Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11340
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : 2009
Autor(es): SANTOS, Sandoval Nonato Gomes
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada
Otros títulos : The production process of the genre debate in the mother language teaching and learning context: an applied approach
Citación : SANTOS, Sandoval Nonato Gomes. Modos de apropriação do gênero debate regrado na escola: uma abordagem aplicada. Delta: Documentação de Estudos em Linguistica Teòrica e Aplicada. São Paulo, v. 25, n.1, p. 39-66, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502009000100002. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11340. Acesso em:.
Resumen: Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido
Resumen : The genre debate has its own particular rules. This study describes and analyses the production process of the genre debate in the mother language teaching and learning context, in High School juniors groups of a public school in Belém (PA). The aim of the study is to understand how this genre, as a teaching object, assumes the role of discipline content, that is, its status in the Portuguese language class. Students' productions, specifically the roles they assume to perform in this genre, are focused on. This focus implies considering not only the ways in which students learn the genre, but also their perceptions about the tasks they are involved in achieving
Palabras clave : Debate regrado
Ensino-aprendizagem do português
Gênero
Series/Report no.: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada
ISSN : 1678-460X
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502009000100002&lng=pt&nrm=iso
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502009000100002
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ModosApropriaçãoGênero.pdf652,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons