SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Financiamento Coletivo Audiovisual Universitário : Uma reflexão a partir da realização do longa-metragem A Besta Pop

Imagem de Miniatura

Data

29-09-2021

Orientador(es)

STOCO, Sávio Luís Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

FERNANDES, Suelen Cristina Nino. Financiamento Coletivo Audiovisual Universitário : Uma reflexão a partir da realização do longa-metragem A Besta Pop. Orientador: Sávio Luis Stoco. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13748. Acesso em:.

DOI

A dissertação analisa o uso do financiamento coletivo pelos universitários de cinema, audiovisual e áreas afins enquanto alternativa criativa de viabilização dos projetos, propondo uma reflexão a partir da experiência pessoal de realização do longa-metragem A Besta Pop (2018). Em um primeiro momento, apresento o processo de construção do filme desde a origem até suas diversas exibições, traçando um paralelo entre o modelo de produção do mercado e as adaptações realizadas no ambiente universitário do longa, utilizando como referencial teórico Aída Marques (2007), Chris Rodrigues (2007) e Jose Quesada (1996). Em seguida, traço um panorama das características do financiamento coletivo, enquanto braço financeiro das práticas de construções coletivas que acontecem no ambiente virtual, conhecido como crowdsourcing, valendo-me do escopo teórico de Vanessa Valiati (2012; 2013) e Scott Steinberg e Russel DeMaria (2012), dentre outros. Para tanto, analiso os mecanismos presentes na plataforma Catarse, apresentando o levantamento de dados dos projetos hospedados na plataforma que se identificaram como universitários, entre os anos de 2016 a 2018, com vistas a entender o perfil dos projetos e dos proponentes. Neste sentido, procuro compreender o movimento do financiamento coletivo no contexto da economia criativa, propondo uma leitura da criatividade na atuação do produtor audiovisual, embasando-me em John Howkins (2007), Richard Flórida (2012), Mariana Madeira (2014), entre outros, como referências para refletir sobre os desafios impostos por questões sociais, econômicas e políticas da atividade audiovisual.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ARTES

Linha de pesquisa

HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES, POÉTICAS E PROCESSOS DE ATUAÇÃO EM ARTES, TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Arte

Programa

Programa de Pós-Graduação em Artes

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI