Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11340
Tipo: | Artigo de Periódico |
Fecha de publicación : | 2009 |
Autor(es): | SANTOS, Sandoval Nonato Gomes |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título : | Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada |
Otros títulos : | The production process of the genre debate in the mother language teaching and learning context: an applied approach |
Citación : | SANTOS, Sandoval Nonato Gomes. Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada. Delta: Documentação de Estudos em Linguistica Teòrica e Aplicada. São Paulo, v. 25, n.1, p. 39-66, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502009000100002. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11340. Acesso em:. |
Resumen: | Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido |
Resumen : | The genre debate has its own particular rules. This study describes and analyses the production process of the genre debate in the mother language teaching and learning context, in High School juniors groups of a public school in Belém (PA). The aim of the study is to understand how this genre, as a teaching object, assumes the role of discipline content, that is, its status in the Portuguese language class. Students' productions, specifically the roles they assume to perform in this genre, are focused on. This focus implies considering not only the ways in which students learn the genre, but also their perceptions about the tasks they are involved in achieving |
Palabras clave : | Debate regrado Ensino-aprendizagem do português Gênero |
Series/Report no.: | DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada |
ISSN : | 1678-460X |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502009000100002&lng=pt&nrm=iso |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502009000100002 |
Aparece en las colecciones: | Artigos Científicos - ILC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ModosApropriaçãoGênero.pdf | 652,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons