Vulnerabilidade natural do aquífero Barreiras no município de Colares (PA): subsídios para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos

Imagem de Miniatura

Data

18-09-2024

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso AbertoAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SILVA, Arnon Luiz Costa e. Vulnerabilidade natural do aquífero Barreiras no município de Colares (PA): subsídios para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos. Orientador: Raimundo Nonato do Espírito Santos dos Santos. 2025. 87 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Hídricos) - Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: . Acesso em:.

DOI

A vulnerabilidade de um aquífero está relacionada com a suscetibilidade do mesmo em ser atingido por uma carga contaminante, interagindo com os seus aspectos físicos, químicos e biológicos. É neste sentido de suscetibilidade à contaminação, que os aquíferos subterrâneos, associados a busca crescente por água de qualidade para atender as necessidades humanas, que se torna vital a importância da identificação das possíveis áreas de vulnerabilidade de aquíferos, seja para planejamento de uso e ocupação do solo, quanto para a busca por melhores condições de qualidade e disponibilidade de água subterrânea. Este estudo teve por objetivo avaliar a vulnerabilidade natural através do método Groundwater occurrence-GOD; Overall lithology of the unsaturated zone; and Depth of the water table) e a gestão dos recursos hídricos subterrâneos do Município de Colares – PA, para subsidiar tomadas de decisões públicas. Sendo assim, o trabalho foi realizado no município de Colares, que é uma ilha com cerca de 250 km². A sede deste Município localiza-se à margem da Baia do Marajó, distando 93,9 km da capital do Estado do Pará, com acesso pelas rodovias BR-316, PA-140 e PA-238. A metodologia contemplou a execução de três etapas: levantamento de dados primários, campo e laboratório, na primeira etapa foram obtidos dados e informações necessárias para o planejamento e execução das demais etapas, na etapa de campo foram desenvolvidas as atividades de rastreamento da localização dos poços; medição de nível estático dos poços usados para identificar o índice de vulnerabilidade através do método GOD; a localização geográfica com a utilização de Global Positioning System-GPS, de potenciais poluidores; o registro fotográfico dos poços; a análise físico-química da água dos poços. Enquanto na etapa laboratório, foi realizado a análise dos dados obtidos em campo, a elaboração dos mapas e a organização dos dados. Os resultados das análises dos parâmetros físico-químico revelaram que estão em conformidade com a Portaria GM/MS n.º 888/2021 que define a potabilidade da água e a Resolução CONAMA n.º 396/2008. Por fim, conclui-se que a elaboração do mapa de vulnerabilidade natural à contaminação do aquífero pode contribuir no diagnóstico da qualidade das águas subterrâneas e para auxiliar no manejo e conservação da água.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibgeociencias@ufpa.br