Temas transversais da química ambiental e história em quadrinhos como ferramentas pedagógicas para o ensino de ácidos e bases

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-09-28

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

CRUZ, Erivan Sousa.Temas transversais da química ambiental e história em quadrinhos como ferramentas pedagógicas para o ensino de ácidos e bases. Orientadora: Simone de Fátima Pinheiro Pereira; Coorientador: Edson José Paulino da Rocha. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13365. Acesso em: .

DOI

O ensino das ciências tem exigido estratégias metodológicas capazes de lidar com uma enorme gama de conteúdos. Com o objetivo de formar, em sala de aula, cidadãos críticos, cumpre-se apoiar modelos diversos de apresentação do conhecimento. A presente pesquisa teve como objetivo principal, melhorar o processo ensino- aprendizagem no ensino de Química utilizando como ferramenta educacional temas transversais da Química Ambiental e a Revista em Quadrinhos. O tema escolhido foi “Ácidos e Bases” e sua relação com fenômenos ambientais, a exemplo da Chuva Ácida. O software escolhido foi o Hagáquê, um criador de histórias em quadrinhos gratuito e o Paint Shop Pro, um editor de imagem. Foram utilizados questionários de sondagem durante aulas expositivas tradicionais, as respostas dos alunos foram tratadas com o programa Excel. A aplicação da metodologia que incluiu, como núcleo principal, as histórias em quadrinhos, foi realizada em duas etapas: a primeira utilizando uma aula tradicional e a segunda à aula utilizando o tema transversal Chuva Ácida e a revista em quadrinho. A pesquisa tornou possível averiguar a melhora no processo de ensino e aprendizagem avaliada através de questionários que demonstrou um aumento no número de acertos a perguntas objetivas antes e depois do emprego da metodologia alternativa em duas turmas de licenciatura em química (2016 e 2019) com uma média em torno de 30 %. A maioria dos alunos respondeu que possuem “grande interesse” pela disciplina química geral e a totalidade dos alunos concluiu que o uso dos temas ambientais e das histórias em quadrinho pode auxiliar no processo ensino- aprendizagem.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

CRUZ, Erivan Sousa.Temas transversais da química ambiental e história em quadrinhos como ferramentas pedagógicas para o ensino de ácidos e bases. Orientadora: Simone de Fátima Pinheiro Pereira; Coorientador: Edson José Paulino da Rocha. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13365. Acesso em: .