Música e Síndrome de Down: uma compreensão sobre a aprendizagem no ensino de violino em grupo

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2018-06-29

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Universidade Federal do Pará

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SOUZA, Elissuam do Nascimento Barros de. Música e Síndrome de Down: uma compreensão sobre a aprendizagem no ensino de violino em grupo. Orientador: Áureo Déo de Freitas Júnior. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13577. Acesso em:.

DOI

O presente estudo trata-se de uma compreensão sobre o processo de ensino e aprendizagem de música de crianças com Síndrome de Down, visando entender as expectativas, necessidades e particularidades de aprendizagem destes. O objetivo central desta pesquisa é compreender como ocorre a aprendizagem musical de crianças com Síndrome de Down em uma turma com crianças neurotípicas (sem transtornos do desenvolvimento que envolva distúrbios significativos no funcionamento psíquico) através do ensino de violino em grupo desenvolvido pelo Programa Cordas da Amazônia – PCA do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará – PPGARTES. Para isto, foi realizado um estudo de caso, com a coleta de dados realizada por meio de observação participante, na qual foram coletadas anotações em um caderno de campo e também por meio de registros fotográficos e audiovisuais. Para avaliar a aprendizagem dos estudantes de violino, usou-se Escala de Avaliação do Aprendizado Musical do Violino. No que concerne aos resultados da pesquisa dos participantes B e C com SD, pode-se dizer que eles alcançaram excelentes níveis de aprendizagens nas aulas de violino. Demonstraram entendimento dos comandos ministrados, respondiam às perguntas realizadas pelos professores, observavam os professores e os imitavam na execução das atividades, algumas vezes observavam os colegas e copiavam os gestos realizados por estes. Os resultados, assinalam ainda, que a técnica do pizzicato denominada pelos professores do projeto como “bico de pato” foi muito bem assimilada pela grande maioria dos alunos. Observou-se que os participantes SD memorizaram bem as canções que determinavam o início e o fim das atividades com a retenção de prazos curtos e longos de aprendizagem e assimilação das funções de cada melodia (música de entrada/música levantar o braço/e música de despedida). Quanto aos termos da aprendizagem técnica no instrumento, apresentaram eficácia nas atividades de acolhimento, coordenação motora grossa nas danças de aquecimento e relaxação. Uma estratégia de ensino muito válida utilizada pelo projeto, e que merece ser destacada, foi a utilização de recursos visuais (figura 9) para facilitar a aprendizagem de toda a turma. Percebe-se que o ensino coletivo de violino praticado pelo projeto promove a integração e socialização das crianças, além de facilitar a aprendizagens de todos, principalmente das crianças SD. Refletindo sobre estas questões, buscou-se evidenciar as especificidades dos portadores da SD contribuindo com informações para a área da educação musical garantindo o direito do aluno em situação de inclusão de receber ensino de qualidade. Consideramos que ainda há muito a se contribuir para a formação de professores, estratégias, metodologias e práticas pedagógicas para as pessoas com Síndrome de Down.

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SOUZA, Elissuam do Nascimento Barros de. Música e Síndrome de Down: uma compreensão sobre a aprendizagem no ensino de violino em grupo. Orientador: Áureo Déo de Freitas Júnior. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13577. Acesso em:.