SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A auto-colonização infantil como pontecialidade para a formação humana

Imagem de Miniatura

Data

01-04-2019

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Nova Revista Amazônica

Citar como

BOEMER, Júlia; CONDE, Soraya Franzoni. A auto-colonização infantil como pontecialidade para a formação humana. Nova Revista Amazônica, Bragança, v. 7, n. 1, p. 113-129, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6979. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12544. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6979
Este artigo aborda as potencialidades de auto-organização no processo formativo das crianças estudantes da Escola Itinerante Caminhos do Saber, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST. A escola localiza-se no acampamento Maila Sabrina, no estado do Paraná, e fundamentase nos princípios teóricos e práticos da Pedagogia Soviética. Realizamos estudos bibliográficos e de documentos da escola; entrevistas semiestruturadas com crianças, estudantes, professoras e coordenação pedagógica; participação nos Núcleos Setoriais, em reuniões e observações diretas em sala de aula. Concluímos que as crianças e os demais estudantes pesquisados ainda não se autoorganizam, mas aprendem e desenvolvem habilidades, comportamentos, valores e hábitos de organização fundamentados em princípios socialistas.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country