SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Percepção de mães beneficiárias ribeirinhas sobre o programa bolsa família: um olhar da psicologia econômica

Imagem de Miniatura

Data

05-03-2013

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contido em

Citar como

SANTOS, Thamyris Maués dos. Percepção de mães beneficiárias ribeirinhas sobre o programa bolsa família: um olhar da psicologia econômica. Orientadora: Simone Souza da Costa e Silva. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

O objetivo desta dissertação é investigar as características econômicas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) moradoras de uma comunidade ribeirinha amazônica e a percepção das mães destas famílias sobre o programa. Para tanto foi realizado um estudo de casos múltiplos de quatro famílias ribeirinhas moradoras de uma ilha pertencente ao município de Belém, capital do estado do Pará. Foram levantados dados demográficos e socioeconômicos das famílias, além de depoimentos retrospectivos e atuais sobre os valores relacionados ao benefício do PBF e expectativas de futuro destas famílias, assim como seus hábitos de consumo e relação com o recurso recebido. Os principais resultados apontam a importância da renda do PBF no orçamento familiar total. De modo geral, o dinheiro obtido através da extração do açaí é destinado ao suprimento das despesas com alimentação e compra de móveis e eletrodomésticos e o dinheiro do benefício é destinado para bens que sejam usufruídos principalmente pelas crianças e suas mães, como roupas, gastos escolares, artigos de uso pessoal. Porém, dada a situação de extrema vulnerabilidade alimentar, o benefício também fio gasto com a compra de alimentos para todo o grupo e compra de móveis e eletrodomésticos. São apresentadas as características estruturais e socioeconômicas das famílias, dentre estas destacam-se: a divisão do trabalho, a poupança, a utilização de cartões de crédito, a existência de dívidas em estabelecimentos comerciais, a importância da energia elétrica e a participação no benefício do INCRA. No que diz respeito à percepção das mães beneficiárias sobre o PBF, foram organizados seis temas: a percepção geral sobre o PBF, o empoderamento das beneficiárias, as condicionalidades de educação e de saúde e as mudanças na percepção da renda do marido, na frequência dos gastos e no suprimento de necessidades. De modo geral, as participantes percebem o benefício como um agregado positivo em sua renda familiar e cumprem as condicionalidades necessárias para que participem do programa. Porém, para que haja o verdadeiro rompimento com o ciclo da pobreza, é necessária a disponibilização de serviços públicos de qualidade, que formem cidadãos saudáveis e autônomos.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ECOETOLOGIA

Linha de pesquisa

ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento

Programa

Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI