O campo tem cor?: presença/ausência do negro no currículo da educação do campo no Pará

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2009-10-05

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Universidade Federal do Pará

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MAGALHÃES, Leila de Lima. O campo tem cor?: presença/ausência do negro no currículo da educação do campo no Pará Belém. Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2683. Acesso em:.

DOI

O tema principal desta dissertação é investigar sobre a presença/ ausência do negro no currículo da Educação do Campo no âmbito do Fórum Paraense de Educação do Campo, expressão do Movimento Paraense por uma Educação do campo. Como ponto de partida, a autora realizou um estudo exploratório nas ações do Fórum e, por meio de documentos e entrevistas, buscou identificar em que medida as relações étnico-raciais, a partir da Lei 10639/03, estão incluídas na proposta educativa e curricular do Fórum. Ao mesmo tempo, buscou um diálogo com a literatura que trata da Educação do Campo como área específica e com a literatura das Relações Étnico-raciais. Para isso, utilizou o referencial metodológico qualitativo como forma de análise e propõe estratégias para dinamizar as relações étnico-raciais na educação do campo no Pará.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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MAGALHÃES, Leila de Lima. O campo tem cor?: presença/ausência do negro no currículo da educação do campo no Pará Belém. Orientador: Salomão Antonio Mufarrej Hage. 2009. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2683. Acesso em:.