Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10923
Navegar
Navegando Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG por Assunto "Amazônia"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acidentes com animais aquáticos em pescadores artesanais em um município da costa Amazônica: do levantamento ao tratamento(Universidade Federal do Pará, 2019-06-18) SILVA, Patrícia Fernandes da; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538Acidentes com animais aquáticos podem ocorrer sempre que o homem invade o ambiente do animal ou o manuseia sem os devidos cuidados. Diversos trabalhos têm relatado cnidários, arraias, bagres, peixes-sapo e outros, como perigosos ao homem, ainda assim, em comunicações esparsas e pouco conclusivas para a região Norte do Brasil. Devido a importância da pesca no estado do Pará, a frequência de acidentes é provavelmente alta, embora os casos não sejam devidamente registrados. A pesca artesanal desempenha importante papel econômico e social em muitos municípios do Pará e agrega um grande contingente de trabalhadores. Pescadores artesanais, portanto, estão associados a risco de acidentes com animais aquáticos. O presente estudo analisa a frequência e a variabilidade da ocorrência de acidentes envolvendo animais aquáticos em pescadores artesanais em relação a diferentes artes de pesca e explora o conhecimento tradicional desta comunidade sobre os animais causadores, métodos de tratamento e prevenção de tais acidentes. A coleta de dados se deu no município de São Caetano de Odivelas/PA, região onde as comunidades tradicionais têm como principal fonte de renda a pesca artesanal. Foram realizadas 154 entrevistas com pescadores artesanais, coletando informações socioeconômicas e sobre os acidentes sofridos com animais aquáticos durante o ofício da pesca. As ocorrências foram frequentes em 98,7% dos entrevistados e associados a atividades ordinárias do ofício da pesca. Arraias, piabas, bagres, niquins e uricecas foram os animais que mais causaram acidentes (81,6%) independente das artes de pesca: rede, anzol e curral. A procura por atendimento médico, em função desse tipo de ocorrência não é frequente (26,3%) e os procedimentos recomendados pela literatura científica para elas não são adotados. Quanto menor a escolaridade, maior a quantidade de acidentes sofridos pelos pescadores (p < 0,001). Para atingir os pescadores artesanais, foi desenvolvido, como produto didático, um material impresso de sete páginas, que traz de forma simples e clara, informações que buscam auxiliar na prevenção, tratamento e formas corretas de procedimentos pós-acidentes após um acidente com um animal aquático. Tais informações foram inseridas em um calendário anual, como forma de torna-lo mais atrativo ao público que se pretende alcançar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contaminação invisível - uma proposta para divulgação e visibilidade e visibilidade aos microplásticos(Universidade Federal do Pará, 2022-08-10) CARVALHO, Renan Almeida de; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538Os microplásticos são partículas menores que 5 milímetros derivadas de resinas plásticas que são produzidas pela indústria com algum propósito comercial, ou mesmo surgem pela fragmentação de objetos plásticos maiores provocada pelo intemperismo e degradação física, química e biológica. Assim como sua matéria prima, os microplásticos também possuem distintas propriedades físicas como a densidade, por exemplo, que pode determinar a dinâmica de deposição destas partículas no ambiente. Diante disto, é possível supor que encontremos partículas de microplástico em toda a coluna d’água em um ambiente aquático. Logo, os microplásticos podem contaminar tanto a biota presente na coluna de água, quanto no fundo de ecossistemas. Com a finalidade de colaborar para o ensino das ciências ambientais no âmbito da poluição por microplástico, este trabalho propõe como produto didático na forma de uma maquete da coluna d’água em ambientes de água doce, salobra e salgada, nos quais estão inseridas partículas de polipropileno (PP), de baixa densidade, e tereftalato de polietileno (PET), com alta densidade relativa. Com a finalidade de validar a aplicação do produto como ferramenta didática, o estudo foi aplicado a duas turmas do 7° ano do ensino fundamental. Na primeira turma foi aplicada aula teórica e questionário sobre o tema MP, e na segunda turma foi aplicada a aula, a maquete e o questionário. Após análise do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na turma onde foi apresentado a maquete, houve uma diferença significativa na quantidade de acertos em seis de oito questões. Isto indicou a relação positiva entre o uso de maquetes, como ferramenta para auxílio no ensino das Ciências Ambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Horto de plantas medicinais e sua aplicabilidade no ensino para graduação em farmácia e áreas afins(Universidade Federal do Pará, 2020-05-29) XAVIER JÚNIOR, Sebastião Ribeiro; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308Os homens buscam na natureza recursos para melhorar suas próprias condições de vida, nos tornando completamente dependentes das plantas, que por sua vez estão presentes na vida humana das mais variadas formas. No entanto, o acelerado desmatamento na região, onde há ocorrência natural de várias espécies medicinais, exige uma rápida ação para resgatar, conservar e estudar esses vegetais. Neste caminho, a instalação de um horto de plantas associado ao uso de uma cartilha, pode contribuir de forma significativa para estudos em diversas áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo a criação de um horto composto por plantas medicinais e a confecção de uma cartilha sobre as mesmas no curso de Farmácia da UFPA, com o intuito de subsidiar pesquisas, ensino e extensão para este e outros cursos de graduação. Foram selecionadas 42 espécies de plantas consideradas medicinais para a criação do horto. As plantas foram coletadas e levadas para identificação no Herbário IAN (escrever por extenso o nome), localizado na Embrapa Amazônia Oriental, e posteriormente as amostras foram fotografadas e inseridas no horto. Os dados gerados foram utilizados para a produção da cartilha de plantas medicinais. Para a validação do horto, foi organizado um curso a respeito de plantas medicinais com alunos de graduação e nível técnico, neste foi aplicado dois questionários (I e II) que tinha por finalidade fornecer informações sobre os conhecimentos referente a temática antes e após o curso. Para a validação da cartilha, o produto foi enviado para pesquisadores e professores para avaliação e sugestões. Assim, o horto de plantas medicinais foi criado com um total de 42 espécies, na UFPA, em uma área de 40m x 20m. Para a validação desta ferramenta, foram entrevistados 46 alunos que participaram do curso com a presença de seis instituições: UFPA, UFRA, IFPA, UNAMA, COSMOPOLITA e ESAMAZ. Os cursos representados foram: Farmácia (38 alunos), Engenharia Florestal (3), Enfermagem (3) e o curso Técnico em Meio Ambiente (2). A pesquisa confirmou o interesse dos alunos por um espaço não formal de ensino como o horto, demonstrando algum conhecimento sobre as plantas medicinais e enfatizando a importância do espaço para sua formação profissional. A cartilha foi analisada por 22 profissionais da área (professores e pesquisadores) que confirmaram que poderiam utilizá-la como material didático como recurso em conjunto com o horto em suas aulas, enfatizando a importância de se utilizar materiais que fujam do convencional e converse com a realidade dos estudantes. De forma geral, todos os pesquisados valorizam a importância de produtos como estes (horto e cartilha) para subsidiar e incrementar o ensino de botânica, destacando a importância de espaços não formais para desenvolvimento do tema plantas medicinais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Igarapés amazônicos e seus usos para recreação e lazer: uma proposta de ensino investigativo para alunos do curso técnico em meio ambiente(Universidade Federal do Pará, 2024-10-01) ROCHA, Cristiane de Almeida Belém; FRANÇA, Jessika Paiva; http://lattes.cnpq.br/6056182612110122; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-0201-8867; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308Os igarapés amazônicos são ecossistemas aquáticos que apresentam múltiplos usos e dentre eles está a recreação e lazer. Na região amazônica, os igarapés com tal finalidade são chamados de balneários e neles são instaladas estruturas que causam impactos ambientais que podem variar conforme o grau de impacto no local. Para avaliar tais impactos, os Protocolos de Avaliação Rápida de Hábitat (PARH), são excelentes recursos para o diagnóstico ambiental de ecossistemas aquáticos, uma vez que são de baixo custo e dispensam mão-de-obra especializada. O objetivo proposto para esta pesquisa é analisar qual a visão que estudantes de ensino técnico em meio ambiente possuem em relação aos igarapés amazônicos e ampliar os conhecimentos científicos sobre a ecologia e os impactos de instalações de balneários nesses ecossistemas. Para tanto, foi conduzida uma proposta de ensino investigativo para alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado (EMI)-Técnico em Meio Ambiente, da EETEPA Vilhena Alves em Belém, PA, organizada em cinco etapas: i) levantamento de ideias prévias, ii) aplicação de brainstorm, iii) aula teórica, iv) aula prática de campo, v) questionário avaliativo. Como resultado, foi desenvolvida uma Sequência Didática Investigativa (SDI), que é uma estratégia metodológica para avaliar, juntamente com alunos em processo de formação técnica, o grau de interferência humana nos igarapés que são utilizados como balneários na região amazônica. Essa estratégia promove capacitação técnica e profissional, conscientizando a comunidade a reconhecer e tomar medidas significativas para mitigação da degradação de hábitats naturais, além de ser um recurso pedagógico capaz de promover e ampliar o ensino de ciências ambientais na região amazônica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A responsabilidade socioambiental e a formação inicial de novos gestores: experimentos sociopedagógicos em uma IES no município de Abaetetuba/PA(Universidade Federal do Pará, 2020-03-30) MELO, Breno Anderson Pereira; RAVENA CAÑETE, Voyner; http://lattes.cnpq.br/9961199993740323; https://orcid.org/0000-0001-8528-3086O atual cenário corporativo busca integrar elementos socioambientais no processo de gestão, onde a efetividade organizacional seria muito mais que alocar recursos e maximizar resultados, passaria pela capacidade dos gestores em harmonizar a gestão empresarial e a Responsabilidade Socioambiental na busca pela sustentabilidade. Esse desafio empresarial necessita de novos gestores capazes de compreender a complexidade das questões ambientais e seus cenários de riscos de forma crítica e integradora. Partindo desta temática, este trabalho de dissertação busca responder: Como a formação dos futuros gestores é capaz de promover a compreensão da complexidade das questões ambientais? E como uma ferramenta metodológica de caráter pedagógico permite promover processos de reflexão e conscientização sobre cenários de risco ambiental? A relevância social desta pesquisa busca contribuir com o processo de formação dos bacharéis em Administração da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM), na cidade de Abaetetuba/PA, responsáveis por seu papel na sociedade, formando futuros gestores para além dos conhecimentos técnicos e disciplinares. Os principais autores que embasaram a fundamentação teórica foram: Beck (1992), Giddens, Beck e Lash (1997), Becker (2001; 2004), Cavalcante (2015), Loureiro e Pomier (2013), Zhouri (2008) e Acselrad (2015) abordando os cenários de riscos ambientais; Lui e Molina (2016), Da Costa Tavares (2011), Becker (2001), Araújo e De Sales Belo (2009), Kohlhepp (2002), Teisserenc (2010) e Loureiro (2002) fundamentam as discussões sobre os cenários de riscos ambientais na Amazônia; Reigota (2017), Freire (1996; 1987), Loureiro; Tozoni-Reis (2016), Guimarães (2000), Loureiro e Layrargues (2013), Leff (2006; 2010; 2012), Lisboa et al (2012), Borges e Alencar (2014), Moran (2014), Aires (2015) e Jacobi et al (2011) para fundamentar questões sobre a educação ambiental como ferramenta para o desenvolvimento sustentável; Berté (2013), Demajorovic e Silva (2012), Dias (2017), Springett (2005), Quintas (2004), Layrargues e Lima (2014), Leff (2012), Tachizawa (2017) e Barbieri (2004) referenciando os desafios da Responsabilidade Socioambiental no ensino da Administração. A metodologia do estudo possui uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada a pesquisa documental para analisar a abordagem ambiental no Projeto Pedagógico do Curso de Administração; na pesquisa de campo foi aplicado um questionário semiestruturado com 52 alunos do sétimo semestre do curso de Administração e com base nas respostas, foi construída e testada uma proposta didática para o ensino da disciplina Responsabilidade Socioambiental. Os resultados validam a pesquisa, pois contribuíram na sensibilização e conscientização dos discentes sobre os cenários de riscos e a complexidade ambiental, além de possibilitar a formação de futuros gestores incorporados aos desafios da sustentabilidade.
