sequência didática de atividades físicas coletivas para a terceira idade em contextos ambientais”. Os resultados evidenciaram que os idosos utilizam seu tempo livre em busca de atividades que lhes tragam satisfação pessoal e que as mesmas são reconhecidas como a prática quando se busca qualidade de vida. Outro aspecto relevante foi o reconhecimento da UNITERCI como uma instituição acolhedora e necessária para a vida das pessoas idosas e da importância das atividades ao ar livre como contribuição na saúde e na preservação dos bens naturais. Dessa forma faz-se necessário a urgência na efetivação de estudos e políticas públicas que possam minimizar os efeitos deletérios das alterações climáticas que interferem na qualidade de vida das pessoas idosas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Brinquedos sustentáveis como instrumentos de ensino de Ciências Ambientais(Universidade Federal do Pará, 2019-06-10) CORDOVIL, Franklen dos Santos; ROCHA, Edson José Paulino da; http://lattes.cnpq.br/2313369423727020O presente trabalho procura apontar os subsídios fornecidos pela reutilização de materiais descartáveis/baixo custo, em especial, papel, papelão, garrafas PET, dentre outros, para confecção de brinquedos sustentáveis que colaborarem no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, durante as aulas de ciências, dentro do ambiente escolar, atuando assim, como promotores do ensino de ciências ambientais. Desse jeito, sugere-se que atividades práticas educacionais aqui adotadas acerca da educação científica, da educação ambiental, e da sustentabilidade na forma de material instrucional contribua com sua relevância para mudança de atitudes dos usuários a partir destes brinquedos. Em relação à metodologia este trabalho foi desenvolvido em três etapas: inicialmente foi realizada uma fundamentação teórica sobre o tema em questão por meio de pesquisa em bibliografias especializadas; na etapa seguinte foi elaborado um questionário prévio que leva o perguntado a refletir sobre questões provocativas usadas para a elaboração do produto técnico, o guia de confecção de brinquedos sustentáveis, por meio da metodologia painel de especialistas. Em seguida, os questionários depois de aplicados, foram devolvidos imediatamente após a obtenção das respostas. Com a aplicação destes questionários procurou-se unir as considerações pedagógicas apontadas pelos professores. Como instrumento de análise de dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdo com o intuito de interpretar informações importantes acerca da percepção dos especialistas. Posteriormente, na terceira etapa, uma segunda leva de questionários foram reaplicados a fim se analisar a eficiência dos brinquedos sustentáveis no estudo. E ao final, os professores (o painel de especialistas) convidados para este estudo, após a reavaliação e validação desta proposta, aprovaram a versão final do produto técnico aqui apresentado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Consumo racional da água: uso de sequência didática no ambiente escolar(Universidade Federal do Pará, 2020-06-03) FURTADO, Simone Carvalho de Souza; ROCHA , Edson José Paulino da; http://lattes.cnpq.br/2313369423727020; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537A água mostra-se cada vez mais como um recurso natural finito e vital à existência humana, pois é substância que participa da maioria dos processos naturais e industriais. As atuais estimativas de uso e consumo inadequado desse recurso, considerando o desperdício e a contaminação, revelam que em poucos anos o mundo enfrentará um déficit significativo no abastecimento de água. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Informação e Saneamento, o desperdício no país está em torno de 38% de água tratada, em algumas regiões como Norte e Nordeste, índice esse que pode ultrapassar os 50%, além da contaminação dos rios e lagos que concorrem para aumentar esse estresse hídrico. Neste sentido, a pesquisa se propõe a contribuir de forma significativa para o ensino das Ciências Ambientais no que se refere a temática da água tendo como objetivo geral propor uma Sequência Didática (SD) para a abordagem do tema “Consumo Racional da Água Potável” para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem com professores e alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental realizado na E.E.E.F.M. Izabel dos Santos Dias em Icoaraci, distrito do município de Belém - PA. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, sendo utilizada para a coleta de dados a entrevista semiestruturada para gestores e coordenadores da escola e questionários estruturados para professores e alunos. A presente pesquisa foi baseada na concepção de aprendizagem que se orienta numa abordagem Histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir do Socio- interacionismo de Lev Vygotsky e na proposta metodológica de ensino por meio de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly. Os resultados finais apontaram para a necessidade de estimular os alunos a pensarem sobre o meio ambiente como extensão de sua vida e que suas ações individuais e coletivas interferem diretamente nesse processo de preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Deve-se tratar a água como elemento natural, finito e fundamental para a sobrevivência, tendo o cuidado para não desperdiçar este recurso na prática diária, favorecendo seu consumo racional. Conclui-se que a Sequência Didática de fato é um produto educacional eficiente para abordar o tema do consumo racional da água, assim como outros temas no espaço escolar do Ensino Fundamental; além de se constituir uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, o que auxilia também os professores no trabalho com o currículo escolar, visando este diálogo Escola X Comunidade, pois contribui no sentido de fazer uma correlação e associar as problemáticas vivenciadas cotidianamente, quer do saneamento básico, da violência, do uso indevido da água ou de sua cultura, dentro de um contexto maior de mundo que envolve vários fatores socioambientais e socioculturais no processo de ensino-aprendizagem dos discentes e docentes que atuam na Educação Básica no País.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Correntezas da leitura: navegando pelos fanzines ambientais na educação de jovens adultos e idosos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-30) CAMPOS, Lúcia Pantoja Gonçalves; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Fanzines são pequenos livros ou revistas que podem ser elaborados sem burocracia e por quem possa dele se interessar. Sua produção merece destaque por possuir uma dimensão criativa, artística e autoral, de baixo custo e sem fins lucrativos. Graças a seu modo simples e barato, a confecção ganha relevância, especialmente por poder versar sobre qualquer tema ou assunto. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo elaborar um roteiro didático-pedagógico para auxiliar na confecção de fanzines sobre a temática recursos hídricos (água) para os educandos da EJAI, no espaço pedagógico da biblioteca escolar, visando contribuir com o ensino interdisciplinar das ciências ambientais e com a formação do leitor, considerando o método educacional proposto por Paulo Freire (2021) e a abordagem sociointeracionista de Vygotsky (1991). Sua proposição segue pela elaboração dos fanzines amparada na (re)leitura, discussão do tema e escrita, considerando as experiências de vida do educando, reforçando sua criatividade, autonomia e condição histórica. A metodologia adotada teve cunho qualitativo, com abordagem descritiva. O projeto passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Plataforma Brasil, sob o CAAE: 74208223.8.0000.0018 e a pesquisa foi desenvolvida na biblioteca de uma escola pública da rede estadual de ensino, em Belém/PA, na turma da 2ª etapa do ensino médio da EJAI noturno. O roteiro aqui proposto tem o direcionamento para estimular a prática da leitura, da escrita e criatividade dos alunos para a elaboração de fanzines como instrumento de sistematização de saberes e veículo de interação social, ficando evidenciado que através dos fanzines é possível despertar o interesse dos educandos da EJAI e potencializar o ensino das ciências ambientais através da (re)leitura, discussão e criação artística, utilizando o ambiente da biblioteca escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Divulgação da década das ciências oceânicas na costa paraense através da aplicação de uma sequência didática.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-29) MOTA, Lucílio Lopes; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538O litoral do estado do Pará é formado de rico mosaico ecossistêmico, predominando restingas e mangues influenciados pelo rio Amazonas, além de canais e ilhas. A região possui elevada biodiversidade, requerendo urgente proteção, pois é afetada por impactos ambientais como assoreamentos, erosão, sobrepesca e depleção dos manguezais. Neste sentido a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano - 2021 a 2030), focando para Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água), da Agenda 20-30. Entretanto, uma problemática muito observada atualmente se refere a pressão antropogênica e suas consequências para a zona costeira. Direcionado a promoção do ensino sustentável oceânico para escolas públicas da região, utilizamos uma metodologia qualitativa-quantitativa no município de São João da Ponta, aproveitando a especificidade regional. Para o intuito do projeto foi utilizado pedagogicamente e didaticamente o oceano como tema gerador na linguagem Freiriana em sala de aula, buscando sempre trazer a zona costeira adjacente para a realidade dos discentes. Para validar a pesquisa, desenvolvemos como produto uma cartilha da cultura oceânica, utilizada dentro de uma sequência didática, inspirada em material original da UNESCO e adaptada para a cultura oceânica costeira da região. Em sala de aula, um questionário com 10 questões sobre a temática oceânica foi aplicado antes e depois da execução das aulas. Foram escolhidas 2 turmas do 9° ano (A e B) de uma mesma escola, sendo que em uma foi aplicado o questionário e realizado seis aulas e na outra foram aplicados o questionário e as mesmas aulas com o apoio da cartilha da cultura oceânica. Após análise estatística do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na Turma A, onde foi apresentada a cartilha, ocorreu um aumento significativo de acertos, em relação a Turma B. Isto indicou a relação positiva entre o uso da cartilha nas aulas como ferramenta fundamental para auxílio no ensino e divulgação da década da ciência oceânica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental como apoio ao manuseio e tratamento dos resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas: estudo de caso em Abaetetuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-24) SANTOS, Albenita Ribeiro dos; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933Uma das maiores preocupações ambientais da sociedade contemporânea, são as consequências que o consumo excessivo de produtos de origem industrial causa sobre a natureza, principalmente o destino dado após o seu uso, essa preocupação é observada tanto na área urbana quanto na rural. As comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA estão entre as que enfrentam sérios problemas na eliminação dos resíduos sólidos, dando-lhes o tratamento que é conveniente, porém inadequado. Nesse sentido, esse trabalho foi realizado em escolas públicas de três comunidades ribeirinhas do município, no período de Janeiro a Dezembro de 2018, cujo objetivo foi o de analisar a prática da Educação Ambiental como motivadora de ações sustentáveis quanto ao uso e manuseio adequado dos resíduos sólidos. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e participaram do trabalho alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Foram aplicados questionários e desenvolvidas práticas pedagógicas como: palestras, atividades extraclasse, oficinas e elaboração de uma cartilha de educação ambiental, os resultados foram positivos e são apresentados através de gráficos e tabelas. Foi verificado que, antes das atividades, mais da metade dos alunos das três escolas, cerca de 70%, desconhecia conceitos como sustentabilidade, educação ambiental, resíduos sólidos, entre outros, e achavam correto o destino que sua comunidade estava dando ao lixo doméstico, assim como consideravam certas algumas práticas antigas da população como a queima do lixo. Após as atividades pedagógicas podemos perceber a mudança de mentalidade nesses alunos. Com o conhecimento adquirido e através da introdução da educação ambiental, 90% dos alunos pensaram e agiram de maneira sustentável, condenando inclusive, qualquer prática que pudesse colocar em risco o meio ambiente e sua qualidade de vida. Dessa forma, passaram a buscar alternativas que pudessem amenizar as consequências do descarte inadequado dos resíduos sólidos. Além disso, passaram a levar as informações seus familiares e a quem se interessasse pelo tema, que até então era de conhecimento de poucos. Com isso, tornam-se multiplicadores de ações sustentáveis, contribuindo para a manutenção de sua qualidade vida. Através da entrevista com representante da secretaria de meio ambiente soube-se da existência de projetos voltados a minimizar o problema do descarte dos resíduos sólidos nas ilhas de Abaetetuba e a cartilha ambiental contribuiu para promover a reflexão e motivar o aluno a novas práticas ecológicas. O resultado esperado é que novas cartilhas sejam produzidas e trabalhadas com alunos de todas as séries tanto da área urbana quanto na rural de outros municípios e assim expandir a prática da educação ambiental para a proteção e preservação do meio ambiente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e interdisciplinaridade: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-11-14) AVELAR, Marcilene Calandrine de; LAUTERT, Luiz Fernando de Carli; http://lattes.cnpq.br/1124000795676509; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537A inserção da educação ambiental (EA) de maneira interdisciplinar e permanente tem sido um verdadeiro desafio para o sistema educacional, tanto no ensino superior quanto na educação básica, desde a criação da Política Nacional de Educação ambiental, Lei 9795/99. No entanto, vem se buscando ao longo desses anos, fertilizar uma abordagem no campo teórico e sua efetivação prática, orientadas pela contextualização, articulação e ressignificão dos saberes ambientais. Com base nisso, essa pesquisa tem como objetivo reconhecer a existência e a organização da EA no currículo do curso PARFOR-Pedagogia-UFPA e as suas contribuições para a aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. O discurso teórico toma como base as concepções da EA diante das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica emancipatória para a compreensão da complexidade das questões ambientais, segundo os autores Loureiro e Layrargues, Leff, Morin, dentre outros autores que tratam do assunto. Quanto ao tipo de pesquisa optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feito primeiramente uma análise documental no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), seguida de aplicação de questionário para 25 professores/alunos do PARFOR-Pedagogia- UFPA, e, para a averiguação da prática pedagógica na educação básica fez-se a observação sistemática das práticas pedagógicas na Escola. Os resultados foram sistematizados através de mapas metais e apontam para uma mudança que ocorre paulatinamente sobre a inserção da EA no currículo do ensino superior e da concepção da importância da efetivação de práticas interdisciplinares na educação básica, mas que ainda existem lacunas em todo o processo educativo. Tais constatações foram fundamentais para a elaboração do produto da pesquisa que consistiu em um livro paradidático interativo e interdisciplinar de Educação Ambiental elaborado em conjunto com duas professoras e vinte e dois alunos da turma multiseriada do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. A validação do livro paradidático foi feita através de um questionário aplicado aos 25 professores/alunos participantes e mais 10 professores de uma escola municipal em Ananindeua/PA. Os resultados demonstraram que o livro é um recurso didático interdisciplinar, com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos e que possibilitará a aprendizagem significativa do aluno em relação às questões socioambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e prática pedagógica: estratégias para o uso racional da água em uma escola pública do município de Santo Antônio do Tauá/Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-12-07) BOUTH, Raimundo Nonato de Souza; ARAUJO, Maria Ludetana; http://lattes.cnpq.br/0282298023451578A Educação Ambiental e suas práticas pedagógicas quando trabalhadas de forma interdisciplinar e fundamentadas na macrotendência crítica são mecanismos indicados para levar a comunidade escolar a pensar e propor soluções efetivas para problemas que estejam afetando ou que venham a afetar a disponibilidade de água como a escassez, o desperdício e a poluição. Esta pesquisa foi desenvolvida na única escola estadual de ensino médio e de tempo integral, no município de Santo Antônio do Tauá, no Pará e, partiu do seguinte questionamento: De que forma a Educação Ambiental e suas práticas pedagógicas podem se constituir em instrumentos para o uso racional da água, no município de Santo Antônio do Tauá? Quanto aos objetivos a metodologia da pesquisa é descritiva, quando a sua abordagem é qualitativa, recorrendo a procedimentos técnicos bibliográficos e documentais apoiados por uma coleta de dados através do questionário misto aplicado a 17 professores que trabalham com turmas de 1° ano do ensino médio de tempo integral, além da pesquisa de campo. Os resultados obtidos indicam o desconhecimento por parte do público alvo sobre as macrotendências da Educação Ambiental e uma carência de práticas pedagógicas interdisciplinares em Educação Ambiental, consequentemente sem materialidade para gerar na comunidade escolar atitudes sustentáveis e críticas sobre os problemas em relação a água e a necessidade de seu uso racional. Para buscar melhorias e organização na prática pedagógica durante as aulas de Educação Ambiental, em especial, quando da abordagem do objeto de conhecimento água e seu contexto na ODS 6, elaborou-se um produto educacional baseado em uma Sequência Didática (SD) intitulada “Se é água, eu cuido”, fundamentada na teoria da problematização através do Arco de Marguerez, estratégia essa validada pelos professores e incluida no Projeto Político Pedagógico para ser prática pedagógica constante na escola.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação empreendedora e transformadora no ensino médio: (Re) aproveitamento de resíduos sólidos(Universidade Federal do Pará, 2024-05-22) MOREIRA, Auricilene Gomes; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391Este estudo investiga a percepção dos professores acerca da educação empreendedora e sua integração com a gestão de resíduos sólidos no ensino médio, destacando a importância da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento de competências para o século XXI. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, foram coletados dados via questionários no Google Forms e analisados qualitativamente com o auxílio de gráficos, o que permitiu uma organização e interpretação eficazes das informações. Os resultados apontam para a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a consciência para o desenvolvimento sustentável, utilizando abordagens modernas para engajar os alunos. A pesquisa resultou na criação de um E-book Didático de Design Thinking, que apoia os professores na implementação de uma metodologia ativa e interdisciplinar. Este material é projetado para incentivar a colaboração dos estudantes no desenvolvimento e implementação de projetos, alinhados com as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. O Design Thinking é enfatizado como uma abordagem centrada no aluno para resolver problemas complexos de maneira criativa e prática. O estudo ressalta a importância de equipar tanto docentes quanto discentes com habilidades práticas e uma perspectiva inovadora, preparando-os para enfrentar os desafios atuais e promover a sustentabilidade ambiental. Portanto, considero que a dissertação contribui significativamente para o campo educacional, demonstrando a integração efetiva da educação empreendedora no currículo escolar e preparando os alunos para um futuro responsável e sustentável.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino contextualizado do direito ambiental na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-01-08) FALCÃO, Wilma Helena da Rocha; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618O Direito Ambiental no mundo ganha relevância a partir da Declaração de Estocolmo, da Rio-92 e da Conferência de Joanesburgo. Consagra-se, a partir desses documentos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, como o grande foco deste século, juntamente com a erradicação da pobreza. Partindo da necessidade de se conhecer e estudar as definições, Princípios e leis ambientais nas escolas, e da inexistência de material didático referente ao assunto neste espaço, é que surgiu a proposta de se criar esse recurso, desde que de fácil entendimento, para ser utilizado nas escolas de forma interdisciplinar. O ponto de partida para se chegar ao objetivo proposto se deu com a aplicação de questionários dicotômicos em escolas de rede pública de educação básica e profissionalizante de Belém (Pará). Em seguida foi feita análise quali-quantitativa dos dados coletados com auxilio de referenciais teóricos ligados a temática ambiental. Durante a pesquisa verificou-se que grande parte de alunos e professores não conhecem noções básicas do direito ambiental e nem a estrutura e funcionamento do SISNAMA, porém demonstraram interesse e curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente quando foi apresentado o piloto da cartilha com noções de direito ambiental de forma simplificada. A partir dos dados obtidos foi construída uma Cartilha ilustrada com fotos de alguns problemas ambientais já ocorridos no estado do Pará, para melhor entendimento do que diz a Lei 6.938/81 que institui a PNMA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) MENDES, Milene Pereira; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e a através dela construir um recurso pedagógico, no intuito de promover a aprendizagem, gerar reflexões e estimular o senso crítico dos alunos acerca das questões ambientais. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa foi desenvolvido em um colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 17 professores da educação básica e 150 alunos divididos em turmas experimentais e controles. A técnica para o levantamento de dados aplicada aos professores e alunos utilizou como instrumento de pesquisa o questionário. Além dos questionários, foram utilizados dois quadros de observação. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que embora na concepção de todos os professores a abordagem da temática água seja relevante, nem todos se sentem preparados para fazer. Verificou-se ainda que apesar da maioria considerar relevante o uso de jogos como recurso pedagógico, nem todos fazem uso em suas aulas; sendo observado o uso de jogos durante o período da pesquisa por somente 20% professores. Acerca dos alunos, o estudo evidenciou que propostas educacionais com base no tema gerador “água” são capazes de facilitar e contribuir na aprendizagem. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas em que houve a aplicação do jogo. Mostra-se assim, que os jogos educativos se configuram como pertinentes na educação básica, pois são capazes de potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. A partir da aplicação produto educacional, demonstrar-se ainda que o jogo foi capaz de estimular, fundamentalmente, a participação e despertar o interesse dos grupos de alunos envolvidos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso a respeito da práxis da Educação Ambiental na E.M.E.I.F. "Dr. Ulysses Guimarães", Altamira/PA(Universidade Federal do Pará, 2023-10-03) RABELLO, Wendell Robério Damasceno; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391Os problemas ambientais e a desigualdade social vêm crescendo em ritmo frenético, principalmente em decorrência da destruição do meio ambiente e sua exploração desordenada praticada pelo homem. E as escolas de certa forma podem contribuir para a implantação de estratégias ou ferramentas que ajudem a compreender uma nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que o espaço escolar por si só, caracteriza-se pela formação ética e cidadã dos alunos, através de trabalhos de sensibilização e conscientização. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar da Emeif “Dr. Ulysses Guimarães”, localizada no município de Altamira-Pa. A metodologia de pesquisa se baseará em levantamento bibliográfico de dados oficiais, e de teorias específicas da Educação Ambiental; levantamento de dados, por meio aplicação de questionários direcionados aos alunos, professores e direção escolar; análise dos dados coletados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha de Educação Ambiental para jovens agentes ambientais”, com foco na formação ambiental dos alunos para que futuramente desempenhem o papel de colaboradores e reprodutores de ações para a proteção do meio ambiente, trabalhando a sensibilização, educação ambiental, cidadania e conscientização. O Produto Educacional foi desenvolvido com base nos questionários aplicados durante a pesquisa, após sucinta análise e interpretação dos dados coletados. O Produto foi testado durante cinco dias na turma do 8º Ano A, logo depois do período de aplicação foi avaliado por quatro professoras para que o mesmo fosse validado. A avaliação ocorreu através de uma Ficha de Validação, ao final o Produto Educacional recebeu o conceito E (Excelente), sendo aprovado com louvor e unanimidade. Notou-se um aumento no interesse tanto dos alunos como dos professores pelas questões ambientais após a aplicação do produto educacional. Servindo de estimulo tanto para professores como para alunos, inclusive ambos se comprometeram a construir outros modelos de produtos educacionais que possam auxiliar nas aulas e no processo ensino aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso a respeito da práxis da Educação Ambiental na E.M.E.I.F. "Dr. Ulysses Guimarães", Altamira/PA.(Universidade Federal do Pará, 2023-10-03) DAMASCENO, Rabello, Wendell Robério; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391Os problemas ambientais e a desigualdade social vêm crescendo em ritmo frenético, principalmente em decorrência da destruição do meio ambiente e sua exploração desordenada praticada pelo homem. E as escolas de certa forma podem contribuir para a implantação de estratégias ou ferramentas que ajudem a compreender uma nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que o espaço escolar por si só, caracteriza-se pela formação ética e cidadã dos alunos, através de trabalhos de sensibilização e conscientização. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar da Emeif “Dr. Ulysses Guimarães”, localizada no município de Altamira-Pa. A metodologia de pesquisa se baseará em levantamento bibliográfico de dados oficiais, e de teorias específicas da Educação Ambiental; levantamento de dados, por meio aplicação de questionários direcionados aos alunos, professores e direção escolar; análise dos dados coletados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha de Educação Ambiental para jovens agentes ambientais”, com foco na formação ambiental dos alunos para que futuramente desempenhem o papel de colaboradores e reprodutores de ações para a proteção do meio ambiente, trabalhando a sensibilização, educação ambiental, cidadania e conscientização. O Produto Educacional foi desenvolvido com base nos questionários aplicados durante a pesquisa, após sucinta análise e interpretação dos dados coletados. O Produto foi testado durante cinco dias na turma do 8º Ano A, logo depois do período de aplicação foi avaliado por quatro professoras para que o mesmo fosse validado. A avaliação ocorreu através de uma Ficha de Validação, ao final o Produto Educacional recebeu o conceito E (Excelente), sendo aprovado com louvor e unanimidade. Notou-se um aumento no interesse tanto dos alunos como dos professores pelas questões ambientais após a aplicação do produto educacional. Servindo de estimulo tanto para professores como para alunos, inclusive ambos se comprometeram a construir outros modelos de produtos educacionais que possam auxiliar nas aulas e no processo ensino aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O extrato de açaí como indicador ácido-base: um manual didático para experimentos com água de chuva no ensino de química(Universidade Federal do Pará, 2019-06-26) MACEDO, Adriana Costa; PEREIRA, Simone de Fátima Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/6059412003152989; 6059412003152989Extratos naturais podem ser obtidos a partir de diversas fontes como, por exemplo, do repolho roxo, da beterraba, da uva e do açaí. E servem como indicadores ácido-base por conterem uma substância chamada antocianina e podem ser usadas em aulas de Química. Uma forma de usá-los é na análise de água de chuva, para se verificar a presença de acidez e consequentemente a formação de chuva ácida, fenômeno que pode ser intensificado com a presença de indústrias e/ou presença de grande fluxo de automóveis. Para trabalhar essas questões, um manual didático abordando esses temas, foi construído. Ele é composto por: um breve resumo sobre o ensino ácido e base; indicadores naturais; atividade urbana industrial; o uso do tema chuva ácida em aulas de Química e; o pólo industrial de Barcarena. Possui ainda uma sequência didática com um roteiro de aulas teóricas e práticas. Para as aulas práticas é apresentado um kit experimental com um destaque para a mudança de coloração de corantes naturais, ricos em antocianinas, que podem ser usados como indicadores de pH. Contextualizando-se a região amazônica, usou-se o extrato alcoólico de açaí para montagem deste kit que foi aplicado na determinação de acidez de água de chuva e de materiais de uso doméstico. A acidez determinada nas amostras de água de chuva pode estar relacionada com a intensa atividade industrial na região de Barcarena. O manual foi aplicado em uma turma de 1º ano com quarenta alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Acy de Jesus Barros Pereira, onde estes responderam questões antes e depois da aplicação das aulas teóricas e experimentais e o resultado mostrou que houve uma melhora do entendimento e absorção dos conceitos ali apresentados. Esta metodologia foi apresentada para cinco professores de Química da rede estadual de educação, lotados em escolas de Barcarena. De maneira unânime os docentes avaliaram de maneira satisfatória a metodologia proposta afirmando que irão usar em suas aulas de química. A utilização do manual didático evidenciou a importância de se aplicar métodos experimentais para propiciar ao aluno um ensino-aprendizagem mais efetivo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Igarapés amazônicos e seus usos para recreação e lazer: uma proposta de ensino investigativo para alunos do curso técnico em meio ambiente(Universidade Federal do Pará, 2024-10-01) ROCHA, Cristiane de Almeida Belém; FRANÇA, Jessika Paiva; http://lattes.cnpq.br/6056182612110122; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-0201-8867; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308Os igarapés amazônicos são ecossistemas aquáticos que apresentam múltiplos usos e dentre eles está a recreação e lazer. Na região amazônica, os igarapés com tal finalidade são chamados de balneários e neles são instaladas estruturas que causam impactos ambientais que podem variar conforme o grau de impacto no local. Para avaliar tais impactos, os Protocolos de Avaliação Rápida de Hábitat (PARH), são excelentes recursos para o diagnóstico ambiental de ecossistemas aquáticos, uma vez que são de baixo custo e dispensam mão-de-obra especializada. O objetivo proposto para esta pesquisa é analisar qual a visão que estudantes de ensino técnico em meio ambiente possuem em relação aos igarapés amazônicos e ampliar os conhecimentos científicos sobre a ecologia e os impactos de instalações de balneários nesses ecossistemas. Para tanto, foi conduzida uma proposta de ensino investigativo para alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado (EMI)-Técnico em Meio Ambiente, da EETEPA Vilhena Alves em Belém, PA, organizada em cinco etapas: i) levantamento de ideias prévias, ii) aplicação de brainstorm, iii) aula teórica, iv) aula prática de campo, v) questionário avaliativo. Como resultado, foi desenvolvida uma Sequência Didática Investigativa (SDI), que é uma estratégia metodológica para avaliar, juntamente com alunos em processo de formação técnica, o grau de interferência humana nos igarapés que são utilizados como balneários na região amazônica. Essa estratégia promove capacitação técnica e profissional, conscientizando a comunidade a reconhecer e tomar medidas significativas para mitigação da degradação de hábitats naturais, além de ser um recurso pedagógico capaz de promover e ampliar o ensino de ciências ambientais na região amazônica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Importância ambiental e socioeconômica dos sistemas de sombreamento de cacauais: um estudo de caso em Uruará-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-04-29) ARAÚJO, Ailton; SILVA, Maristela Marques da; http://lattes.cnpq.br/1620976380900108; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389; https://orcid.org/0000-0002-0038-6666O Theobroma cacao é uma espécie vegetal arbórea amazônica. É considerada de sub- bosque por ser encontrada sob o dossel de outras árvores, sendo, portanto, tolerante a sombra quando introduzido ao sistema de cultivo agroflorestal. A cacauicultura foi implantada no Território da Transamazônica e Xingu na década de 1970 e desde então tem apresentado crescimento, tornando o Estado do Pará o maior produtor de cacau do Brasil. A pesquisa teve como objetivo: averiguar a percepção dos alunos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará e ampliar seus conhecimentos através de um curso de capacitação sobre a importância ambiental e socioeconômica dos sistemas de produção de cacau no município de Uruará-PA. Durante o curso de capacitação utilizamos rodadas de conversas e questionários para levantamento das informações sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a importância das espécies arbóreas florestais existentes nas lavouras de cacau. Também foi utilizado o levantamento de dados ambientais, socioeconômicos e florísticos nas propriedades das famílias dos alunos da CFRU. Percebeu-se que os alunos conhecem grande parte dos problemas ambientais que estão comprometendo o meio ambiente em suas propriedades. Os alunos estão cientes que precisam de medidas para controlar os avanços desses problemas, mas que pouco está sendo feito para que esses problemas sejam amenizados. Nas lavouras de cacau foram identificadas 56 espécies de árvores nativas que foram plantadas ou regeneradas pela brotação de tocos ou germinação de sementes. Das espécies encontradas, todas possuem alguma importância ambiental ou socioeconômica para as famílias donas das propriedades. Foi constatada a presença de diversas espécies da fauna que utilizam dos sistemas agroflorestais em busca de abrigo ou alimento. Dentre as espécies que os agricultores introduzem nas lavouras, a presença de espécies florestais nativas da Amazônia é dominante, havendo algumas endêmicas do Brasil e outras exóticas. Algumas espécies encontradas constam como em risco de extinção, e estão preservadas dentro do sistema de produção de cacau. Existem nascentes e igarapés sendo protegidos por essas árvores que minimizam o assoreamento causado pelas enxurradas. No final do curso de capacitação, 20 espécies que promovem o sombreamento dos cacauais foram selecionadas para comporem o livro o qual é produto dessa dissertação. O sistema de produção de cacau na agricultura familiar, no Território da Transamazônica e Xingu, não somente é uma fonte de renda para o agricultor, mas possui importância ambiental e socioeconômica com características agroflorestais. Esse ecossistema formado pela união da produção de cacau e árvores amazônicas que promovem seu sombreamento contribuem para a preservação e conservação de diversas espécies, tanto animais quanto vegetais.
