Estudos sobre a avaliação da afasia expressiva: material e procedimentos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2013-08-07

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

NELSON, Tony. Estudos sobre a avaliação da afasia expressiva: material e procedimentos. Orientador: Olavo de Faria Galvão. 2013. 157f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

Este trabalho trata do aperfeiçoamento e desenvolvimento de material e procedimentos de avaliação de adultos com afasia expressiva. Apresenta-se estudo na linguagem receptiva e na linguagem expressiva, sendo cada uma destas subdividida em uma fase de preparação, com a participação de adultos aparentemente saudáveis, e uma fase de aplicação, com a participação de adultos com afasia expressiva. No estudo de linguagem receptiva, examina-se a versão reduzida do Token Test. Na fase de preparação, verificou-se o desempenho de 150 adultos provenientes de duas cidades (Belém e São Luís). A escolaridade foi um fator significativo nos escores, sendo que se observou uma grande heterogeneidade no grupo de baixa escolaridade (1 a 4 anos), possivelmente em decorrência do nível de alfabetização. Na fase de aplicação, examinou-se o desempenho de seis pacientes com afasia expressiva que, em geral, apresentaram escores relativamente baixos, embora com indivíduos apresentando desempenhos melhores. Considera-se que os percentis de escores do grupo controle podem ser usados como uma norma provisória para avaliar o desempenho de afásicos. No estudo de linguagem expressiva, desenvolveu-se material e procedimento de avaliação da afasia considerando dois contextos de uso da linguagem. Na fase de preparação, solicitou-se que vinte participantes nomeassem setenta fotos para observar a concordância em relação aos nomes atribuídos. Como resultado desta verificação, foram selecionadas fotos com 90 a 100% de concordância, considerando a estrutura das palavras emitidas (p. ex., alternância entre vogais e consoantes), sendo sorteadas entre duas condições a serem usadas na fase seguinte: tato (tarefa de nomeação por confronto visual) e mando (tarefa envolvendo solicitação). NaII fase de aplicação, participaram dois adultos com afasia expressiva. Quando se consideram as autocorreções dos afásicos, observa-se alguma diferença entre os dois contextos verbais, mas com resultados opostos para os dois afásicos. Conclui-se que o procedimento usado no contexto de solicitação é viável em situação de avaliação e que deveria ser mais investigado. Recomenda-se a ampliação das classes verbais (tato e mando) e aplicação em diferentes ocasiões ao longo do tempo, para verificar se há diferenças consistentes ou não.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

NELSON, Tony. Estudos sobre a avaliação da afasia expressiva: material e procedimentos. Orientador: Olavo de Faria Galvão. 2013. 157f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: . Acesso em:.