SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

O blog no ensino de estudos amazônicos: materiais didáticos em questão

Imagem de Miniatura

Data

30-09-2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

OLIVEIRA, Leonardo da Costa. O blog no ensino de estudos amazônicos: materiais didáticos em questão. Orientadora: Eliana Ramos Ferreira. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15542. Acesso em:.

DOI

Esta dissertação de mestrado tem como finalidade analisar quais são as formas de acesso de professores da EMEF João Paulo II aos materiais didáticos do componente curricular Estudos Amazônicos mediante a ausência de um livro didático que atenda as especificidades da disciplina escolar em questão. Também fez parte da inquietação do trabalho a peculiaridade da disciplina no seu desenho curricular, bem como a sua característica interdisciplinar. Verificou-se a pertinência dos materiais didáticos utilizados pelos professores nas aulas de Estudos Amazônicos, bem como as suas estratégias de produção dos mesmos. E como proposta de mediação para as inquietações que motivaram o presente trabalho, a pesquisa apresenta como produto didático o blog, aqui utilizado como um recurso pedagógico. Considerando a internet um espaço feito de circuitos informacionais navegáveis e um mundo virtual de comunicação que se expande indefinidamente, tanto docentes quanto discentes da Educação Básica, que sejam conectados à Rede Mundial de Computadores, podem ter uma oportunidade de acessar materiais didáticos referentes ao componente curricular Estudos Amazônicos. Para cumprir os objetivos propostos desta dissertação, optou-se pela perspectiva metodológica do estudo de caso em abordagem qualitativa que utiliza como instrumento de coleta de dados questionário fechado, entrevistas e análise documental.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENSINO DE HISTÓRIA

Linha de pesquisa

SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Campus Universitário de Ananindeua

Programa

Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História

item.page.isbn

Fonte

Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

item.page.dc.location.country

Fonte URI