Artigos - Margens/UFPA
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Navegando Artigos - Margens/UFPA por Assunto "Affectionateness"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Leitura e escrita: experiências teórico-metodológicas em sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2014-01) FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia SanchesA finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A mediação da afetividade e experiencia teórico-metodológica de leitura e escrita(Universidade Federal do Pará, 2013-04) FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; LEÃO, Dionéia SanchesA finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada numa turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolveram-se atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observaram-se graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificou-se que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.
