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O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda

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10-04-2018

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ESPÍRITO SANTO, Cláudia Fernandes Andrade do. O papel dos saberes não matemáticos na modelagem matemática: o estudo do cálculo do imposto de renda. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13871. Acesso em:.

DOI

Este trabalho trata do papel dos saberes não matemáticos para o uso de modelos matemáticos sobre problemas em contextos concretos. É usado o Modelo Praxeológico Estendido com base na Teoria Antropológica do Didático para análise do cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física. Resultados preliminares obtidos apontam a indispensabilidade dos saberes não matemáticos da situação para o uso pertinente dos modelos matemáticos em situação.

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Palavras-chave

Modelagem matemáticaTeoria antropológica do didáticoModelo praxeológico estendidoImposto de renda pessoa físicaMathematical modelingAnthropological theory of didacticsExtended praxeological modelIndividual income tax

Área de concentração

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Linha de pesquisa

DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

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Fonte

1 CD-ROM

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