Governança pública: avaliação das práticas de governança em uma unidade hospitalar

Imagem de Miniatura

Data

25-02-2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

GOMES, Rosane Marques Rosado. Governança pública: avaliação das práticas em uma unidade hospitalar. Orientadora: Marina Yassuko Toma. 2022. 162 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15531. Acesso em: .

DOI

A literatura aponta que diante da dinâmica e complexidade no cenário global, agravadas pelo momento pandêmico que o mundo atravessa, a governança em saúde constitui-se uma prerrogativa necessária de prover as organizações de modelos de gestão transformadores. Essa pesquisa é um estudo de caso que tem como objetivo geral avaliar a aderência dos resultados/ação da governança em saúde na Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCMPA) pela mensuração das boas práticas de governança. Ela constitui-se de um procedimento metodológico de estudo de caso de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados, foi desenvolvida uma ferramenta de gestão (questionário google forms) aplicado e testado na organização no período de outubro/2021 a novembro/2021 para avaliar os mecanismos de liderança, estratégia e controle a partir da autoavaliação de 68 servidores. Para a elaboração do questionário, utilizou-se como referência a metodologia do guia de governança e gestão elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), aplicável às secretarias e aos conselhos de saúde, que foi devidamente adaptado para ser aplicado em unidades hospitalares. Para o Tratamento de dados, utilizou-se a análise estatística descritiva, e para a Categorização das Respostas - Limites numéricos dos estágios de capacidade -, uma adaptação do TCU Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado (Secex Administração). A pesquisa resultou em um nível de maturidade de governança aprimorado para os mecanismos de liderança e estratégia que alcançaram um estágio de 71,46% e 82,26%, respectivamente. O mecanismo de controle apontou um nível de maturidade intermediário de 67,90%, demonstrando fragilidades nas boas práticas de governança. Conclui se que apesar de a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) ter alcançado um índice de maturidade institucional aprimorado de 73,87%, a aderência de suas ações pelas boas práticas de governança necessita ser melhor trabalhadas. A pesquisa deixa como produto um modelo de governança para organizações hospitalares, acompanhado de um instrumento de avaliação capaz de promover a melhoria contínua nas práticas de governança, bem como recomendações para incentivar mudanças de comportamento na administração pública.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Governança públicaGestão públicaGovernança em saúdeGestão em saúdeGestão hospitalar

Área de concentração

GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO

Linha de pesquisa

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISCNPQ::OUTROS::ADMINISTRACAO HOSPITALAR

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

Instituto

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Programa

Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI