Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2293
O Mestrado Acadêmico iniciou-se em Maio de 2002 pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Ciêntífica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI por Assunto "Abordagem ciência, tecnologia e sociedade"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Abordagem CTS no ensino de astronomia: formação de professores mediada pela situação problema “Centro de Lançamento de Alcântra”(Universidade Federal do Pará, 2015-01-20) SANTANA, Elisangela Barreto; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468Este trabalho é resultado de uma pesquisa voltada a compreender a contribuição e apreender as possibilidades e restrições da abordagem Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS), mediada por uma situação problema na educação continuada de professores, no sentido de propiciar uma formação reflexiva, crítica e autônoma de professores de Ciências, em específico, no ensino de Astronomia. As construções teóricas em torno da formação de professores estão pautadas nas argumentações do professor reflexivo, mais precisamente na prática reflexiva intencional, na perspectiva da reflexão para a ação. As fragilidades e desafios do ensino de astronomia são apresentados nos referenciais teóricos e a construção de um novo referencial nesse contexto se deu pelas discussões e construções em torno do caso ―Centro de Lançamento de Alcântara‖. O ambiente que compôs esta pesquisa foi um curso de educação continuada, voltada a professores de Ciências, no contexto de uma pesquisa ação, no âmbito de uma pesquisa qualitativa. Participaram desta pesquisa sete professores das redes federal, estadual e municipal de ensino, que por meio de uma ação investigativa, no formato de simetria invertida, se apropriaram dos referenciais teóricos e práticos da abordagem de ensino CTS. Quanto à metodologia de análise, minha opção foi pela análise textual discursiva por entendê-la como facilitadora do processo de buscar, expressar e construir sentidos ao campo investigado. A esse respeito, percebi a pertinência de excertos relacionados às construções de conhecimentos e construções formativas, o que me levou a organizar e apresentar os resultados em duas seções, quais sejam: (1) Formação cidadã: articulando C-T-S e saberes científicos sobre astronomia: nesta seção inclui construções necessárias à apropriação dos saberes científicos relacionadas à questão problema Alcântara e (2) Formação reflexiva para a ação profissional intencional: nos quais convergiram as perspectivas de ações reflexivas, no sentido de reflexão para ação, confluindo diferentes perspectivas dos sujeitos em torno de valores pessoais e profissionais, necessários a uma ação profissional consciente e intencional. O trabalho me mostrou o valor prático da abordagem CTS e a possibilidade de o ensino de Astronomia ser apresentado de maneira contextualizada, prática e reflexiva. Quanto aos professores, proporcionou a construção de um novo referencial e a possibilidade de uma prática pedagógica diferenciada, voltada para a formação cidadã.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Abordagem CTS por meio de tema: consumo doméstico de energia elétrica(Universidade Federal do Pará, 2014-10-23) CARVALHO, Ricardo Haroldo de; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687Ao longo de minha experiência, como professor depreendi a necessidade de um ensino de Ciências voltado para o contexto real do educando. As reflexões sobre minha prática docente me motivaram a um desafio de buscar um ensino que relacionasse o domínio conceitual do aluno com situações reais de sua comunidade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar indícios de uma postura crítica a partir da concepção de ensino CTS, por meio de problematizações sobre o consumo de energia elétrica. Procurei respostas à questão da pesquisa de como possibilitar a análise crítica por parte dos alunos quanto ao consumo de energia elétrica residencial. A investigação ocorreu por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação desencadeado por meio de um minicurso que foi ministrado em uma temática sobre energia, de forma a integrar os tópicos da unidade de ensino. Como estratégia de análise dos dados coletados, realizei uma análise interpretativa, dando significado às situações problematizadas pelos alunos durantes as aulas. As informações foram obtidas por meio de questionários e registros no diário de campo. Os resultados evidenciaram que a abordagem de ensino CTS possibilitou, aos alunos, a reflexão crítica principalmente sobre valores e questões éticas, relacionando-os a sua realidade social com o hábito de consumo exagerado de energia elétrica, sendo para alguns alunos a ligação clandestina uma justificativa para o desperdício de energia. A pesquisa mostrou o potencial dialógico e transformador dessa abordagem de ensino como o relato de mudança de atitudes de alguns dos alunos frente a essa situação. Acredito que, nesse sentido, esse trabalho demonstrou que a abordagem CTS na escola é viável e que a cidadania precisa ser exercida, sendo o letramento científico e tecnológico e a compreensão de seus direitos e deveres, importante para o exercício da cidadania.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A circulação de ideias sobre biodiversidade por professores de ciências e biologia nas abordagens CTS e patrimonial ambiental(Universidade Federal do Pará, 2014-02-27) GONÇALVES, Adriane da Costa; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347O objetivo desta investigação é analisar como as ideias intercoletivas sobre biodiversidade circulam nas práticas pedagógicas de professores de Ciências e Biologia com base nas abordagens CTS e EPA. Busca identificar e caracterizar os Estilos de Pensamento que estes professores apresentam sobre biodiversidade à luz da epistemologia fleckiana. O presente estudo, de cunho qualitativo, nos moldes do Estudo de Caso, teve a participação de 22 professores que atuam no ensino fundamental e médio em escolas públicas no Município de Igarapé-Miri, PA. Utilizei a metodologia do Grupo Focal como instrumento para a construção da empiria, em dois Grupos de Trabalho realizados durante o I Colóquio sobre Biodiversidade, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas e pelo Grupo de Estudos e pesquisas em Educação Patrimonial Ambiental. A análise deste estudo está ancorada em alguns dispositivos analíticos da Análise do Discurso, Discurso do Sujeito Coletivo e as categorias fleckianas, como instrumentos de análise. Para as análises, os dados foram categorizados com base nas aproximações e similaridades e nas comunalidades dos discursos. Para a identificação e caracterização dos Estilos de pensamento presentes nos discursos dos professores, utilizei quatro elementos que constituem o EP, elaborados com base no referencial fleckiano, que são: 1) O modo de ver, compreender e conceber; 2) Corpo de conhecimentos e práticas; 3) Compartilhamento pelo coletivo; 4) Linguagem estilizada. Os resultados indicam a existência de três Estilos de Pensamento sobre a Biodiversidade: Biodiversidade na visão ecológica, Biodiversidade como potencial econômico e Biodiversidade como patrimônio ambiental, sendo este considerado um estilo em transição, em razão de que ele começa a ser pensado e concebido a partir das atividades do Colóquio. A análise também elucidou as concepções dos docentes sobre as inter-relações CTS. Estas encontram-se fundamentadas na perspectiva salvacionista da ciência, na educação para a cidadania e como recursos tecnológicos. O EP em transição “Biodiversidade como patrimônio ambiental”, compreende um pensar e uma atuação mais crítica, pois incorpora questões ambientais, aspectos sociais, econômicos e políticos em uma relação de interdependência e inter-relações entre os seres vivos, uma vez que sua dimensão crítica é um importante elemento nas abordagens CTS e Patrimonial Ambiental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educar pela pesquisa: as percepções de alunos de graduação sobre as temáticas energia e sustentabilidade em um curso de extensão(Universidade Federal do Pará, 2015-11-03) FONSECA NETO, Sebastião Nogueira da; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729A presente dissertação tem como objetivo avaliar se o ensino de ciências com enfoque CTS, por meio do educar pela pesquisa, pode promover tomada de decisão relativa à temática energia e sustentabilidade no contexto amazônico. O estudo ganha relevância quando se leva em consideração que a história de ocupação da Amazônia foi pautada na exploração dos recursos naturais sem o necessário planejamento para seu uso e sem necessária previsão dos impactos ambientais que tal utilização traria. Metodologicamente, esta pesquisa enquadra-se no paradigma qualitativo e consiste em uma pesquisa-ação. A coleta de subsídios ocorreu durante um curso de extensão, sendo registrados em videogravações, diários de formação e produção de textos dos alunos, todos graduandos de diferentes cursos da Universidade Federal do Pará. Os dados revelam que a elaboração de discursos produzidos sobre energia e sustentabilidade perpassam por diferentes aspectos, tais como: a dimensão ambiental, a social, a ecológica, a política e a cultural. A partir da análise da coleta realizada constatamos que o educar pela pesquisa, como um método, é muito eficiente na promoção desta formação via CTS, pois o aluno deixa de ser receptor do conteúdo fazendo com que construa, aprenda e exponha suas descobertas – o que indica que o ensino de ciências pode proporcionar uma formação alicerçada em consciência crítica, autonomia e saberes construídos para o enfrentamento do exercício docente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O enfoque C-T-S na pedagogia da alternância o saber escolar e a prática cotidiana quilombola na Casa Familiar Rural de Jambuaçú - Moju - Pará(Universidade Federal do Pará, 2015-09-30) PEREIRA, Danielle Siqueira; BRITO, Licurgo Peixoto de; http://lattes.cnpq.br/5100592138044970Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre ensino de ciências desenvolvido com a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural Padre Sérgio Tonetto, localizada no Território Quilombola de Jambuaçu em Moju-Pará-Brasil. Temos por objetivo principal analisar Como se estabelecem as relações entre o enfoque C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e as práticas pedagógicas do Ensino de Ciências na CFR de Jambuaçu. Além disso, que implicações essas relações produzem na educação do cidadão quilombola de Jambuaçu. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Nesta pesquisa utilizaram-se como instrumentos, entrevistas individuais e coletivas (grupos focais) semi–estruturadas, bem como observações e análise documental. Como sujeitos da pesquisa participaram as famílias e membros das comunidades (lideranças), sendo 13 (treze) pais/mães de alunos e lideranças e 33 (trinta e três) alunos divididos em 3 (três) grupos focais. Foram também entrevistados o professor de Ciências e o coordenador pedagógico. Da análise de conteúdo do material empírico, seguindo Laurence Bardin, emergiram quatro categorias de codificação, estes convertidos em eixos de análise: 1. Aspectos educativos da Pedagogia da Alternância; 2. Transformação social e formação para a cidadania; 3. Ensino de Ciências na Pedagogia da Alternância e 4. Formação da identidade quilombola. Verificamos que, em diferentes níveis, todos os eixos de análise abrangem elementos do ensino com enfoque C-T-S na Pedagogia da Alternância, particularmente na abordagem temática sociocientífica, autonomia, tomada de decisão, atitudes e valores próprios do exercício da cidadania consciente e embasados em conhecimentos da ciência e nos saberes tradicionais dos quilombolas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de professores formadores e abordagem CTS: o ensino de ciências rumo a novas percepções neste século XXI(Universidade Federal do Pará, 2015-10-02) GOMES, Luan Sidônio; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749Considerando a presença cada vez marcante dos aspectos científicos e tecnológicos na sociedade do século XXI, este trabalho relata uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, que investiga práticas pedagógicas de professores formadores de professores de Ciências por meio das manifestações de três formadores de um curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará, e objetiva compreender quais aspectos formativos contribuem para a prática pedagógica situada na Abordagem CTS, além de identificar, para compreender, quais elementos da Abordagem CTS se fazem presentes nas práticas pedagógicas dos professores investigados. Para tanto, a construção prática desta pesquisa fora desenvolvida por meio de entrevistas individuais – registradas em áudio e transcritas – com os sujeitos investigados, tendo esses sido selecionados por meio de indicações oriundas de um sistema de redes constituído por indivíduos – professores e técnicos – envolvidos no contexto da pesquisa. Com bases na Análise Textual Discursiva utilizada para análise qualitativa, do material empírico emergiram três eixos de análise: 1) Visão de ciência e de docência: distanciamentos e aproximações com a Abordagem CTS; 2) Práticas pedagógicas de formadores de professores: encontros com a Abordagem CTS; 3) Formação diferenciada: esboçando o professor do século XXI. A análise do material empírico revela que os aspectos formativos que contribuem com práticas pedagógicas situadas na Abordagem CTS se aproximam dos pressupostos relacionados a um paradigma científico-social que está a emergir tendo em vista a construção de um conhecimento prudente em prol de uma vida decente e, por isso, orienta uma nova percepção de mundo contrária ao paradigma da Ciência Moderna ainda predominante, conduzindo nossa forma de conceber e interagir com o mundo. Com isso, é possível inferir que as aproximações das práticas pedagógicas junto à Abordagem CTS no Ensino de Ciências estão correlacionadas com o cenário de transição paradigmática em que os professores investigados estão inseridos, conforme é demonstrado em suas manifestações, ao retratarem ideias diferenciadas sobre que tipo de professores pretendem formar quando desenvolvem suas práticas, corroborando com o entendimento da necessidade de o professor do século XXI ter a mente aberta e sensível às constantes e intensas mudanças que vivenciamos.
