Transposição didática: concepções de professores no contexto Gestar II

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29-07-2013

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SOUZA, Emanuel Nogueira de. Transposição didática: concepções de professores no contexto Gestar II . 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

DOI

No campo da Didática da Matemática a Transposição Didática(TD) institui-se elemento basilar para a apreensão do fazer do professor, enquanto organizador e construtor do saber ensinado, bem como das relações entre o que se ensina em sala de aula e suas contextualizações sociais. Se faz necessário para tanto,perceber sua ampliação dentro do quadro da Teoria Antropológica do Didático (TAD), que tem em Yves Chevallard seu teórico principal. Constituíram-se em condições sinequa non, para a realização desta pesquisa as compreensões acerca do que vem a ser TD. Nesse interim, o presente trabalho busca identificar as concepções acerca da TD de professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino de Araguaína – Tocantins, a partir de seu contato com o Programa GESTAR II de Matemática do Ministério da Educação, a fim de verificar/estabelecer relações entre essas concepções, as concepções que constam no material impresso do Programa e, conseguintemente, com teóricos que fundamentem a TD, principalmente Chevallard(2009). Para tanto, fazemos uso de estudos de caso como opção metodológica para a pesquisa. A partir do presente trabalho esperamos ter contribuído na compreensão do fazer docente dos professores de matemática, bem como da alentada necessidade existente no cenário educacional no que concerne à ampliação dos momentos de formação continuada, com vistas a fomentar o alargamento da compreensão de conceitos antes percebidos somente nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática. A partir dos resultados aqui encontrados, acalora-se uma perspectiva para novas discussões na busca de um ensino de matemática que potencialize cada vez mais o ensino desse componente curricular no cenário educacional brasileiro.

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País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

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