SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A gestão superior da Universidade Federal do Pará no contexto do PDI

Imagem de Miniatura

Data

18-12-2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

AMARAL, Genilda Teixeira Pereira. A gestão superior da Universidade Federal do Pará no contexto do PDI. Orientador: Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10914. Acesso em:.

DOI

Este trabalho trata sobre a Gestão que o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Pará orienta para a UFPA, decorrente de pesquisa bibliográfica, cujo objetivo foi analisar como se configura a gestão da UFPA e sua relação com tal Programa. Para a coleta de dados utilizei o método de análise documental por meio do qual investiguei os documentos oficiais que me forneceram dados importantes para esta pesquisa, que foram coletados em documentos como decretos, leis, reformas educacionais, resoluções, planos, projetos e diretrizes governamentais, que possibilitaram verificar as questões teóricas e práticas de gestão, bem como o modelo de gestão gerencial e sua relação com as reformas do Estado Neoliberal e da Educação Superior. Das análises empreendidas, cheguei à conclusão de que a gestão universitária da Universidade Federal do Pará é Gerencial e que o Plano de Desenvolvimento Institucional é um instrumento deste modelo de gestão, como decorrência de planejamento estratégico. Nesta perspectiva de atuação, constatei que a gestão implementada na UFPA faz parte de um projeto articulado às políticas neoliberais, que determinam a diminuição de despesas do Estado com medidas públicas para educação, saúde e outras áreas sociais estimulando privatizações, ferindo a autonomia da Instituição e exigindo produtividade, com redução de investimentos, o que pode provocar prejuízos na qualidade do ensino, das pesquisas e da extensão realizados.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

EDUCAÇÃO

Linha de pesquisa

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Educação

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI