SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Da pedagogia do acaso à pedagogia da práxis: representações sociais de docentes médicos em processo de ressignificação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

01-01-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

MORAIS, Kleber Augusto Fernandes de. Da pedagogia do acaso à pedagogia da práxis: representações sociais de docentes médicos em processo de ressignificação. 2016. 229 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI

Esta tese é resultante de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar como se constituem as Representações Sociais de professores do curso de medicina da Universidade Federal do Pará sobre a docência médica e as suas implicações para a formação médica. Para tanto, ‘lançamos mão’ de três campos teóricos a saber: Formação Docente, História da Medicina e Ensino Médico e Teoria das Representações Sociais. No primeiro campo, tivemos como base José Contreras, Bernardete Gatti, Maurice Tardiff e António Nóvoa. O segundo campo teórico foi baseado em Lambert, Lyons, Pereira Neto e Miranda sobre a história do ensino médico no mundo, no Brasil e no Pará. O terceiro campo teórico foi sustentado por Serge Moscovici e Denise Jodelet. É um estudo qualitativo, do tipo exploratório, que adotou como técnicas de produção de dados, um questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi baseada na técnica de análise de conteúdo categorial na perspectiva de Lauren Bardin e Maria Laura Franco. Os resultados preliminares da pesquisa orientados pelos objetivos específicos, presentes na tese, culminaram na construção de oito categorias, intituladas: influência da trajetória pessoal, influência da trajetória profissional, desafios na trajetória inicial, elementos para a docência na saúde, diferença entre o início da docência e a docência atual, desafios do docente em saúde na atualidade, influência da docência na prática assistencial e aspectos motivadores e desmotivadores da docência na área da saúde. Todas essas categorias se desdobraram em subcategorias a partir das imagens e sentidos identificados nas falas dos professores.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO, CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Educação

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI