Artigos - Margens/UFPA
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Navegando Artigos - Margens/UFPA por Assunto "Afetividade"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e aprendizagem escolar: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Pará, 2015-06) PEREIRA, Zildene FranciscaDiscutimos, neste artigo, a relação existente entre o processo de ensino-aprendizagem e a afetividade, a partir da teoria walloniana como nosso principal referente teórico. Para tanto temos como objetivos: discutir a importância da afetividade na prática pedagógica e conhecer os estágios de desenvolvimento, considerando o processo histórico do qual a criança faz parte. Compreender a afetividade para além do entendimento na maneira de agir maleável e suave faz com que possamos ampliar nosso conhecimento acerca desse conceito tão difundido, atualmente, nas práticas pedagógicas, mas nem sempre compreendido em toda sua amplitude. Desse modo, estudar essa temática é um desafo constante, pois são inúmeras as dificuldades impostas em sala de aula cotidianamente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e conhecimento: a apropriação da leitura e da escrita por uma mulher(Universidade Federal do Pará, 2007) FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraO texto procura analisar a inter-relação afetividade e conheciemento, por meio da narrativização de alguns episódios envolvendo uma aluna adulta.Funda-se ana abordagem histório-cultural desevolvida por Vigotski e na teoria da enunciação, de Bakhtin, que reconhecem que o homem é sujeito simbólico e que o social e o cultural - entre as quais a linguagem - sedenpenham um papael fundamental na constituição da vida psíquica, constituída pela indissociável inter-relação entre vida afetiva e cognitiva.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e conhecimento: a apropriação da leitura e da escrita por uma mulher(Universidade Federal do Pará, 2005-01) FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraAFETIVIDADE E CONHECIMENTO: A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR UMA MULHERArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2014-01) FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia SanchesA finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A mediação da afetividade e experiencia teórico-metodológica de leitura e escrita(Universidade Federal do Pará, 2013-04) FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia SanchesA finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada numa turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolveram-se atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observaram-se graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificou-se que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A representação da afetividade em uma turma de 2° ano do município de Abaetetuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2016-06) MELO, Érica da Silva; LOBATO, Vívian da SilvaO artigo discute a afetividade como algo indissociável do desenvolvimento humano e indispensável na aprendizagem a partir da perspectiva Walloniana. A presente pesquisa originou-se de um Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo é analisar como a afetividade está sendo compreendida e desenvolvida em uma turma de 2° ano. A pesquisa foi realizada através da observação do cotidiano de uma sala de aula e uma entrevista com a professora da turma. Henri Wallon é a principal fundamentação teórica, e alguns autores que discutem a sua teoria como: Almeida (2007, 2012) Dantas (1992), Galvão (2011), Mahoney (2010), dentre outros. O artigo está organizado em: Introdução, referencial teórico, desenvolvimento (sobre a pesquisa) e considerações finais. Constatou-se que a afetividade é algo indispensável no âmbito escolar, porém ainda é um desafio para os professores. Afetividade e aprendizagem são indissociáveis no processo de ensino aprendizagem. É imprescindível reconhecer a importância da afetividade e tê-la como aliada na aprendizagem.
