SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

A construção de conceitos no ensino de História: para além do “verbalismo vazio”

Imagem de Miniatura

Data

17-06-2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SOARES, Emerson Sousa. A construção de conceitos no ensino de História: para além do “verbalismo vazio”. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15504. Acesso em:.

DOI

Esta dissertação possui como um aspecto principal a problematização acerca do lidar com os conceitos por parte de professores e alunos da educação básica. Visa, também, compreender a relevância de estabelecer estratégias que permitam uma maior participação dos alunos na construção de conceitos relevantes para o Ensino de História, além de contribuir no desenvolvimento do discente enquanto um ser reflexivo. Nesta mesma esteira, propor caminhos viáveis aos docentes para o trabalho com os conceitos no fazer de sua profissão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, associado à observação participante. No que diz respeito às fontes, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários do tipo quali-quantitativos. Aquelas foram realizadas com dois profissionais de História que ministram aulas para a Educação Básica, da rede particular na capital do Estado do Pará. Já os questionários, além de aplicados aos dois professores com acréscimo de mais um, foram também direcionados aos discentes como respondentes e parte da pesquisa. Enquanto produto, optou-se por propor uma pesquisa que apresente novos caminhos aos professores-pesquisadores no Ensino de História, a partir da aprendizagem significativa, em que os alunos irão agir de forma decisiva na elaboração de um Dicionário de Conceitos, do tipo substantivo, em formato digital, presente em um site que estará em permanente construção.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Ensino de HistóriaConceitos históricosDicionárioAprendizagem significativaEnsino MédioHistory teachingHistorical conceptsDictionarySignificant learningHigh School

Área de concentração

ENSINO DE HISTÓRIA

Linha de pesquisa

SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Campus Universitário de Ananindeua

Programa

Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História

item.page.isbn

Fonte

Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

item.page.dc.location.country

Fonte URI