SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Implantação da ferramenta BI no sistema de inteligência de negócios para tomadas de decisões no processo produtivo da empresa Makauta em Manaus

Imagem de Miniatura

Data

22-02-2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

CAVALCANTE, Luiz Carlos Monteiro. Implantação da ferramenta BI no sistema de inteligência de negócios para tomadas de decisões no processo produtivo da empresa Makauta em Manaus.Orientador: Jandecy Cabral Leite. 2022. 60 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15134 . Acesso em:.

DOI

A evolução do processo produtivo, antigo ―chão-de-fábrica‖, tem sido significativa nas últimas décadas. Muitos projetos têm sido desenvolvidos para a implantação da ―indústria 4.0‖. Grandes investimentos têm sido realizados em infraestrutura, automação, treinamento e sistemas de informação, transformando este setor numa área estratégica em tempo hábil para as empresas. O ―chão-de-fábrica‖ gera hoje grande quantidade de dados que, por estarem dispersos ou desorganizados, não são utilizados em todo o seu potencial, como fonte de informação para tomada de decisões. Pensando nessa sub-utilização das informações fornecidas no processo produtivo, este trabalho propõe a implantação de um sistema de Business Intelligence por meio do uso da ferramenta Qlik Sense, aplicada especificamente ao tratamento dos dados do ―chão-de fábrica‖. O objetivo é desenvolver um sistema que utilize os dados resultantes do processo produtivo e os transforme em informações que auxiliem os gestores na tomada de decisões, em tempo hábil, neste processo, de forma a melhorar a competitividade da empresa.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENGENHARIA DE PROCESSOS

Linha de pesquisa

PROCESSOS INDUSTRIAIS

CNPq

CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Tecnologia

Programa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos

item.page.isbn

Fonte

1 CD ROM

item.page.dc.location.country