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Temas socioambientais na formação de professores de ciências naturais: a carta da terra como referência para reflexão e ação

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20-04-2016

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FERREIRA, Darlene Teixeira. Temas socioambientais na formação de professores de ciências naturais: a carta da terra como referência para reflexão e ação. Orientadora: Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas. 2016. 177 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13363. Acesso em:.

DOI

Com a configuração do cenário socioambiental atual, a educação tem sido apontada em vários documentos oficiais como um dos caminhos para a elaboração de estratégias que possam contribuir com a construção de sociedades que sejam sustentáveis. Nesse sentido, a Carta da Terra pode ser adotada como instrumento norteador de ações formativas e educativas que proporcionem reflexões e ações pautadas nos princípios da sustentabilidade. Motivada pelas minhas vivências pessoal e profissional, optei por realizar uma pesquisa-ação com estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, do Campus Universitário do Marajó- Breves, da Universidade Federal do Pará, adotando como ponto de partida a seguinte questão: em que termos, o contato com a Carta da Terra, durante a formação inicial, proporciona reflexões sobre temas socioambientais e estimula ações pedagógicas vinculadas à introdução desses temas na prática docente do licenciando em Estágio Supervisionado de Regência? Os objetivos desta pesquisa- ação foram promover aquisição, ampliação e aprofundamento acerca de temas socioambientais utilizando a Carta da Terra como instrumento para reflexão e ação entre licenciandos do Curso de Ciências Naturais; identificar como e em quais contextos temas socioambientais foram inseridos na trajetória acadêmica (Educação básica e no percurso já transcorrido da licenciatura) de licenciandos em Ciências Naturais, enfatizando a abordagem de tais temas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais; verificar indicativos da aquisição, ampliação e aprofundamento da compreensão sobre os temas socioambientais centrais dos princípios e valores apresentados na Carta da Terra, a partir de uma intervenção destacando as contribuições da mesma para a incorporação desses temas na prática docente dos licenciandos, durante o Estágio de Regência e intenção futura de abordagem na atuação profissional desse licenciando. A pesquisa-ação foi pautada nos princípios do paradigma qualitativo e foi desenvolvida com 11 alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, do CUMB/UFPA. Os instrumentos de coleta foram: questionário, entrevistas, diário de campo, registros em áudio e vídeo dos encontros, produções individuais e coletivas. As análises dos resultados me permitiram elaborar e defender a tese de que a Carta da Terra, quando apresentada na formação inicial de professores de Ciências, em contexto metodológico de ensino ativo, contribui de forma efetiva para o contato, a ampliação e o aprofundamento de saberes socioambientais, favorecendo o reconhecimento da importância da articulação desses saberes com os conteúdos de Ciências, principalmente na ponderação da atual crise socioambiental.

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Área de concentração

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Linha de pesquisa

PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE

CNPq

CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO, EDUCAÇÃO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

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Fonte

1 CD-ROM

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