Aplicação da metodologia seis sigma como fator estratégico para aumento da eficiência operacional: estudo de caso de uma empresa no setor portuário

Imagem de Miniatura

Data

14-02-2020

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SILVA, Herberth Bruno Nunes e. Aplicação da metodologia seis sigma como fator estratégico para aumento da eficiência operacional: estudo de caso de uma empresa no setor portuário. Orientador: Edilson Marques Magalhães. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13696 . Acesso em:.

DOI

Este trabalho tem como proposta a aplicação da metodologia Seis Sigma alinhada ao objetivo estratégico de uma empresa do setor portuário de aumentar sua capacidade de embarque, por meio da otimização de processo operacionais, reduzindo perdas e melhorando a eficiência. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual foi realizado o estudo de caso com a implementação da metodologia nos processos operacionais da unidade de uma empresa do setor portuário localizada em São Luís – MA. Para execução deste trabalho, foram empregadas ferramentas e conceitos do Seis Sigma, tendo como destaque o DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar), um dos mais difundidos métodos dentro do Seis Sigma, que utiliza de suas várias fases para organizar o raciocínio no desenvolvimento dos projetos e o uso de outras ferramentas da qualidade e estatística. Percorrendo as cinco fases deste método buscouse mapear os principais impactos operacionais na eficiência operacional da unidade, foi realizado a priorização de quatro desses impactos como alvo no desenvolvimento de projetos Seis Sigma, aplicado ferramentas de qualidade e estatísticas para análise das causas e soluções e ao final, feito a implementação das ações de melhoria. Após a implementação desse trabalho foram reduzidas as perdas operacionais em 0,42 horas por navio, significando um ganho potencial de 375 horas por ano, contribuindo assim para obter uma maior eficiência operacional do porto e alcance de objetivos estratégicos da empresa.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br