Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Agência de fomento "CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A Análise de assunto no contexto museológico: aplicação do protocolo verbal individual nos museus da UFPA e MPEG(Universidade Federal do Pará, 2022-02-24) CARVALHO, Raul de Azevedo; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960Discorre sobre a análise de assunto como forma de representar a essência de um documento tornando possível a sua recuperação dentro de um sistema, consistindo na primeira e mais importante etapa do processo de Indexação. Observa-se, no entanto, uma carência de metodologias na literatura da área da Museologia para a prática da análise de assunto no contexto dos museus, aspecto que influi na recuperação adequada da informação nesses espaços. Essa problemática impulsionou esta pesquisa, cujo objetivo é mapear como ocorre os processos de análise de assunto na catalogação dos objetos museológicos, visando aperfeiçoar as estratégias de disseminação e recuperação da informação nos museus. Como objetivos específicos possui: a) Realizar estudo teórico sobre a representação da informação nos museus; b) Realizar estudo teórico sobre a análise de assunto na indexação e verificar quais os subsídios para indexação nos museus; c) Identificar se o processo de análise de assunto na indexação ocorre na prática da catalogação dos objetos museológicos, por meio da aplicação do Protocolo Verbal Individual. Para atingir esses objetivos emprega uma pesquisa de cunho exploratório com análise qualitativa dos dados coletados com uso da técnica do Protocolo Verbal Individual aplicado em nove profissionais de duas instituições que possuem grande atuação no contexto amazônico, a Universidade Federal do Pará e o Museu Paraense Emílio Goeldi. Como resultado, foi possível identificar que o profissional de museu desconhece o processo de análise de assunto, o que acarreta em inconsistências na recuperação da informação pelo usuário. Nesse contexto, apresentam-se sugestões para um modelo de leitura documentária para auxiliar os profissionais no processo de análise de assunto no contexto museológico. Conclui que a análise de assunto, enquanto primeira etapa para a indexação, precisa ser bem delineada mediante a elaboração de normas e diretrizes que precisam considerar as necessidades de informação da comunidade de usuários que utilizam a instituição museológica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Uma análise do discurso do grupo de trabalho representação e organização do conhecimento no âmbito dos Encontros Nacionais de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação - ENANCIBs(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) COSTA, Marcos Oliveira da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779A Organização do Conhecimento (OC) faz-se presente desde os primórdios da Ciência da Informação (CI), por isso considera-se importantes os trabalhos que se relacionam com esta área (CI). A pesquisa tem por intuito identificar as posições discursivas presentes nos estudos elaborados no âmbito do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), para isso, utilizará os aportes teóricos fornecidos pela Análise do Discurso (AD), especificamente a de origem francesa, tendo como seu precursor Michel Pêcheux, sendo este juntamente a Michel Foucault os dois principais autores que serão utilizados como marco teórico da AD na pesquisa. Sobre as indagações do trabalho, viu-se necessário identificar os paradigmas que influenciam os trabalhos em CI no âmbito do Grupo de Trabalho 2 (GT2) do Enancib, para que haja mais clareza nos estudos desenvolvidos dentro desta linha de pesquisa e também se investiga como a AD pode contribuir para o avanço da CI. Justifica-se, esta pesquisa, pela carência de estudos voltados à área teórico-metodológica em CI. Destarte, tem por objetivo: identificar os aspectos discursivos e ideológicos que permeiam a produção científica da CI no âmbito do ENANCIB, mais especificamente no grupo de trabalho de Representação e Organização do Conhecimento; analisar como ocorre atualmente as investigações sobre OC e OI no âmbito do evento ; identificar os principais paradigmas que influenciam a pesquisa nessa área; compreender a que e para quem serve a Organização do Conhecimento e da Informação no âmbito do ENANCIB; apontar as diferenças e semelhanças presentes nos discursos elaborados na área da OC e OI dentro do ENANCIB. O principal instrumento metodológico será a AD de vertente francesa, para realizar a pesquisa utilizou-se os trabalhos publicados no ENANCIB nos anos de 2014 a 2019.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estado da arte sobre bibliotecas escolares na Pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil (2011-2020)(Universidade Federal do Pará, 2022-05-31) PINHEIRO, Iranildo Junior de Souza; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Apesar de a biblioteca escolar (BE) desempenhar um importante papel social, educativo, informativo e cultural, até o fim do século XX, a temática não recebia o devido reconhecimento científico no Brasil. A partir do início do século XXI, a discussão da temática foi endossada, principalmente, pelo debate legislativo que resultou na Lei 12.244/2010 de universalização da biblioteca escolar no país e provocou impacto na comunicação técnica e científica sobre o tema, gerando inúmeros estudos sobre a produção dessa temática, que serviram de referencial deste trabalho, compilado por meio de revisão narrativa (ABREU; GONÇALVES, 1998; CAMPELLO, 2003; CAMPELLO et al., 2007; CAMPELLO et al., 2013; LEMOS, 2015; SILVA, 2015; SILVA; VENTORIM, 2016; PASQUIM, 2016; GASQUE; CASARIN, 2016; OLIVEIRA; CAMPELLO, 2016; SILVA; OLIVEIRA, 2017; RITA; BLATTMANN, 2018; OLIVEIRA, 2019; OLIVEIRA, 2019; ROCHA; SANTO, 2019). Nesse contexto, esta pesquisa busca analisar a produção científica brasileira sobre a BE na pós-graduação em Ciência da Informação (CI). O objetivo geral do estudo é analisar os trabalhos cujo eixo central de investigação seja a BE em Programas de Pós-graduação em CI (PPGCIs), defendidos entre 2011 e 2020. Com os objetivos específicos de: discutir o contexto da pesquisa sobre BE na Biblioteconomia e CI e as revisões da produção científica sobre a temática na área; descrever os trabalhos acadêmicos sobre BE dos PPGCIs na última década e; identificar, através da análise de conteúdo (BARDIN, 2010), as categorias temáticas dos trabalhos selecionados. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com busca sistemática no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para apresentar o relatório das características dos trabalhos coletados, seguida da identificação de 14 temáticas da pesquisa sobre BE nos estudos selecionados, comparando com as categorias temáticas da revisão de literatura (CAMPELLO et al., 2013; SILVA, 2015 e LEMOS, 2015). Os resultados apontam baixa representatividade da BE nas pesquisas dos PPGCIs na última década (2,94%) e revelam novas temáticas de investigação na pós-graduação sobre as BEs: mediação da informação, acessibilidade, gestão, organização da informação e estudos de aspectos históricos da biblioteca escolar, além das já conhecidas em estudos anteriores. No geral, as categorias mais abordadas dentre os estudos selecionados (Competência em Informação, Leitura e Função educativa da BE) reforçam a função primordial da BE de contribuir na formação dos estudantes, por meio dos processos de desenvolvimento da leitura e de habilidades de busca, acesso e uso da informação para a competência em informação do cidadão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As ontologias na perspectiva da teoria do conceito e da semiótica discursiva: aspectos teórico-conceituais(Universidade Federal do Pará, 2019-05-07) GOMES, Daniel Libonati; MORAES, João Batista Ernesto de; http://lattes.cnpq.br/5819951651545585; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162Estudo teórico acerca de ontologias, relacionando sua estrutura (composta por classes, propriedades e instâncias) com o ferramental teórico da Teoria do Conceito de Ingetraut Dahlberg e da Semiótica Discursiva. A pesquisa partiu da premissa de que as ontologias podem ter na Teoria do Conceito uma base segura para serem construídas, de maneira que a informação é entendida por uma perspectiva semântica. No entanto, formulou-se a hipótese de que, caso as ontologias tomassem como fundamento o ferramental teórico da Semiótica Discursiva, seria possível obter maior subsídio teórico e, consequentemente, possibilitar a construção de ontologias mais eficazes, que possibilitassem uma melhoria tanto no uso das ontologias para representação do conhecimento quanto para a interoperabilidade entre sistemas diferentes, considerando que a abordagem da informação como discurso atua a partir dos fundamentos do fenômeno da significação, ou seja, é mais aprofundada que a abordagem semântica através da qual as ontologias são atualmente construídas. Assim, procurou-se responder à seguinte questão-foco: como a Semiótica Discursiva pode contribuir para a compreensão e construção de ontologias? Diante disso, a pesquisa, bibliográfica e descritiva, foi realizada em quatro fases: a primeira, de revisão bibliográfica; a segunda, cujo objetivo foi entender como a Teoria do Conceito se relaciona à estrutura e construção das ontologias e como essa mesma estrutura pode se adequar aos conceitos trazidos pela Semiótica Discursiva; a terceira, com o desenvolvimento de duas ontologias, uma com base na Teoria do Conceito e outra com base na Semiótica; e a quarta, em que foi realizada uma comparação entre as duas abordagens teóricas e as duas ontologias, procurando destacar as diferenças e similaridades existentes entre elas. Ao fim, concluiu-se que a hipótese formulada é válida, porém com algumas ressalvas: as ontologias fundamentadas na Semiótica Discursiva, apesar de poderem ser construídas e utilizadas, possuem como característica marcante elementos de nomeação arbitrária e pouco comum, de modo que podem não obedecer completamente aos critérios a que uma ontologia deve atender (possuindo reúso dificultado, por exemplo). No entanto, ainda assim, a Semiótica certamente contribui para entender melhor esses sistemas de organização em sua estrutura e no que concerne aos conceitos que são neles inseridos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Representação arquivística: o papel do CIA e do CONARQ para o desenvolvimento de políticas de descrição(Universidade Federal do Pará, 2019-05-09) MARTINS, Wanessa Rodrigues; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162A representação da informação, na Arquivologia, é compreendida como um processo de organização constituído de várias fases, dentre estas: avaliação, classificação e descrição. Centra-se na representação focando na atividade de descrição arquivística, pois reconhece que esta, sendo uma atividade de pesquisa e que busca, nas minúcias do conteúdo e contexto documental, representar as informações contidas em arquivos mediante instrumentos de pesquisa, precisa ser apropriada pela realidade dos arquivos nos âmbitos públicos e privados desses. Desse modo, o propósito dessa pesquisa é verificar a possibilidade de se obter parâmetros teóricos e metodológicos, através do CIA (Conselho Internacional de Arquivos) e o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos) com vistas à proposição de diretrizes políticas de descrição. Possui como objetivos específicos analisar teórica e conceitualmente o conceito de descrição na Arquivologia; apresentar o CIA e o CONARQ, bem como suas respectivas publicações concernentes à descrição arquivística e identificar elementos teórico-conceituais e práticos capazes de subsidiar a criação de políticas de descrição em arquivos. Pesquisa qualitativa, de caráter documental e orientação descritiva, iniciada mediante exploração da literatura concernente aos temas por meio de livros e bases de dados, pelos descritores: “representação da informação”, “representação arquivística”, “descrição arquivística”, “políticas públicas”, “políticas publicas de informação, “políticas Arquivísticas” e os sites do CONARQ e CIA. Os resultados revelam uma gama de produtos e instruções normativas capazes de fornecer suporte e subsídios para a elaboração de políticas de descrição em arquivos. Conclui-se, de acordo com os resultados encontrados, que a descrição Arquivística, vista da perspectiva da representação da informação e sustentada por políticas de descrição Arquivística configura-se um meio facilitador para a organização e representação em arquivos, não representando um fim em si.
