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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 30-mar-2012
Autor(es): SANTOS, Lorena Ribeiro dos
Primer Orientador: SILVA, Simone Souza da Costa e
Título : Práticas educativas maternas e empatia em crianças de baixa renda
Otros títulos : Mothers’ childrearing practices and empathy in low income children
Citación : SANTOS, Lorena Ribeiro dos. Práticas educativas maternas e empatia em crianças de baixa renda. 2012. 125 f. Orientadora: Simone Souza da Costa e Silva. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: . Acesso em:.
Resumen: O presente estudo investigou as práticas educativas e os estilos parentais predominantes em mães de crianças de baixa renda e a relação destas práticas com a empatia das crianças. Participaram da pesquisa 36 crianças, de 9 a 11 anos de idade, e suas respectivas mães. Utilizou-se como instrumentos um Questionário Sociodemográfico, o Inventário de Estilos Parentais e a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes. Os resultados indicam que os escores das respostas das crianças, referentes às práticas educativas maternas, foram significativamente menores que os escores das mães, com prevalência das práticas negativas em ambas as perspectivas. O estilo parental predominante é o de risco e o regular abaixo da média. Verifica-se que maiores níveis de escolaridade das crianças se relacionam com níveis mais altos de empatia. Não há correlação entre as práticas educativas maternas e os níveis de empatia. Este estudo levantou informações importantes quanto às práticas educativas maternas, como a prevalência de práticas negativas nas mães investigadas. A detecção deste déficit suscita a necessidade de pesquisas mais abrangentes sobre as práticas educativas em mães de baixa renda, além do desenvolvimento de programas de orientação e intervenção que auxiliem mães e pais na educação dispensada aos filhos.
Resumen : The present study investigated the educational practices and parenting styles prevalent in mothers of low-income children and the relationship of these practices with the empathy of children. The research included the participation of 36 children, 9-11 years old, and their mothers. It was used as instruments the Sociodemographic Questionnaire, the Parental Styles Inventory and the Scale of Empathy for Children and Adolescents. The results indicate that scores of children's responses, regarding childrearing practices, were significantly lower than the scores of mothers, with a prevalence of negative practices in both perspectives. The parenting style is the predominant risk and below-average regular. It is found that higher levels of education of the children are related to higher levels of empathy. There is no correlation between maternal educational practices and levels of empathy. This study raised important information regarding childrearing practices, as the prevalence of negative practices in the surveyed mothers. The detection of this deficit raises the need for more comprehensive research on educational practices in low-income mothers, and the development of guidance and intervention programs that help mothers and fathers in the education provided to children.
Palabras clave : Psicologia educacional
Crianças pobres - Educação
Empatia
Prática de ensino
Educação afetiva
Práticas educativas maternas
Crianças de baixa renda
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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