Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 27-ene-2012 |
Autor(es): | SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço |
Primer Orientador: | LIMA, Wladilene de Sousa |
Título : | Peça filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando |
Citación : | SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço. Peça-Filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando. Orientadora: Wladilene de Sousa Lima. 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7613. Acesso em:. |
Resumen: | O presente trabalho se propõe a fazer uma investigação acerca da influência do cinema nas montagens dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando, seja pela utilização de projeções, como ocorreu na Peça-Filme popPORN – sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos ou pela maneira como o corte cinematográfico se agregou à encenação da Peça-Filme Cartas para Ninguém. Esta dissertação também pretende demonstrar passo a passo os procedimentos de inserção de técnicas cinematográficas na Peça-Filme O misterioso desaparecimento de Deborah Rope (construída em concomitância com esta dissertação), discutindo a possibilidade de uma hibridização tal que vai além (embora também faça uso) da utilização de recursos audiovisuais, como off e projeções de vídeos e filmes, mas apoderando-se cenicamente de conceitos tipicamente cinematográficos como edição, montagem, closes, fades, cortes, planos, contra planos, sequências, enquadramentos, etc., a ponto de atingir um “efeito cinema”, característica indispensável na poética das peças-filme. Este trabalho pretende analisar a Peça-Filme o misterioso desaparecimento de Deborah Rope desde a construção dramatúrgica até a sua execução no palco, quando, à luz da Teoria Realista do Cinema de André Bazin, a peça-filme analisada pelo prisma da montagem e da plasticidade da imagem. |
Resumen : | This work intends to investigate the influence of the cinema on Saulo Sisnando's plays by using projections, as in the Play-Movie popPORN - sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos, or considering the way the film editing was added to the staging of Cartas para Ninguém Play-Movie. This work also aims at demonstrating step by step procedures for inserting film techniques into the play o misterioso desaparecimento de Deborah Rope (built along with this work), discussing the possibility of such a hybridization, which goes beyond the use of audiovisual resources (yet using it), but seizing typically film concepts as film editing, montage, close-ups, fades, cuts, plans against plans, sequences, frameworks, etc, in a way to achieve a "film effect". Besides, it also intends to analyze the Play-Movie O misterioso desaparecimento de Deborah Rope from the dramaturgical building up into the execution on stage, when, following a realistic theory of André Bazin, it will be analyzed through the film editing and plasticity of the image prism. |
Palabras clave : | Cinematografia Gravações de video -- Produção e direção Artes cênicas Teatro Arte contemporânea Peça-Filme Pará - Estado |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Arte |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PecaFilmeEfeito.pdf | 7,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons