Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1819
Tipo: Dissertação
Data do documento: 1-Mar-2004
Autor(es): MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho
Primeiro(a) Orientador(a): CORDEIRO, Luiz Acácio Centeno
Título: A formação de professores de química na UFPA: a história de um curso de graduação e sua evolução curricular
Título(s) alternativo(s): The chemical teacher's formation course in UFPA: the story of an undergraduate curriculum and its evolution
Citar como: MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho. A formação de professores de química na UFPA: a história de um curso de graduação e sua evolução curricular. 2004. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2004. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumo: Este trabalho constitui-se num estudo sobre o curso de formação de professores de Química da UFPA, contando sua história a partir dos desenhos curriculares que o nortearam nos seus 30 anos de existência e inserindo tal história no contexto maior da construção da ciência moderna. O estudo prossegue analisando, à luz da literatura, o projeto político-pedagógico recém aprovado pelo Colegiado do Curso visando detectar possíveis avanços e conclui respondendo, a partir do quadro delineado pela história do Curso e pelo momento presente, à questão: em função das demandas impostas pela sociedade moderna, como deve ser formado, hoje, um professor de química? Foram usados como principais métodos de pesquisa, coleta de depoimentos mediante entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental e bibliográfica, com maior ênfase a esta última.
Abstract: This work is a study about the chemical teacher's formation course in UFPA, telling your story starting of your curricular designs in your 30 year of life and put this story in bigger context of building of the modern science. The study goes on analising, by specific literature, the politic pedagogical project recently approved in Colegiado of this course, with the objective of to detect possible advances and conclude, starting of the backgroud described by the history of the course and by present moment, answering the question: in according with the modern society demands, how to compose, today, a chemical teacher? The search methods used in this study was interviews, by semi-structured methods, and search in books and documents, with bigger emphasis in this last method.
Palavras-chave: Professores
Currículo
Universidade Federal do Pará
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_FormacaoProfessoresQuimica.pdf521,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons