SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas na ilha Maracapucu Palmar, Abaetetuba - Pará –Brasil

Imagem de Miniatura

Data

27-06-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

MAUÉS, Raimundo da Conceição da Silva. Sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas na ilha Maracapucu Palmar, Abaetetuba - Pará –Brasil. Orientadora: Solana Meneghel Boschilia. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12292. Acesso em: .

DOI

O presente trabalho teve por objetivo identificar os sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas em três igarapés, nas ilhas do município de Abaetetuba-Pará-Brasil, com a finalidade de relacioná-los aos modelos de manejo indicados na literatura científica e sugerir à comunidade local tomadas de medidas que potencializem suas práticas para tal manejo. A região possui uma topografia bastante diversa quanto à presença de ilhas, rios, igarapés, furos, baías, praias e costas que constituem a zona ribeirinha ou a região das ilhas de Abaetetuba. Nesta região o manejo da floresta para a extração do açaí é feito por ribeirinhos que historicamente vivem do extrativismo da floresta. Nos últimos anos, com a valorização comercial do açaí e o consequente aumento do número de produtores e extratores de açaí que manejam açaizais na região, as matas de várzeas vêm sofrendo esta pressão antrópica e que requerem especial atenção. Neste contexto, um conjunto de planejamentos e técnicas de colheita do açaí, adaptadas às condições da floresta e aos objetivos sociais e econômicos são de extrema importância e necessidade, garantindo um manejo mais sustentável. Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas entrevistas com produtores de açaí da região de estudo reunindo informações que elucidaram o entendimento sobre suas relações com a floresta e suas práticas produtivas. Foram realizadas anotações sobre as características das áreas manejadas, aquisição de registros fotográficos e de localização com auxílio do GPS para a confecção de mapas. As incursões foram realizadas entre novembro de 2017 a dezembro de 2018. As práticas de manejo observadas possuem paralelo com as indicadas na literatura especializada, contudo, outras tantas, exercidas pelos ribeirinhos, merecem atenção e orientação, sob pena de causarem grande prejuízo econômico e ambiental àquela comunidade. Além da falta de orientação técnica, a comunidade é carente de informações sobre apoio financeiro para a produção do açaí fruto. Na busca de promover uma melhora das técnicas, conhecimentos e acesso às informações de financiamento e logística, foi elaborado um Manual Ecológico Para Manejo de Açaizal de Várzea com informações que auxiliarão os agricultores em suas práticas de manejo florestal a que venham beneficiar, não só a comunidade local que depende diretamente da floresta, como também prover conscientização sobre a sustentabilidade desse meio.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Linha de pesquisa

AMBIENTE E SOCIEDADE

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Geociências

Programa

Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI