Relatório de estágio: a formação do professor de língua portuguesa no modo de narrar a aula

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2020-02-12

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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MORAES, Dione Márcia Alves de. Relatório de estágio: a formação do professor de língua portuguesa no modo de narrar a aula.Orientador: Thomas Massao Fairchild. 2020. 188 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14001. Acesso em:.

DOI

Desenvolvemos uma pesquisa sobre a escrita de relatórios de estágio produzidos na Universidade Federal do Pará (UFPA), campi Marajó-Breves, Belém e Castanhal e a relação do processo de escrita com a produção de conhecimento, problematizando especificamente a forma como se narra a aula. Nos relatórios, o estagiário constrói imagens sobre os acontecimentos da aula por meio da escrita. Nesse estudo, uma das hipóteses que discutimos é que a forma de narrar produza um discurso polifônico (discursos que estruturam o campo do ensino) que indicia pontos de vista aos quais necessariamente se vinculam formas de conhecimento sobre o papel dos sujeitos participantes do estágio, a escola e o ensino. Esses conhecimentos se manifestam pela seleção ou ocultamento de um termo, de uma expressão, pela organização de um enunciado etc. Ao considerarmos que o relatório é um texto predominantemente narrativo, propomos analisá-lo tanto no plano da narração, em que o locutor constrói imagens dessas interações por meio da escrita, quanto no plano da narrativa, em que as interações vivenciadas em sala surgem como objeto do relato. Em ambos, a “ação” é um elemento de destaque. Construímos as noções de plano da narração e plano da narrativa a partir de Todorov (2008); a concepção de discurso polifônico, a partir de Bakhtin (2008), Ducrot (1987) e Authier-Revuz (2004). A concepção de “ação” é construída a partir de Bakhtin/Volochínov (2010) e Geraldi (2013). Enfim, abordamos a maneira como as ações do plano da narrativa são materializadas linguisticamente e sua relação com o estatuto empírico dessas ações embasando-nos em Castilho (1968), Travaglia (2016), Ducrot (1987) e Austin (1990). Nosso objetivo geral consiste em compreender como o relatório, enquanto texto essencialmente narrativo, apresenta indícios do processo de formação do professor e como se caracterizam os conhecimentos incorporados pelo estagiário nesse processo formativo. Para alcançarmos esse objetivo, organizamos em dois momentos as análises das seções de regência de três relatórios. No primeiro momento, a partir do plano da narrativa, discutimos as ações atribuídas aos alunos e aos professores/estagiários, e o relato sobre o conteúdo trabalhado e/ou a metodologia empregada em sala. No segundo momento, a partir do plano da narração, discutimos as formas como os estagiários expõem as ações do plano da narrativa ao produzir o texto em que elas são relatadas. Com o estudo, respondemos a duas questões que levantamos. A primeira, Quando podemos dizer que um relatório nos dá indícios de um processo de produção de conhecimento? Evidenciamos que, ainda que o relatório seja repleto de generalizações e ocultamentos, ele produz conhecimento sobre as concepções de ensino que norteiam o estagiário. A segunda questão, o que pode ser considerado um “bom” relatório?, também foi respondida. Concluímos que um “bom” relatório precisa cumprir pelo menos dois quesitos: uma escrita detalhada e reflexiva; uma escrita que abale os conhecimentos pré-concebidos. O primeiro quesito, escrita detalhada e reflexiva, é importante para que o estagiário possa revisitar seu texto e exceder seus posicionamentos iniciais, refletindo sobre os seus dados a partir das concepções apreendidas durante o curso de graduação. O segundo quesito, uma escrita que abale os conhecimentos pré-concebidos, diz respeito ao fato de que o relatório precisa ser compreendido como uma prática em que o estagiário abale as concepções pré-concebidas, muitas vezes, “arcaicas e autoritárias”, que tem sobre os sujeitos que participam da aula, sobre a escola e o ensino.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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MORAES, Dione Márcia Alves de. Relatório de estágio: a formação do professor de língua portuguesa no modo de narrar a aula.Orientador: Thomas Massao Fairchild. 2020. 188 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14001. Acesso em:.