Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA
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Navegando Dissertações em Ciência da Informação (Mestrado) - PPGCI/ICSA por Assunto "Acessibilidade"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-06-07) PINHEIRO, Alexandre Lobo; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pessoas com deficiência visual encontram muitas barreiras quanto ao acesso à informação, como a literatura técnico-científica, vastamente utilizada por estudantes universitários, pois a falta de material bibliográfico em formato acessível ainda é imensa. Esta pesquisa pretende analisar a problemática em torno do acesso ao material bibliográfico por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. O objetivo geral é investigar os processos que envolvem o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Os específicos são: a) Realizar discussão sobre a mediação da informação às pessoas com deficiência como campo de estudo na ciência da informação; b) Discorrer sobre aspectos legais e ações relacionadas ao acesso à informação às pessoas com deficiência; c) Identificar as barreiras e estratégias para o acesso à literatura técnico-científica dos discentes cegos da Universidade Federal do Pará; d) Analisar os processos que envolvem a mediação da informação para o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da Universidade Federal do Pará. Trata-se de uma pesquisa exploratória em que será realizado estudo de caso, com aportes teóricos do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com instrumentos de coleta de dados por meio de entrevistas e documentos que possam subsidiar o estudo. As entrevistas foram aplicadas aos discentes cegos da Universidade Federal do Pará e às bibliotecárias que atuam no Espaço Braille da Biblioteca Central da UFPA. A partir dos dados coletados foram estabelecidas categorias de análise baseadas nas declarações emitidas pelos sujeitos sociais envolvidos em comparação com a literatura da área da Ciência da Informação e àquelas relacionadas às pessoas com deficiência. Os resultados evidenciam que no processo que envolve o acesso à literatura técnico-científica por discentes cegos da UFPA existem barreiras no âmbito da relação aluno-professor e outras relacionadas à disponibilidade de material bibliográfico em formato acessível. Essas barreiras geram consequências negativas no desempenho desses estudantes no desenvolvimento das suas atividades acadêmicas, como no conceito das disciplinas. Conclui-se que a superação dessas barreiras depende de esforços já em curso e de mais investimentos em fatores com potencial para eliminá-las ou superá-las como recursos humanos, tecnológicos e parcerias interinstitucionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Mediação da informação para público com deficiência: em foco a biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-05-30) COSTA, Ana Cristina de Almeida; CHALUB, Tânia; http://lattes.cnpq.br/6737749200665570A mediação da informação pode ser vista como garantia de acessibilidade, sobretudo no contexto da educação Inclusiva, criando possibilidades para que alunos da educação especial possam adquirir competência informacional para leitura, pesquisa e uso de tecnologia da informação. É importante conhecer as dificuldades e potencialidades desses usuários a fim de oferecer produtos e serviços para mediar a informação, auxiliando a escola na promoção da Educação Inclusiva. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas de mediação da informação para alunos com deficiência na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA), visando a identificar as práticas desenvolvidas pelos servidores atuantes na biblioteca da EAUFPA. O universo da pesquisa foi composto pela biblioteca escolar da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. A pesquisa tem caráter descritivo e está classificada como Estudo de Caso com foco nas práticas inclusivas da biblioteca da EAUFPA. O Estudo de Caso teve no diário de campo o principal instrumento para registro dos dados coletados nos documentos institucionais e nas atividades com profissionais servidores que atuam na EAUFPA. Foi realizada análise de documentos da prática no referido campo nos últimos dez (10) anos. Ao final da coleta os dados obtidos foram organizados de forma qualitativa, por meio de análise de conteúdo. Após o estudo, foi possível observar que a biblioteca da EA vem desenvolvendo algumas práticas inclusivas e tem se preocupado em melhorar a mediação da informação para o público com deficiência, com as orientações da Coordenação de Educação Inclusiva. No entanto, ainda necessita avançar para ampliar a acessibilidade, principalmente a informacional. O estudo traz informações em reflexões que poderão auxiliar a realização de projetos que incluam a todos(as) alunos(as) da referida escola, independente de condições, características e possibilidades.
