Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Dec-2015 |
metadata.dc.creator: | CORNELSEN, Élcio Loureiro |
Title: | Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia |
metadata.dc.description.sponsorship: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citation: | CORNELSEN, Elcio Loureiro. Identidade e alteridade no cinema dos bálcãs em torno da guerra na Ex-Iugoslávia. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 16-28, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2670. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12920. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Partindo do pressuposto de que toda guerra civil provoca redefinições de caráter identitário entre os grupos beligerantes frente à violência, teceremos considerações sobre a representação fílmica da Guerra na Ex-Iugoslávia, elegendo para isso os filmes Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojević, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanović, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004). Enquanto os dois primeiros filmes propõem uma imagem irreconciliável marcada pelo ódio, o último apresenta uma imagem poética de reconciliação através do amor. |
metadata.dc.description.resume: | En supposant que toutes les guerres civiles provoquent une redéfinition de l'identité entre les groupes belligérants face à la violence, nous présentons des considérations sur la représentation cinématographique à partir de l'analyse des films Joli village, jolie flamme (Srdan Dragojević, 1996), No Man’s Land (Danis Tanović, 2001) et La Vie est un miracle (Emir Kusturica, 2004). Alors que les deux premiers films proposent une image marquée par la haine irréconciliable, celle-ci dispose d'une image poétique de la réconciliation par l'amour. |
Keywords: | Cinema dos Bálcãs Guerra na Ex-Iugoslávia Identidade Cinéma des Balkans La guerre en ex-Yougoslavie Identité |
Series/Report no.: | Margens |
ISSN: | 1982-5374 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2670 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.18542/rmi.v9i13.2670 |
Appears in Collections: | Artigos - Margens/UFPA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_IdentidadeAlteridadeCinema.pdf | 400,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License