Formação docente para a inovação didática: tensões e possibilidades de uma experiência formativa

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2016-03-14

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Universidade Federal do Pará

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ABREU, Josyane Barros. Formação docente para a inovação didática: tensões e possibilidades de uma experiência formativa. Orientadora: Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas. 2016. 96 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13386. Acesso em:.

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Motivada por inquietações despertadas ainda em minha formação inicial, debruço- me a investigar que tensões e possibilidades emergem de uma experiência formativa que se propõe inovadora, no contexto de formação inicial de professores? Objetivo compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Para tal, aposto na proposta dos Três Momentos Pedagógicos por acreditar que ela integra o pensamento complexo na construção de conhecimentos científicos, contribuindo para uma postura crítica do aluno, podendo, então, inserir-se em uma concepção inovadora de educação. Para aproximação de respostas, optei pela pesquisa qualitativa, na configuração de uma pesquisa-ação, no contexto da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Como “modelo” de formação, o Curso tem características inovadoras, o qual busca integrar os conhecimentos específicos e pedagógicos dos conteúdos, valorizando o pensamento complexo e a re-ligação de saberes. As vivencias no referido tema contribuíram para a compreensão das tensões e das possibilidades relacionadas à inovação didática. As etapas iniciais da pesquisa instituíram um universo bastante conflitivo, para mim e para os sujeitos participantes. Do contexto, emergiram tensões relacionadas à dificuldade de problematizar um tema – chegando até configurar-se um problema a tal problematização –, resistências em abandonar as aulas tradicionais que tanto criticavam e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística, limitando-se a exercícios fechados de memorização e fixação.Tais dificuldades são heranças de uma colonização de mentes da formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, esses eventos configuram-se em uma autêntica problematização da experiência formativa, inclusive com potencial para superar e romper entraves tão enraizados em nós, professores. Assim, o “problema” mobilizado por complexas tensões e resistências, possibilitou um processo de descolonização, no qual a (re) construção de significados relacionados ao “saber fazer” e “saber ser” professor dos sujeitos em formação foram se construindo.

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ABREU, Josyane Barros. Formação docente para a inovação didática: tensões e possibilidades de uma experiência formativa. Orientadora: Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas. 2016. 96 f. (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13386. Acesso em:.