SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A prática de ensino como uma trajetória de formação docente do professor de matemática

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

04-04-2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

MESQUITA, Flávio Nazareno Araújo. A prática de ensino como uma trajetória de formação docente do professor de matemática. Orientador: Prof. Dr. Renato Borges Guerra. 2017. 168 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13940. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa trata de problematizar a prática de ensino com um dado objeto da matemática escolar a partir da compreensão dessa prática como fases do processo de transposição didática interna desse objeto realizada pelo professor. Assim, há o questionamento se esse processo leva a construção de uma trajetória de formação docente relativo a um dado objeto matemático escolar. Uma resposta afirmativa é construída a partir de um percurso de estudos e investigação sob o suporte teórico da teoria antropológica de didático, considerando o ensino de resoluções de equações do segundo grau. A construção dessa trajetória é a metodologia da pesquisa que se corporifica em um percurso de estudo e investigação pessoal do professor que busca no enfrentamento de seu problema de formação construir ou acessar a infraestrutura matemática escolar necessária que dê respostas aos seus questionamentos. Essa infraestrutura se dá pela compreensão de um modelo espistemológico de referência pelo professor que se traduz em seu modelo epistemológico pessoal de referência para o estudo da resolução de equações do segundo grau corporificado em sistemas de tarefas que articula vários objetos da matemática escolar. A construção da trajetória se deu pela formação de sistemas didáticos solitários e auxiliares que compõem o processo de transposição didática interna realizado pelo professor.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Linha de pesquisa

PERCEPÇÃO MATEMÁTICA, PROCESSOS E RACIOCÍNIOS,SABERES E VALORES

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Educação Matemática e Científica

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI