Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2311
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 1987 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC por Agência de fomento "CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aconselhamento linguageiro, motivação e autonomia: um estudo de caso em escrita acadêmica em inglês(Universidade Federal do Pará, 2015-09-04) MARTINS, Marja Ferreira; SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e; http://lattes.cnpq.br/6129530461830312A dificuldade relatada por colegas de curso em fase de escrita de seus Trabalhos de Conclusão de Curso e os estudos referentes ao aconselhamento linguageiro iniciados por mim na mesma época, me instigaram a promover uma pesquisa na qual eu pudesse verificar qual o impacto que as técnicas de aconselhamento linguageiro poderiam causar no processo de aprendizagem de aprendentes de LE com dificuldades em escrita de nível acadêmico, procurando fazer conexões com outras áreas como a autonomia e a motivação, já que estas, em outras pesquisas, haviam sido foco de meus estudos. Sendo assim, coloquei como objetivo de pesquisa verificar de que maneira o aconselhamento linguageiro pode fomentar a autonomia dos alunos graduandos em Letras- inglês como língua estrangeira para um melhor desenvolvimento da habilidade de escrita com foco nas práticas acadêmicas e analisar o impacto desta experiência em seu processo motivacional. Para isso, procurei entender, por meio de um estudo de caso, como se dá a relação conselheiro/aconselhado e descrever, utilizando múltiplos recursos de coleta de dados (conversas via facebook, gravação e transcrição de sessões de aconselhamento presenciais e uma entrevista final), como ela pode contribuir para o melhor desempenho na escrita acadêmica de um aluno em fase de conclusão de curso. Os resultados obtidos por meio de análise do material coletado permitiram observar que realmente há um impacto considerável das técnicas de aconselhamento linguageiro descritas por Kelly (1996), Stickler (2001) e Mynard (2012) tanto na autonomização quanto na motivação do aluno no desenvolvimento de sua habilidade de escrita para fins acadêmicos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aspectos semânticos, morfológicos e morfossintáticos das palavras descritivas Apurinã(Universidade Federal do Pará, 2007-03-16) CHAGAS, Angela Fabíola Alves; FACUNDES, Sidney da Silva; http://lattes.cnpq.br/9502308340482231; FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4291543797221091Apresenta aspectos semânticos, morfossintáticos e morfológicos das palavras descritivas da língua Apurinã (Aruák), isto é, palavras que comumente são traduzidas como adjetivos nas línguas européias. Algumas dessas palavras recebem a marca de sujeito pronominal (ex. unatxitapeka 'ela está com fome'); outras recebem a marca de objeto (ex. ere-ru 'ela é bonita'); e outras podem receber tanto uma como a outra (ex. ny-pĩkareta eu estou com medo vs. papĩkare-nu eu sou medroso). A primeira questão aqui tratada foi quanto ao lugar das palavras descritivas nas partes do discurso Apurinã (são nomes, são verbos ou formam uma classe independente?). Utilizando evidências internas da língua, inicialmente estabelecemos uma classificação gramatical para essas palavras a partir de suas propriedades morfológicas em comparação aos nomes e verbos na língua, de modo a nos permitir responder a essa questão. A segunda questão foi sobre os correlatos semânticos das palavras descritivas. Considerando a divisão interna das palavras descritivas em Apurinã (subjetivas vs. objetivas), apresentamos as propriedades semânticas associadas a cada grupo e, a partir disso, apresentamos uma tentativa de motivar o subagrupamento de conceitos descritivos na língua com base nas noções aspectuais de transitoriedade e permanência. Finalmente, o fenômeno gramatical descrito é contextualizado dentro da tipologia de sistemas de intransitividade cindida descrito para outras línguas (PAYNE: 1997), e a descrição de suas propriedades semânticas é situada em relação à tipologia de aspectos lexicais ou aktionsarten (COMRIE: 1976, FRAWLEY: 1992).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Dalcídio Jurandir: um cronista de O Estado do Pará e de Diretrizes(Universidade Federal do Pará, 2014-06-02) BARBOSA, Tayana Andreza de Sousa; FURTADO, Marli Tereza; http://lattes.cnpq.br/2382303554607592O escritor Dalcídio Jurandir (1909-1979) teve uma longa e profícua produção literária, da qual resultou em dez romances de ambientação amazônica e um – Linha do Parque –de orientação comunista. Entretanto, seu contato com o universo letrado não se restringiu a sua criação ficcional, o escritor exerceu intensa atividade na imprensa de modo geral e na imprensa comunista de modo particular. Essa última, em razão de seu envolvimento com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), o qual foi substancial para a fundamentação do pensamento dalcidiano, tanto no que se refere ao modo enxergar a realidade e o seu funcionamento, quanto ao direcionamento da sua criação artística. Dois importantes periódicos para os quais Dalcídio colaborou nas cidades em que residiu foram O Estado do Pará e Diretrizes, ambos de orientações políticas esquerdistas, embora não organicamente ligados ao PCB. Nesses dois periódicos, é possível termos contanto com outra face do romancista, que além de compor seus romances, aventurou-se pelo caminho das crônicas. Dessa forma, objetivamos, com este trabalho, fazer um estudo dessas crônicas, nos dois jornais, entre os anos de 1937 a 1944, a fim de divulgar esses textos cronísticos do escritor marajoara e de compreender como ele se comportou na criação de outro gênero literário.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Expressividade oral e fluência em leitura: monitoramento e diagnóstico de cinco escolas estaduais de Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-05-08) SAUAIA VANSILER, Nair Daiane de Souza; PICANÇO, Gessiane Lobato; http://lattes.cnpq.br/8504849027565119A leitura expressiva é uma maneira de o leitor demonstrar os significados apreendidos do texto. Com efeito, a expressividade na leitura oral pode não só distinguir entre leitores mais e menos habilidosos, mas também pode ser usada para monitorar a compreensão. É possível verificar, com base em elementos prosódicos, a forma como os alunos empregam o conhecimento linguístico na leitura. Leitores fluentes incorporam características prosódicas da língua falada (acentuação, variações de altura de voz, entonação, fraseado e pausas) durante a leitura, fazendo-a soar o mais natural possível. Neste trabalho assume-se as concepções do modelo interativo compensatório, por aceitarmos que o processo automático da decodificação propicia a aceleração do processo de identificação de palavras no texto. Esta pesquisa mostra a avaliação de três dimensões prosódicas: entonação e ênfase, fraseado e ritmo, na leitura realizada por alunos do 2º ano do Ensino Médio de cinco escolas públicas de Belém, Estado do Pará. Esta pesquisa é subdividida em duas etapas, em cada os alunos leram por um minuto trechos de três textos. Na primeira foram analisados 54 alunos das cinco escolas participantes, que totalizaram juntos 162 amostras de leitura oral. Na segunda etapa realizada no final do ano letivo de 2013 foram analisadas as leituras de 44 alunos de três dos quatro textos lidos nessa segunda visita, em quatro escolas. Na segunda etapa os alunos de duas das escolas participantes leram um texto a mais com sinais prosódicos mais elevados, 20 alunos participaram. O CBM (DENO, 1985) ofereceu método eficaz para a realização da capturação das leituras dos alunos. A análise quantitativa das amostras de leitura foi realizada com base nos parâmetros de expressividade oral de uma escala multidimensional adaptada para esta pesquisa a partir das propostas de Fountas e Pinnell (2006), Rasinski (2004) e Zuttell & Rasinski (1991). Cremos que leitores que apresentaram alguma dificuldade na leitura oral expressiva podem ter carências nos elementos de apoio às habilidades de compreensão de leitura propostos por Wren (2002), assim como estejam relacionadas com algum déficit no cálculo sintático. A dificuldade em reconhecer automaticamente as palavras também se caracteriza em uma dessas deficiências. Ao final apresentamos algumas propostas de intervenção direcionada para desempenhos mais satisfatórios de leitora oral expressiva.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O grande movimento é a volta: viagem e espaço em “O Recado do Morro”(Universidade Federal do Pará, 2016-02-29) ROCHA, Wellington Diogo Leite; HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0928175455054278Na dissertação em tela desenvolve-se uma proposta interpretativa para a narrativa “O recado do morro”, novela de João Guimarães Rosa (1908-1967), publicada no segundo volume de Corpo de baile (1956), com o intento de abordar a face mítica e empírica do recado proveniente do Morro da Garça por meio de uma leitura do espaço e do tema da viagem na narrativa. Na novela “O recado do morro”, temos a contraposição de duas ordens da realidade (plano real e plano mítico) que, dialeticamente, se desdobram na composição de um espaço mítico, ou seja, este se caracteriza como um ambiente que faz parte do espaço físico (real), mas também apresenta “referências míticas”. Para compor esse espaço, o escritor mineiro se utiliza de relatos de viajantes do século XIX, em especial daqueles que percorreram o sertão de Minas Gerais, como Spix (1781-1826) e Martius (1794-1868), além de referência aos trabalhos paleontológicos e espeleológicos de Peter Lund (1801-1880), pioneiro nos referidos estudos no espaço sertanejo. Essas “influências” ou correlações transparecem na narrativa mediante o uso de nomenclaturas e descrições científicas registradas pelos naturalistas. Conquanto Guimarães Rosa se valha dessa precisão documental para criar uma “impressão de realidade”, o factual é transfigurado pela imaginação poética para singularizar o sertão aos moldes da sensibilidade do personagem sertanejo, o enxadeiro Pedro Orósio. Nesse contexto, “O recado do morro” se situa em uma dimensão “simbólica”, onde se multiplicam as inquietações presentes no universo do sertão rosiano. Diante desse jogo, o papel do leitor não é o de um simples receptor, mas o de um receptor produtivo, que, ao entrar em contato com a obra literária, atribui a ela os seus próprios significados e executa mecanismos de interpretações particulares. Dessa forma, a investigação proposta por este trabalho obedece a uma divisão em três capítulos, sendo que, no primeiro capítulo, temos uma abordagem de caráter teórico-metodológico, com a exposição da teoria estético-recepcional de Hans Robert Jauß (1921-1997), das teorizações a respeito do mito de Mircea Eliade (1907-1986), e para averiguar o modo como Guimarães Rosa mescla os planos real e mítico na composição de um espaço particular, o sertão-mundo, e re(cria) a linguagem sertaneja, os escritos de Antonio Candido (1918). No segundo capítulo desta trabalho, será feito um exame da recepção crítica de “O recado do morro”, com o intuito de identificar as principais orientações teórico-metodológicas da crítica, verificando os diferentes horizontes de interpretação em relação à narrativa, que, sob diferentes enfoques, a leitura mitopoética, as interpretações geográfica e alegórica do espaço e discussões de aspectos culturais, acabam por renovar os estudos sobre a obra de Guimarães Rosa, ao provocarem novas perguntas e proporcionarem diferentes horizontes de leitura. No terceiro capítulo, desenvolvemos uma interpretação da narrativa “O recado do morro”, focalizando o espaço e o tema da viagem, tendo como suporte as teorias apresentadas no capítulo inicial para possibilitar novos caminhos interpretativos e responder alguns questionamentos ou impasses hermenêuticos sobre a novela em foco como acerca do seu final mitopoético que oferece ao leitor diversas possibilidades de interpretação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A heterogeneidade linguístico-cultural em foco no ensino-aprendizagem da produção oral em português língua estrangeira(Universidade Federal do Pará, 2012-05-25) SANTOS, Edirnelis Moraes dos; CUNHA, José Carlos Chaves da; http://lattes.cnpq.br/3117544056791050Impulsionados pelo expressivo aumento da visibilidade do Brasil no exterior, muitos profissionais e estudantes estrangeiros têm procurado por cursos de Português Língua Estrangeira (PLE). Os professores que atuam na área de PLE deparam-se com turmas que são heterogêneas não só quanto às nacionalidades, mas também quanto às línguas‐culturas. Eles encontram dificuldades para achar materiais que possibilitem o trabalho com este público heterogêneo. Nesta dissertação, visamos contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de sala de aula, notadamente as que concernem à produção oral em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico- cultural. Procuramos mostrar como se pode desenvolver o trabalho da produção oral em contexto heterogêneo. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (Teoria dos Gêneros, modelo de Sequência Didática) e do ensino-aprendizagem de línguas baseado em Tarefas. Metodologicamente, adotamos a pesquisa-ação, descrevemos os sujeitos, o locus, os instrumentos de coleta, de seleção e o foco de análise dos dados da pesquisa. Analisamos a primeira parte da tarefa e da sequência didática elaboradas para mostrar em que medida colocar em foco a heterogeneidade linguístico-cultural pode favorecer a interação visando à compreensão das diferentes línguas culturas. Os resultados mostram que esse tipo de intervenção didática favorece tanto o desenvolvimento da produção oral, quanto a compreensão dos aprendentes e os leva a aceitarem as diferenças linguístico-culturais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O interlúdio de Eros e Thánatos na poesia de Max Martins(Universidade Federal do Pará, 2017-02-17) RIBEIRO, Natália Lima; FERRAZ, Antônio Máximo von Sohsten Gomes; http://lattes.cnpq.br/5982898787473373O presente trabalho tem como objetivo pesquisar de qual maneira Eros e Thánatos aparecem na obra poética de Max Martins, partindo do pressuposto que essas experiências ontológicas articulam-se em interlúdio (um jogo no entre). Dessa forma, será desenvolvida uma pesquisa que abarque novos rumos de pensar Amor e Morte fora de uma tradição metafísica, ou para fora dos paradigmas os quais foram empregados para esses fenômenos que excedem o homem dentro da poesia do escritor paraense. Na obra de Max Martins, é possível perceber um rompimento com as construções metafísicas que vigem na modernidade, haja vista que sua poética é permeada pelo questionar constante, oriundo de um pensamento sobre os acontecimentos que circundam a existência. Para o poeta, o homem é esse ente que cuida das coisas, faz sua trajetória existencial pelos questionamentos, que experimenta Amor e Morte originários, e não os categoriza em segmentos.Em outras palavras, para Max Martins o homem percorre a existência entre o jogo ontológico de Eros e Thánatos. De tal forma que em suas obras, esses fenômenos aparecem de formas e maneiras diferentes, pois Max Martins não se prende a uma expressão, mas experimenta em sua linguagem poética o acontecer de Eros e Thánatos ao longo de quase cinquenta anos de poesia. Neste sentido, por meio de uma abordagem hermenêutica, a proposta que aqui se apresenta suscita o desenvolvimento de um percurso interpretativo em torno da poética de Max Martins nas obras que contemplam a coletânea Poemas Reunidos 1952 – 2001 e Para ter onde ir, em diálogo entre os autores Martin Heidegger, Octávio Paz, Manuel Antônio de Castro, George Bataille e Platão, com o propósito de fomentar a discussão acerca da relação entre Amor e Morte que diverge da oposição geralmente empregada na modernidade, mas que há um jogo entre essas duas instâncias norteadoras da vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Literatura de cordel: entre versos e rimas sotádicos e sacânicos(Universidade Federal do Pará, 2010-03-16) CARVALHO, Ana Maria de; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431Em geral, as classificações temáticas dos cordéis são para fins didáticos, distribuindo-se em blocos que podem ser temáticos ou baseados na sua estrutura. Ao pesquisar sobre elas encontrei classificações temáticas sobre: religião, cangaço, amor etc. Na obra de Alves Sobrinho (2003) dentre as temáticas citadas por ele, chamo atenção para a temática da depravação, definida como aquela que trata de assuntos obscenos e imorais. Essa mesma temática é denominada por Sal/es (2003) de sotádica, ou seja, produções que apresentam um conteúdo que foge à regra da moral e dos bons costumes. Esse tipo de cordel teve seu auge na década de 50, no Nordeste e atualmente no Pará um dos seus representantes é o poeta Antonio Juraci Siqueira. O objetivo desse trabalho é analisar esses cordéis e lê-Ios como um texto cultural, capaz de dizer algo além da sacanagem. Assim, é importante comentar a relação que há entre riso e sexualidade a partir da temática sotádica. A discussão apresentará os pressupostos teóricos baseados em Bergson (2007), Foucault (1977), Propp (1992), Idelette Muzart-Fonseca dos Santos (2006).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Marques de Carvalho na imprensa periódica belenenses oitocentistas (1800-1900)(Universidade Federal do Pará, 2014-02-13) SILVA, Alan Victor Flor da; SALES, Germana Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/8723885160615840O escritor, político, jornalista e diplomata paraense João Marques de Carvalho nasceu em Belém, capital do estado do Pará, no dia 6 de novembro de 1866, e faleceu em Nice, no sul da França, no dia 11 de abril de 1910, aos 43 anos. Além de parte de sua prosa de ficção publicada em livro, alguns de seus textos, entre contos, romances, lendas e ensaios críticos, encontram-se dispersos em páginas de determinadas folhas periódicas que circularam por Belém nas duas últimas décadas do século XIX (1880-1900), como o Diário de Belém, A Província do Pará, A República e A Arena. Considerando, portanto, esse universo de escritos divulgados em jornais locais, objetiva-se, com este trabalho, avaliar não apenas como Marques de Carvalho compreendeu a doutrina naturalista, a função da crítica e a produção literária no estado do Pará, como também analisar a representação do espaço ficcional lusitano e amazônico em seus contos e romances publicados na imprensa periódica belenense oitocentista.Dissertação Acesso aberto (Open Access) As mil e uma transfigurações de rocambole: a personagem mais brilhante de Ponson du Terrail(Universidade Federal do Pará, 2016-04-29) BORGES, Débora de Castro; AUGUSTI, Valéria; http://lattes.cnpq.br/6970953321235328Ponson du Terrail foi considerado um dos principais romancistas populares franceses da segunda metade do século XIX. Tendo circulado amplamente em folhetins e no formato livro em seu país de origem, teve seus romances traduzidos para a língua portuguesa e, ainda naquele século, publicado por inúmeros editores portugueses. Parcela das edições portuguesas de seus romances foram enviadas à Belém do Pará e passaram a fazer parte do acervo do Grêmio Literário Português do Pará, gabinete de leitura fundado na capital da Província em 1867. Considerando que um dos principais sucessos de público do autor foi a série Rocambole, na qual são narradas as aventuras do personagem de mesmo nome em 12 romances, esta dissertação teve por objetivo descrever, do ponto de vista bibliográfico, as edições dessa série que constam no acervo dessa instituição até o presente momento. Para tanto, foram coletados os dados editoriais dos exemplares do gabinete de leitura paraense, os quais foram comparados com os exemplares de edições francesas disponíveis na Bibliothèque Nationale de France, de modo a verificar os diferentes arranjos editoriais da série, no que diz respeito à organização das partes que a compõe. Feito isto se empreendeu a síntese do enredo dos romances que compõe a série como um todo, bem como a análise da narrativa com foco nas transformações físicas e psicológicas da personagem, enfatizando a importância do disfarce e reconhecimentos para a economia do enredo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perfil comparativo-tipológico das consoantes nasais em línguas da família Tupí-Guaraní(Universidade Federal do Pará, 2016-01-28) BARAÚNA, Fabíola Azevedo; PICANÇO, Gessiane Lobato; http://lattes.cnpq.br/8504849027565119Este trabalho visa traçar um perfil comparativo-tipológico das variantes fonéticas de consoantes nasais em línguas pertencentes à família Tupí-Guaraní. Quanto à seleção das línguas analisadas, decidiu-se pela inclusão de línguas de diferentes ramos da família Tupí-Guaraní, considerando-se a classificação interna sugerida por Rodrigues e Cabral (2002), no intuito de aumentar a abrangência do campo de estudos tipológicos com relação às línguas Tupí. Foram escolhidas as línguas Parakanã e Tembé (Ramo IV), Wayampi (Ramo VIII), Asuriní do Xingu, Anambé e Araweté (Ramo V), que contam com gravações originais em áudio obtidas junto a falantes nativos; para os aspectos fonológicos, o estudo tomou como base as propostas já disponibilizadas para essas línguas. A pesquisa consiste na análise fonético-acústica das consoantes nasais de línguas Tupí; fazendo generalizações tipológicas sobre como estas consoantes se manifestam. Os resultados encontrados são discutidos à luz da fonologia articulatória (BROWMAN E GOLDSTEIN, 1989) que defendem a ideia de que as unidades lexicais podem ser descritas com base em gestos articulatórios coordenados tanto no espaço quanto no tempo, representados pelo que os autores denominam como gestural score. Têm-se ainda nos resultados uma comparação das nasais entre as línguas Tupí, evidenciando tendências e padrões existentes a partir da constatação das implementações fonéticas para as nasais das línguas apresentadas. Verificou-se que quando ocorre a oralização parcial nas consoantes nasais, as línguas Tupí-Guaraní pertencentes ao ramo IV manifestam uma tendência de apresentar pré-oralização das nasais, enquanto que as línguas pertencentes ao ramo V tendem a apresentar pós-oralização das nasais. Este resultado mostra-se como um argumento favorável à divisão dos ramos da família Tupí-Guaraní, proposta por Rodrigues (1986) e revisada por Rodrigues e Cabral (2002).Dissertação Acesso aberto (Open Access) A precisão na fluência em leitura oral: avaliando a leitura de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Pará, 2016-03-09) MOUTINHO, Michell Gadelha; PICANÇO, Gessiane Lobato; http://lattes.cnpq.br/8504849027565119Este trabalho tem como objetivo diagnosticar o nível de desempenho na dimensão da precisão na fluência em leitura oral de 46 alunos do 6º ano do ensino fundamental de quatro escolas de Belém – Pará, sendo duas da esfera pública e duas da esfera privada. Este diagnóstico pretende contribuir para as discussões acerca da avaliação da habilidade de leitura, considerando o baixo desempenho dos alunos em exames como a Prova Brasil, Enem e PISA. Para alcançar este objetivo, utilizamos o método CBM (Curriculum-based measurement), desenvolvido por Deno (1985), que utiliza um minuto da leitura oral dos alunos, o bastante para analisar e determinar as dificuldades apresentadas de maneira mais específica que, neste estudo, estão relacionadas à precisão na decodificação de palavras. Os dados foram coletados em duas visitas, sendo a primeira no início e a segunda no final do ano letivo de 2015. A análise dos dados foi feita baseando-se nos níveis de desempenho em relação à precisão (RASINSKI, 2004) e as taxas de precisão e autocorreção. Os resultados mostram que há uma diferença entre as escolas públicas e privadas, pois estas tiveram desempenhos melhores que aquelas, embora todas as escolas onde houve duas visitas melhoraram seus desempenhos em relação à precisão na decodificação. Além disso, os tipos de erros mais cometidos pelos alunos foram os de substituição de palavras (que incluem quatro tipos de erro diferentes: semelhança lexemática, semelhança gráfica, pluralização/singularização e influência do contexto) e de pronúncia (que são: desconhecimento parcial da relação grafema-fonema, apagamento de sons das palavras e desconhecimento de sinais gráficos). Estes erros, além de apresentarem diferentes manifestações, são os que mais causam impacto na compreensão do texto lido, o que os destaca em relação aos demais erros detectados. Concluímos que a dificuldade na precisão se dá em grande parte nas esferas públicas de ensino e que, se não houver intervenção precisa para sanar as dificuldades, os alunos tendem a se distanciar ainda mais uns dos outros no desenvolvimento de suas habilidades leitoras.
