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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17543
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Helbert Michel Pampolha de |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | TRINDADE JUNIOR, Saint-Clair Cordeiro da |
Título: | Dos grandes objetos aos objetos de grandeza cidadã: interiorização do ensino superior público e ordenamento cívico-territorial na Amazônia paraense |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | OLIVEIRA, Helbert Michel Pampolha de. Dos grandes objetos aos objetos de grandeza cidadã : interiorização do ensino superior público e ordenamento cívico-territorial na Amazônia paraense. Orientador: Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior. 2025. 435 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17543. Acesso em:. |
Resumo: | Considerando as tensões e intenções de ordenamento territorial em curso na Amazônia como objeto de estudo, esta tese sustenta que os processos de expansão e interiorização do ensino superior público contribuíram, não sem contradições, para uma expansão da “geografização da cidadania” no estado do Pará, oferecendo bases importantes que vislumbram o delineamento de um ordenamento cívico do território nesse espaço. Para tanto, a pesquisa objetivou analisar os contornos desse ordenamento como possibilidade à luz dos referidos processos da educação superior pública e do correlato atendimento das demandas dos povos da floresta por esse nível de formação na Amazônia paraense, apoiando-se nos pressupostos do pensamento dialético e, mediante uma abordagem qualiquantitativa, na utilização das técnicas de levantamento e revisão bibliográfica, levantamento e análise documental, análise de conteúdo, observação sistemática de campo e entrevistas semiestruturadas. A partir da seleção qualitativa de três instituições públicas de ensino superior – Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – e da análise da oferta de seus cursos regulares de graduação no espaço paraense, demonstra-se tanto a criação/reforço de centralidades urbanas de natureza socioterritorial, dada a presença e o papel desses fixos sociais em cidades da região, quanto o fortalecimento de solidariedades orgânicas e de horizontalidades espaciais, especialmente através da realização de determinados cursos superiores, como aqueles voltados às demandas dos povos da floresta para esse nível de formação. Por outro lado, mostra-se que tais instituições também respondem às investidas de interesses capitalistas na região com a oferta de graduações que instrumentalizam grandes atividades econômicas, responsáveis, em grande medida, pela histórica configuração de um ordenamento econômico-corporativo do território. Mesmo enquanto espaços de contenda, conclui-se que as instituições públicas de ensino superior podem ser reconhecidas como importantes fixos sociais que servem de suporte à “geografização da cidadania” e, portanto, podem ser entendidas como objetos de grandeza cidadã, cuja espacialização nos ajuda a entrever a construção de um ordenamento cívico-territorial como possibilidade na Amazônia paraense. |
Abstract: | Considering the ongoing tensions and intentions of territorial planning in the Amazon as an object of study, this thesis argues that the processes of expansion and internalization of public higher education have contributed, albeit not without contradictions, to an expansion of the a “geographization of citizenship” in the state of Pará, providing important foundations that envision the outline of a civic-territorial ordering in this space. To this end, the research aimed to analyze the contours of this ordering as a possibility in light of the aforementioned processes of public higher education and the corresponding response to the demands of forest peoples for this level of education in the Pará Amazon. The research was based on the assumptions of dialectical thought and, through a quali-quantitative approach, employed techniques such as literature review, documentary collection and analysis, content analysis, systematic field observation, and semi-structured interviews. Based on the qualitative selection of three public higher education institutions – Federal University of Pará, Federal University of Western Pará, and Federal University of Southern and Southeastern Pará – and the analysis of their regular undergraduate course offerings in the Pará space, it demonstrates both the creation/reinforcement of urban centralities of a socio-territorial nature, given the presence and role of these social fixtures in cities in the region, and the strengthening of organic solidarities and spatial horizontalities, especially through the provision of certain higher education programs, such as those aimed at addressing the demands of forest peoples for this level of education. On the other hand, it shows that these institutions also respond to the onslaught of capitalist interests in the region by offering degrees that instrumentalize major economic activities, which are largely responsible for the historical configuration of an economic-corporate territorial ordering. Even as spaces of contention, it can be concluded that public higher education institutions can be recognized as important social fixtures that support the “geographization of citizenship” and, therefore, they can be understood as objects of civic grandeur, whose spatialization helps envision the construction of a civic-territorial ordering as a possibility in the Pará Amazon. |
Palavras-chave: | Ordenamento cívico-territorial Interiorização do ensino superior Solidariedade orgânica Objetos de grandeza cidadã Amazônia paraense |
Área de Concentração: | DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL |
Linha de Pesquisa: | SOCIEDADE, URBANIZAÇÃO E ESTUDOS POPULACIONAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA AMBIENTAL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Doutorado) - PPGDSTU/NAEA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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