Ensino de História e história local: memórias e historicidades de Anajás na Escola Professora Prudência Borges de Menezes, Anajás-Pa

Imagem de Miniatura

Data

29-12-2021

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

PALHETA, Mônica Malcher. Ensino de História e história local: memórias e historicidades de Anajás na Escola Professora Prudência Borges de Menezes, Anajás-Pa. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15536. Acesso em:

DOI

A presente pesquisa almeja problematizar o ensino de história na escola Professora Prudência Borges de Menezes, situada na cidade de Anajás na ilha de Marajó/PA. Pretende aguçar viabilidades do uso da história local nas aulas de história como instrumento contributivo para o processo de construção do conhecimento histórico escolar. Tem-se como proposta evidenciar a relevância da disciplina História para a produção da consciência histórica a partir da escola, entendida como espaço privilegiado de ensino/aprendizagem e também de produção do conhecimento ao cultivar a compreensão da história local por narrativas e memórias de sujeitos comuns. Para tanto, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, a partir de fotografias, análises de documentos normativos e ainda entrevistas com diferentes sujeitos que compõem o espaço escolar. Os dados obtidos nos permitiram analisar as dinâmicas que envolvem a prática da disciplina história. O outro momento desta pesquisa, foi a aplicação de um projeto de oficina de história, intitulado “Cada cartilha uma história: uma proposta de acervo bibliográfico para a história local”, no qual por aulas-oficinas, os estudantes foram instrumentalizados a lidar com pesquisa histórica e fontes orais e, por meio de entrevistas, coletaram informações para a produção de Cartilhas com aspectos didáticos e historiográficas que contribuirão para a compreensão da história local.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

item.page.dc.location.country

Fonte URI