Estilos de pensamento sobre biodiversidade em pesquisas de educação ambiental Publicadas no EPEA

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2013-03-21

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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SILVA, Emlly Hanna Souza da. Estilos de pensamento sobre biodiversidade em pesquisas de educação ambiental Publicadas no EPEA. Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13955. Acesso em:.

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O objetivo desta investigação foi analisar as contribuições epistemológicas de Fleck e da teoria das Representações Sociais no contexto da Educação Patrimonial Ambiental publicadas no EPEA acerca de biodiversidade. A pesquisa foi norteada pela seguinte questão: Que estilos de pensamento sobre biodiversidade circulam nos artigos do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental- EPEA e como se vinculam à Educação Patrimonial Ambiental? O objeto da investigação é a temática biodiversidade; o lócus da pesquisa são 11 artigos aprovados nos seis Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental- EPEA realizados nos anos de 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011. A análise dos dados seguem algumas estratégias da análise de Conteúdo proposta por Bardin que envolvem a organização da análise, a codificação, a categorização e a inferência. De acordo com a epistemologia de Fleck os resultados viabilizaram a identificação de onze estilos de pensamento circulados em vinte e oito artigos sobre biodiversidade publicados no EPEA, quais sejam: Patrimonial Ambiental; Utilitarista; Sistêmico; Naturalista/ecológico/biológico; Humanista; Ambiental Critica; Cultural; Conservacionista; Cientifico; Resolutivo; Sustentável. De um coletivo de 28 pesquisadores que apresentaram trabalhos sobre biodiversidade no EPEA a abordagem da Educação Patrimonial Ambiental foi identificada como um dos estilos de pensamento sobre o tema biodiversidade. As formações continuadas dos autores que tiveram seus artigos aprovados no EPEA estão em nível de especialização, mestrado e doutorado. Os resultados da pesquisa indicam que alguns estilos circulam nos coletivos de pensamentos esotérico e exotérico. As representações identificadas destacam-se por ideias tradicionais convencionadas por ecologistas de cunho naturalista, utilitarista e resolutivo de biodiversidade. Nesse sentido, destaco a necessidade de ampliar as discussões das pesquisas sobre biodiversidade para um contexto que envolva questões econômicas sociais e políticas. Já os estilos mais críticos apareceram em menor número e os estilos intermediários, ou seja, não são tradicionais e nem críticos também tiveram poucas ocorrências. Nesse contexto faz-se necessário que os estilos de pensamento sobre biodiversidade dos autores do EPEA rompam com as ideias tradicionais já consagradas e evoluam para estilos mais críticos.

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SILVA, Emlly Hanna Souza da. Estilos de pensamento sobre biodiversidade em pesquisas de educação ambiental Publicadas no EPEA. Orientadora: Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13955. Acesso em:.