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Saberes docentes de professoras alfabetizadoras expressos em contexto de formação continuada centrada na escola

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04-12-2018

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BARROS, Maricilda Nazaré Raposo de. Saberes docentes de professoras alfabetizadoras expressos em contexto de formação continuada centrada na escola. Orientadora: Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2018. 119 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13859. Acesso em:.

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Esta é uma pesquisa qualitativa, na abordagem narrativa, na qual investigo a formação continuada de professoras que trabalham nos anos escolares iniciais do Ensino Fundamental, com acompanhamento e sistemático no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Tenciono responder à questão de pesquisa: Em que termos, professores, em processo de formação continuada no exercício da docência, manifestam saberes científicos e pedagógicos de conteúdo, desenvolvem reflexão sobre a própria prática e mobilizam outros/novos saberes para a prática dos anos escolares iniciais? Foram sete professoras alfabetizadoras que colaboraram na pesquisa. Os instrumentos e materiais utilizados foram gravações em áudio e vídeo, fotos, textos, bilhetes e produções escritas realizadas durante os encontros e nos assessoramentos e entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e analisadas, de modo a responder a questão de investigação. As professoras passam por um processo de articulação entre as práticas sociais e conhecimentos mais elaborados do ponto de vista científico. Evidencio o fazer pedagógico dessas professoras em busca do ensino de Ciências vinculado ao cotidiano das crianças, na leitura desse cotidiano e na apresentação da linguagem científica que se incorpora à vida dos alunos. A experiência de ser bem acolhida e orientada no âmbito escolar, por meio da interação entre os pares, é expressa pelas colaboradoras como formadora. Evidenciam a valorização do planejamento de forma coletiva no âmbito escolar. A experiência formativa construída no grupo faz emergir temas, do contexto passando as professoras a buscar subsídios que socializam no grupo. Estas relações estabelecidas em processos formativos, fortalecem novas/outras práticas de formação nos espaços educativos formais, mobilizam saberes científicos e pedagógicos de conteúdo e possibilitam a constituição da profissão docente, com autonomia profissional de modo progressivo, e permitindo retroalimentação ao ciclo contínuo de formação docente, (re)construindo novos/outros saberes, passando a utilizar formas híbridas de lidar com os alunos, com os conteúdos e com os conflitos pessoais e desafios cotidianos. A pesquisa identifica o compromisso das professoras, apontando questões que precisam ser assumidas pelas redes de ensino nas diversas esferas de poder. São questões que precisam tratar de um leque considerável de demandas que vão desde a ampliação do tempo de estudo e preparação da prática docente, passando pela autonomia financeira/pedagógica das escolas e garantia da formação continuada centrada na escola a partir das experiências formativas locais do grupo docente.

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Área de concentração

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Linha de pesquisa

CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

CNPq

CNPQ::OUTROS::CIENCIAS, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

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1 CD-ROM

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