Artigos Científicos - FABIB/ICSA
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aspectos epistemológicos da ciência da informação: a transcendência da teoria crítica de habermas e os paradigmas da ciência da informação(Universidade Federal do Pará, 2016-06) CASTRO, Jetur Lima de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira daA pesquisa visa compreender os paradigmas da Ciência da Informação (CI) através da teoria crítica de Habermas, buscando através dos indícios interpretativos encontrar as pistas para as incertezas epistemológicas desses paradigmas a partir de um olhar histórico-hermenêutico. O objetivo do estudo é investigar os paradigmas da CI identificados por Capurro considerando a perspectiva histórico-hermenêutica e a interlocução com a teoria crítica de Habermas, visando oferecer uma percepção mais crítica destes paradigmas. No percurso metodológico abordamos a investigação teórica, com auxílio da hermenêutica com base bibliográfica. Os resultados mostram que pode ser empregado dentro dos paradigmas da informação os estudos emancipatórios através de uma ação comunicativa. Por fim, devemos pensar nos terrenos tomados como verdade na CI na Biblioteconomia de modo a pensar em uma reforma necessária para reconstruir os paradigmas dirimidos da CI.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Avaliação de sistemas de informação: revisão da literatura(Universidade Federal do Pará, 2001-06) FERREIRA, Osmar Carmo ArouckRevisão da literatura sobre avaliação de sistemas de informação. Analisa 104 artigos Publicado sem 14 diferentes periódicos entre 1974 a 1997. Identifica, analisa e sistematiza as variáveis dependentes adotadas para avaliação de sistemas de informação ao longo deste período. Enfoca especificamente os atributos referentes à qualidade da informação e qualidade de serviço em sistemas de informação. Apresenta a literatura referente à utilização do instrumento da área de marketing de serviço chamado SERVQUAL, bem como sua aplicação na área de sistemas de informação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Bibliotecário imagem social ou clichê: um estudo prático do marketing informacional do curso de Biblioteconomia/UFPA na Escola Brigadeiro Fontenelle(Universidade Federal do Pará, 2015) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deApresenta a prática do marketing informacional como objeto de estudo, para refrear os estereótipos que existem, acerca da imagem do profissional bibliotecário. O objetivo da pesquisa é analisar a concepção dos alunos do 2º e 3º ano da E.E.E.F.M. Brigadeiro Fontenelle, com relação ao curso Biblioteconomia. O método utilizado dá-se pela pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados examinam os pontos causadores dos estereótipos da profissão de bibliotecário e a biblioteconomia. A pesquisa conclui, mostrando os depoimentos de alguns alunos, após a palestra realizada na escola, e como eles observam a inclusão do bibliotecário com relação aos campos de atuação na Biblioteconomia e de sua real imagem frente a sociedade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Clodoaldo Beckmann (1927–2007): o médico cirurgião e documentalista dedicado à Biblioteconomia(2015-10) SOUZA, Orinete Costa; FERREIRA, Rubens da SilvaEstudo sobre a vida e a obra do médico cirurgião e documentalista Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckmann (1927-2007), fundador do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o objetivo de recuperar a dimensão profissional do homem que colocou seu conhecimento a serviço da Medicina e da Biblioteconomia, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, fundamentado na história oral, mais precisamente no método biográfico, combinado à pesquisa documental, à bibliográfica e à realização de entrevistas abertas e conversas informais junto aos familiares, amigos e ex-alunos. A memória recuperada pelas evidências destaca os feitos marcantes da vida de Clodoaldo Beckmann que fizeram com que o nome dele entrasse para a história da Medicina e da Biblioteconomia no Pará.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comportamento informacional e processo de busca da informação: bases fundamentais para pesquisa científica(Universidade Federal do Pará, 2012-12) PIRES, Erik André de NazaréAborda as relações entre o comportamento informacional juntamente com o procedimento de busca da informação tratadas numa perspectiva interdisciplinar para aplicação da pesquisa de cunho cientifico. Com base na pesquisa fundamental apresentada para fundamentar o corpo textual, mostra como essas duas vertentes são importantes na conjectura da ciência. Entende-se que o comportamento de busca da informação e as TIC’s são componentes essenciais na formação do bibliotecário, sobretudo num contexto de produção e de reprodução de informações/textos em ambientes digitais, o que aponta para a construção de novos hábitos de leitura fundamentados no uso dos recursos tecnológicos disponíveis no século XXI.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O comportamento no processo de busca da informação por meio das tecnologias da informação e comunicação: um estudo de caso sobre os discentes da Faculdade de Biblioteconomia no Estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2014-09) COSTA, Elisangela Silva da; PIRES, Erik André de NazaréAborda as relações entre o comportamento durante o procedimento de busca informacional e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), tratadas numa perspectiva interdisciplinar no contexto da graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetiva-se investigar como os alunos da graduação em Biblioteconomia realizam as suas pesquisas acadêmicas, averiguando se há êxito nos resultados obtidos, focalizando, em especial, o acesso a textos acadêmicos, para a leitura e produção textual desses discentes, que se encontram em processo de formação profissional. A metodologia foi empregada da seguinte maneira: na primeira com a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Kuhlthau (1991; 1999; 2004 e 2005), Wilson (1997; 1999; 2000 e 2006) e abrangendo contribuições de outros pensadores sobre a temática abordada. Na segunda etapa, realizou-se um estudo exploratório e descritivo de abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário contendo perguntas fechadas, abertas e híbridas. Os resultados alcançados mostram que os discentes de modo geral apresentam desempenho satisfatório no processo de busca informacional, pois, realizam o processo de recuperação da informação de modo proficiente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Compreendendo a imigração espanhola no Pará (1896-1899): um estudo a partir das passagens grátis como fontes de informação(2011-04) FERREIRA, Rubens da Silva; COSTA, Érica ElaineAborda as passagens grátis que subsidiaram a imigração espanhola para o estado do Pará (1896-1899) como fonte de informação. Utiliza a pesquisa documental de abordagem quantitativa para compreender os fatores que motivaram o fluxo migratório no sentido Vigo-Espanha/Belém-Brasil, bem como para construir o perfil desses espanhóis. Baseado em amostragem documental dos arquivos da imigração espanhola custodiados pelo Arquivo Público do Estado do Pará, a pesquisa reúne informações sobre 792 espanhóis que obtiveram passagens grátis. As informações registradas nessas passagens indicam origem, vapor de embarque, sexo, idade, estado civil e profissão dos sujeitos em foco. A vinda de espanhóis está associada às mudanças na economia espanhola, à política de branqueamento da população brasileira e à necessidade de povoamento da Amazônia brasileira. Os imigrantes são majoritariamente do sexo masculino, em idade ativa e lavradores. Diante das poucas fontes de informação existentes sobre a presença espanhola no Pará, há que se preservar e difundir esse patrimônio documental. Nesta direção, a busca de cooperação técnica nacional e internacional surge como estratégia necessária às instituições arquivísticas que custodiam documentos da imigração espanhola no Brasil.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Os conhecimentos tradicionais dos(as) erveiros(as) da Feira do Ver-o-Peso (Belém, Pará, Brasil): um olhar sob a ótica da Ciência da Informação(2013-06) DANTAS, Cleide Furtado Nascimento; FERREIRA, Rubens da SilvaEstudo sobre os conhecimentos tradicionais detidos pelos(as) erveiros(as) da Feira Livre do Ver-o-Peso, em Belém, Pará, Brasil. Em termos gerais, busca-se contribuir com o tema, na perspectiva da Ciência da Informação. Do ponto de vista da investigação, utiliza a pesquisa bibliográfica e etnográfica, em direção à compreensão dos processos de aquisição, armazenamento e transferência de informações sobre plantas, cascas e raízes medicinais comercializadas pelos atores em foco. Verifica que a aquisição e a transmissão desse saber se dá pela observação e pela oralidade no contato cotidiano do trabalho com esses produtos, seguindo armazenado apenas na memória de seus detentores. Por fim, aponta os riscos que permeiam os conhecimentos tradicionais dos(as) erveiros(as) da Feira do Ver-o-Peso e as possibilidades que o tema oferece à Ciência da Informação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Desenvolvendo a competência informacional: a experiência do curso de Biblioteconomia da UFPA com egressos do sistema penal e familiares atendidos pela Fábrica Esperança(2013-12) FERREIRA, Rubens da Silva; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; CORRÊA, Maria de Nazaré dos Santos; COSTA, Armando Onofre da SilvaO presente trabalho faz um registro da experiência extensionista, no contexto da Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará. Trata-se do projeto "Construindo a competência informacional através de estratégias de fortalecimento do uso educativo das Tecnologias de Informação e Comunicação", que, entre os meses de agosto e dezembro de 2011, concentrou as ações entre os egressos do sistema penal e familiares atendidos pela Fábrica Esperança. Partindo da pesquisa-ação, os sujeitos em foco foram envolvidos em atividades orientadas para o desenvolvimento das competências informacionais, em uma carga horária total de 160h. Entre docentes, discentes e pessoal técnico, a experiência permitiu refletir sobre o conceito de competência informacional, o qual se coloca como fundamental para se pensar a inclusão e a cidadania na sociedade da informação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Enfoques da revolução francesa, nazismo e ditadura militar no Brasil: repressão e censura à informação(Universidade Federal do Pará, 2015-06) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deTrata da censura à informação a partir de três acontecimentos históricos mundiais como a Revolução Francesa da qual remete as ‘atitudes dos iluministas’, ‘Bücherverbrennung’ no Nazismo e a ‘opressão na literatura’ na Ditadura Militar no Brasil. O objetivo do trabalho é enfocar as variadas formas de censura aplicadas aos documentos que foram censurados nesses períodos. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Chaffe, (2009), Cornelsen (2009), Fioratti (2012) e Darnton (1992), em que abordam os registros históricos, evidenciando a influência da censura no que tange a fatos históricos. O texto é finalizado integrando os períodos históricos à informação, evidenciando a importância da informação nos referidos períodos históricos, uma vez que abrem um novo o caminho para a democracia. Desse modo, enfoca o direito intelectual de acesso ao conhecimento, através da liberdade de busca e uso de informações para a constituição da história, bem como enfoca a contribuição da Ciência da Informação como campo interdisciplinar de conhecimento para a compreensão de acontecimentos históricos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Entre a censura e a disseminação: uma análise crítica sobre a prática profissional bibliotecária fundada na emancipação de informação e dignidade humana(Universidade Federal do Pará, 2017) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; CASTRO, Jetur Lima deA aplicabilidade profissional do bibliotecário, em norma, fundamenta-se sobre a liberdade científica em seu disseminar, totalizando, dessa maneira, o acesso à informação para os seus usuários que procuram nas bibliotecas determinados conhecimentos e, sobretudo, podem encontrar obstáculos em algumas formas de obtenção da informação, em face de algumas práticas profissionais do bibliotecário. Neste sentido, objetiva-se discutir sobre os reflexos da censura na prática profissional do bibliotecário, apresentando alguns arcabouços conceituais, a partir do estado da arte, através de questionamentos e ações interpretativas, das variáveis do conhecimento sobre práticas de censura e disseminação da informação em bibliotecas. Trata-se de uma pesquisa teórica e bibliográfica, uma vez que procura discutir por intermédio da análise indiciária as evidências interpretativas, no sentido de encontrar pistas no processo da disseminação informacional que componha os pressupostos da prática de censura, sob o ponto de vista explícito e implícito (censura velada). Como resultado, avalia-se que a censura se perdura ao tempo, além de camuflar-se, assim, aparecendo de maneira implícita em lugares que deveriam estar reforçando-se contra quaisquer vestígios que lembrem o comportamento censório. Ao final, contextualiza que o bibliotecário como profissional da informação, juramentado na liberdade da investigação científica e na dignidade da pessoa humana, tem a responsabilidade e compromisso de lutar para que este juramento não seja só em teoria, e sim, que este recorra para a prática do nosso cotidiano nas bibliotecas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Fanfiction: uma escrita criativa na web(Universidade Federal do Pará, 2017-06) ARRUDA, Maria Izabel Moreira; ALENCAR, Daniele AlvesEstudo das fanfictions como uma prática de incentivo à leitura e produção de textos ficcionais na web. Por meio de pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa foi desenvolvido o assunto para a área daCiência da Informação. Utiliza o site “Nyah! Fanfiction” como fonte de informação sobre as fanfictions e para aplicação de questionáriocomo auxílio na investigação do comportamento dos fanfiqueiros do site. O artigo mostra o que são as fanfictions, descreve a forma diferenciada que o ficwriterl ê o texto original para a produção da história, e apresenta o site “Nyah! Fanfiction” não apenas como depositário de fanfictions, mas também informa como essa prática pode se tornar mais que um passatempo, por explorar a imaginação, estimular a criação de textos, e assim intensificar a prática de leitura e escrita entre os jovens. O assunto estudado ainda é considerado novo na área de Biblioteconomia, portanto se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas abordando o tema fanfiction.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Henry Walter Bates: um viajante naturalista na Amazônia e o processo de transferência da informação(2004-08) FERREIRA, Rubens da SilvaA partir do século XVII iniciou-se na Amazônia toda uma movimentação de viajantes/naturalistas atraídos pela biossociodiversidade dessa região dominada por uma floresta tropical. Henry Bates (1825-1892), estudioso de história natural, foi um deles, tendo, porém, se deslocado para o Norte do Brasil entre os anos de 1848 e 1859. Nesse contexto, o presente paper tem como objetivo analisar o processo de transferência das informações produzidas por esse viajante naturalista após 11 anos de trabalho de campo. A partir do material bibliográfico reunido para esse fim, verificou-se que tal processo foi bem-sucedido, como evidencia a ampla circulação das obras publicadas por Bates. Transcorridos 156 anos dessa expedição, a produção científica de Bates continua a participar do circuito acadêmico de produção de conhecimento sobre a Amazônia na contemporaneidade, qual seja no campo da biologia, da zoologia, da sociologia, da história ou da antropologia.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A importância do hábito da leitura na universidade(Universidade Federal do Pará, 2012-12) PIRES, Erik André de NazaréTrata da questão do quanto é fundamental o exercício da leitura no segmento acadêmico, pois influencia diretamente na formação e qualificação profissional. Objetiva em termos gerais colocar em pauta esse aspecto tradicionalista que envolve a formação de um cidadão com visão de mundo mais crítica. O procedimento metodológico empregado consiste da pesquisa bibliográfica para fundamentar a produção textual do trabalho. A sociedade na qual estamos ambientados requer pessoas que exerçam a cidadania de maneira adequada para proporcionar um melhor desenvolvimento da mesma. Entende-se que os graduandos em Biblioteconomia ou qualquer outra graduação precisam ser mais conscientes quanto ao hábito constante da leitura, seja de obras que estão nos moldes físicos ou eletrônicos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A informação social no corpo travesti (Belém, Pará): uma análise sob a perspectiva de Erving Goffman(2009-08) FERREIRA, Rubens da SilvaInspiradas em um ideal de mulher, as travestis investem em uma morfologia híbrida, combinando signos de masculinidade e feminilidade, que acabam por desqualificá-las para a sociedade maior. Partindo da noção de informação social de Goffman, este trabalho tem por objetivo fazer uma leitura dos corpos dos sujeitos em questão, o que se dá sob uma perspectiva relacional. O corpus submetido à análise constitui-se do material obtido de pesquisa etnográfica realizada em 2002 e 2003 entre as travestis que se prostituem em Belém, Pará. De modo geral, os corpos das travestis comunicam uma diversidade de informações, as quais falam sobre estigma, desvio, violência e desejo na capital paraense.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Mapeamento das revistas do portal de periódicos da Universidade Federal do Pará: uma abordagem sobre a importância da elaboração de políticas e estratégias de preservação digital(Universidade Estadual de Londrina, 2018-12) BARROS, Diego Bil Silva; CASTRO, Jetur Lima de; ARELLANO, Miguel Ángel MárderoIntrodução: Aborda a importância da elaboração de políticas e estratégias de preservação digital, a partir de uma avaliação realizada no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará. Atualmente, esse portal de periódicos é composto por onze revistas, a saber: Complexitas, Margens Interdisciplinar, Arteriais, Revista Amazônia, Revista Agroecossistemas, MOARA, Amazônica, Novos Cadernos NAEA, Hendu, Revista Brasileira de Análise ao Comportamento, Revista Ver a Educação. Objetivo: Propõe a mapear as revistas do Portal de Periódicos da UFPA, identificando possíveis estratégias e políticas de preservação, além de gerar contribuições práticas e teóricas para a instituição. Metodologia: Utilizou-se os métodos científicos da pesquisa-ação, envolvendo métodos quantitativos e qualitativos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Observou-se que todas as revistas adotam o padrão SEER/OJS (Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas), utilizam o Digital Object Identifier (DOI) e estão integradas ao link institucional do portal. Porém, apenas 45% dos periódicos estão com habilitação do manifesto LOCKSS para preservação digital através da Rede Cariniana. Resultados: Constatou-se, também, que o Portal de Periódicos da UFPA possui políticas editoriais bem definidas com vistas à qualidade científica e ainda está em busca de institucionalizar uma política de preservação digital. Conclusões: Assim, concluímos que a preservação digital se apresenta como um fator em crescimento e decisivo para a garantia da produção pretérita e a respectiva manutenção desses conhecimentos com o objetivo de disponibilizá-las para as gerações presentes e futuras.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O mito da matinta perera e suas formas variantes em Curuçambaba, Bujaru (Pará, Brasil)(Universidade Federal do Pará, 2018-06) FERREIRA, Rubens da Silva; DANTAS, Cleide Furtado NascimentoO presente estudo tem como foco a Matinta Perera, ente amazônico dotado de poderes zoomórficos e comumente associado ao gênero feminino. Nessa direção, pretende-se analisar essa figura mítica no contexto das narrativas orais que falam sobre possíveis “avistamentos” ocorridos na comunidade de Curuçambaba, área rural do município de Bujaru, região Nordeste do Estado do Pará, Brasil. No plano teórico, o estudo mobiliza uma bibliografia que incorpora as contribuições de Cascudo, Fares e Silva Júnior para contextualizar o mito em seus diferentes significados e auxiliar a compreensão do que foi ouvido entre os locais. Em sua concepção empírica, o estudo é desenhado com base nas narrativas orais recolhidas em 2015 na área em foco. Segundo os narradores, em Curuçambaba existem matintas vivendo entre eles, envolvendo situações de “avistamentos”. De um modo geral, as narrativas recolhidas sobre a Matinta Perera apontam para representações amazônicas sobre gênero, velhice e pobreza transmitidas pelo gesto de narrar uma história que, ao mesmo tempo, assusta e educa os mais jovens, sobretudo nas áreas rurais da Amazônia paraense.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A moda como objeto de informação: o caso do Movimento Feminista Punk Riot Grrrl(Universidade Federal do Pará, 2015-09) CASTRO, Kedma Lima de; CASTRO, Jetur Lima de; OLIVEIRA, Alessandra Nunes deIntrodução: Ao se considerar que a moda pode ser entendida como objeto de informação, o objetivo do trabalho é apresentar as características de indumentária e de comportamento do movimento feminista punk Riot Grrrrl como constituintes espaço de discurso e de linguagem e, portanto, no escopo de investigações na área de Ciência de Informação e Biblioteconomia. Método: Trata-se de pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental. Resultados: apresenta-se o momento histórico do movimento punk Riot Grrrl no contexto punk, analisando-se a temática do feminismo, a discussão de gênero e suas relações com a moda entendendo-se a indumentária das riots grrrls como forma de protesto e discurso político em seu contexto histórico-social. Conclusão: as releituras visuais do movimento feminista punk, sustentadas em seus ideários radicais e seu impacto no universo da moda, revelam a representatividade da indumentária e do comportamento como formas emancipatórias no social, configurando-se como espaços de discurso e, portanto, de informação.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A música como fonte representativa de informação: o caso da Fonoteca Satyro de Mello no CENTUR/FCPTN(Universidade Federal do Pará, 2016-06) CASTRO, Jetur Lima de; OLIVEIRA, Alessandra Nunes deIntrodução: Ao se considerar a música como fonte interpretativa de informação. Objetivo: Discute a importância da música como aspecto representativo na Fonoteca Satyro de Mello e como processo social e informacional. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental. Discussões: Apresenta a Fonoteca Satyro de Mello como instrumento de representação cultural e a música como fonte informativa no contexto social do bibliotecário. Conclusões: Finaliza relatando a experiência que o bibliotecário precisa ter para desempenhar seu papel de mediador e agente cultural na Fonoteca Satyro de Mello.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Narrativas da censura informacional registrada sob a ótica historiográfica: apreciações a partir da influência do Terceiro Reich Alemão(Universidade Federal do Pará, 2018-04) OLIVEIRA, Alessandra Nunes de; SILVA, Luiz Eduardo Ferreira da; CASTRO, Jetur Lima deO artigo investiga o contexto historiográfico do Terceiro Reich Alemão situando os caminhos da censura, sua influência com a propaganda política nazista e seu clímax com a ação bücherverbrennung (queima de livros) que envolveu as bibliotecas alemães. Configura-se como uma abordagem teórica de cunho histórico, bibliográfico e documental, adotando o conhecimento indiciário, evidenciando os aspectos interpretativos de outras formas do saber que partilham das pistas e pegadas através do conhecimento indireto. Apresenta o contexto da censura em livros a partir das narrativas historiográficas do Terceiro Reich Alemão, destacando a intenção da intolerância nazista, a qual ficou marcada contra a liberdade de expressão e do conhecimento, que se propagou por estratégias propagandistas empregadas a influenciar adeptos às práticas do extremismo nazista. Resgata à memória dos bibliotecários alemães que no exercício de sua função foram perseguidos pela barbárie nazista e, ao mesmo tempo, cativos de um regime ultrajante nas realizações de suas funções como disseminadores do conhecimento e dos seus aspectos científico, técnico e humanista.
