SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Ecologia populacional de Ocypode quadrata (Brachyura: Ocypodidae) em uma praia arenosa exposta de macromaré da costa amazônica do Brasil

Imagem de Miniatura

Data

01-03-2017

Afiliação

Orientador(es)

PETRACCO, Marcelo LattesORCID

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citar como

SOUZA, Diego Garcia Cordeira. Ecologia populacional de Ocypode quadrata (Brachyura: Ocypodidae) em uma praia arenosa exposta de macromaré da costa amazônica do Brasil. Orientador(a): Marcelo Petracco. 2017. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13524. Acesso em:.

DOI

Este trabalho propõe-se a analisar aspectos da ecologia populacional da espécie Ocypode quadrata (Brachyura: Ocypodidae) em uma praia arenosa exposta, dissipativa e de macromaré situada no nordeste do estado do Pará, Brasil, no período de um ano. A população foi amostrada por métodos indiretos (contagem e mensuração de tocas) e diretos (escavação das tocas e análise dos indivíduos). Analisou-se a variação na abundância das tocas ao longo do tempo e em função de variáveis ambientais relevantes em ambientes de praia e na região (propriedades do sedimento, precipitação, temperatura do ar e água do mar e salinidade). Descreveu-se a zonação a partir da distribuição das tocas em relação à distância da linha de maré alta. O diâmetro das tocas foi aplicado na estimativa de parâmetros de crescimento individual da população. Estimou-se a taxa de ocupação das tocas, razão sexual e relação entre diâmetro da toca e medidas dos indivíduos (largura, comprimento e largura da carapaça). Houve diferença na abundância entre as duas estações amazônicas, sendo maior na estação chuvosa (0,78 ± 0,24 tocas.m-1) que na de estiagem (0,37 ± 0,13 tocas.m-1). Houve influência apenas de precipitação e tamanho do grão do sedimento arenoso. A população praticamente restringiu-se ao supralitoral da praia. Os parâmetros de crescimento individual estimados (L∞=53,36 mm, K=0,76 yr-1, t0=0,014 yr, Φ=3,34) descrevem uma curva com bom ajuste à progressão temporal das coortes. A ocupação das tocas variou entre 12,5% a 28,7%. A razão sexual manteve equilíbrio na estação chuvosa, com mudança para predominância de machos na estiagem. O diâmetro das tocas relacionou-se sobretudo com a largura da carapaça. Essas são informações iniciais sobre o comportamento de Ocypode quadrata em ambientes amazônicos de macromaré. Quando comparadas com dados de outras regiões, fornecem insights sobre tendências latitudinais de parâmetros populacionais.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA
EMBRAPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI